Fibra Óptica

O que é, vantagens e tudo o que precisa saber

A fibra óptica é considerada a melhor tecnologia de navegação. Conheça mais! 📶

O que é a fibra óptica?

A fibra óptica ou fibra ótica é um meio muito rápido de transmissão de dados através de fios de vidro tão finos quanto o cabelo! Já imaginou? Pois é. Isso permite que tudo o que você acessa na internet faça uma viagem ultraveloz até você e te dê muito mais estabilidade, mesmo com interferências externas, como chuva e vento.

História

A fibra ótica foi inventada nos anos 50 pelo físico indiano Narinder Singh Kapany, em Londres. Aqui no Brasil, o primeiro cabo de fibra óptica foi puxado em 1977 pela Universidade de Campinas (Unicamp), por pesquisadores que haviam participado de estudos nos Estados Unidos.

Para que serve?

A fibra óptica é feita de filamentos de vidro e serve para fazer a transmissão dos dados de internet na velocidade da luz, por meio de ondas eletromagnéticas.

Vantagens

As principais vantagens da fibra óptica são: mais alcance e durabilidade, menor desperdício de sinal, múltiplos dispositivos conectados sem alteração na velocidade, além de não sofrer com interferências externas como chuvas ou ventanias.

Curiosidades

A fibra óptica se aproxima da espessura de um fio de cabelo e a sua durabilidade é cinco vezes maior do que a de cabos metálicos. As conexões via fibra são mais sustentáveis e seguras.

O recorde de velocidade de internet de fibra ótica é de uma brasileira!

A engenheira Lídia Galdino comandou a equipe que conseguiu atingir a conexão de 178,08 terabits por segundo, na University College London (UCL). Com essa velocidade, seria possível baixar mil filmes em alta definição em apenas um segundo.

Infraestrutura simples

Com dimensões mínimas, os cabos de fibra ótica são facilmente instalados, sem a necessidade de vários fios e cabos aparentes.

Assinar internet

E aí, quer ultravelocidade na internet com fibra? Então venha para a Claro!📱💻 🥰

Wi-Fi 6: saiba o que é e conheça as vantagens