28 de abril é dia de celebrar a história e o progresso dessa linda cidade.
Por R$99,80/mês, você tem 500 Mega com Globoplay incluso + Pós 50 GB
Aproveite!
*Confira a disponibilidade
Lençóis Paulista nasceu oficialmente em 28 de abril de 1858, às margens do Rio Lençóis, um afluente do Rio Tietê. No início, a região era ocupada por indígenas guaranis, oti-xavantes e kaingang e a formação do povoado veio com os bugreiros e exploradores em busca de terras e riquezas.
Com o tempo, o “Bairro dos Lençóes”, como surgiu, virou freguesia, vila e, por fim, Lençóis Paulista, cidade conhecida hoje como a “Cidade do Livro”, por ter um acervo literário maior que a sua população.
A origem do nome da cidade vem do Rio Lençóis, mas não há consenso sobre a razão desse nome para o rio. Existem três possíveis explicações: o capim-favorito florido que geraria algo como um "lençol colorido"; as flores de gabiroba caídas sobre o solo, que causava a mesma impressão; ou, a mais aceita, as ondas do rio refletidas pelo sol, parecendo lençóis d'água.
Em 1945, a cidade foi rebatizada como Ubirama para evitar nomes repetidos no país. Mas a tradição falou mais alto e, em 1949, o nome "Lençóis” voltou e ganhou “Paulista” como complemento.
Área territorial: 809,541 km² (IBGE, 2023)
População estimada: 68.395 pessoas (IBGE, 2024)
PIB per capita: R$70.8 mil (IBGE, 2021)
Distância de São Paulo: aproximadamente 290 km
Assistir aos melhores streamings sem travar
Trabalhar e estudar remotamente
Jogar online sem lag
Velocidade e estabilidade de sinal
Planos a partir de 350 Mega com Globoplay incluso