Esportes Olímpicos

Saiba onde assistir os esportes que vão estar no programa oficial dos Jogos Olímpicos Paris-2024

Na Claro tv você acompanha aos melhores canais esportivos, para não perder nada do que acontece antes, durante e após cada edição dos Jogos Olímpicos. Vem pra torcida!

Acompanhe ao vivo seus esportes favoritos

Os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 acabaram. Mas na Claro tv você assiste, ao vivo, muita programação olímpica,  além dos bastidores do maior evento esportivo do planeta que em 2024 vem aí novamente.
 
Assista pelos canais SporTV, Bandsports e também no app Claro notícias e NOW.  

Nessa página, você vai conhecer todas as modalidades que estiveram em disputa na última edição, assim como um histórico do Brasil nos Jogos Olímpicos. Confira!


Várias opções para ver ao vivo

Atualmente existem diversas modalidades nos Jogos Olímpicos e você pode até sentir dificuldade em escolher o que assistir. Mas nem sempre foi assim... Até a décima terceira edição apenas corridas eram realizadas e outros esportes foram sendo incorporados gradativamente ao evento. Em Tóquio-2020, foram 46 modalidades.

Esportes inéditos

Os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 tiveram novidades com a disputa de cinco modalidades inéditas. A escolha foi feita por membros Comitê Olímpico Internacional (COI).

Foram elas: surfe, skate, escalada esportiva, karatê e beisebol/softbol.

Saiba mais sobre as novidades de Tóquio-2020

Conheça as modalidades aprovadas pelo COI que tiveram sua estreia na última edição olímpica..

Surfe

Tóquio-2020 foi primeira vez que o mundo viu as manobras do surfe nos Jogos Olímpicos. Como em Tóquio não existe uma costa litorânea apropriada para o esporte, o surfe aconteceu em Chiba, a 64km da capital. O surfista brasileiro Ítalo Ferreira entrou para a história ao vencer o ouro, se tornando o primeiro medalhista olímpico na modalidade. Ele venceu o japonês Kanoa Igarashi.

Skate

Assim como o surfe, Tóquio-2020 foi a estreia da prancha de quatro rodinhas em Jogos Olímpicos. A modalidade deu a primeira medalha ao Brasil nesta última edição do megaevento com a prata de Kelvin Hoefler, no street skate. Rayssa Leal, conhecida como "Fadinha", também venceu a prata na mesma categoria e se tornou a medalhista olímpica mais nova da história do Brasil.

Escalada esportiva

Essa foi a grande surpresa dos esportes que entraram para a lista da última edição. A escalada esportiva foi dividida em três fases: dificuldade, velocidade e boulder (sem as cordas de segurança).

O Brasil não conseguiu se classificar para a estreia da modalidade, então dessa vez fomos apenas espectadores.

Beisebol/Softbol

Esse é o único esporte que não é novidade na lista, já que até 2008 fazia parte do quadro dos Jogos Olímpicos. Mas não se confunda: embora sejam muito parecidos, o beisebol só é praticado por homens, enquanto o softbol apenas por mulheres. Além disso, existem diferenças nas regras da disputa. A seleção brasileira não se classificou para essa edição.

Karatê

Apesar de muito popular e bastante praticado, só em Tóquio-2020 o karatê estreou como esporte olímpico. Com um nome que significa “mãos vazias”, essa arte marcial foi disputada na última edição por homens e mulheres separadamente, em três categorias de peso e em dois formatos: o kata, uma simulação de luta em que o atleta executa movimentos de ataque e defesa, e o kumite, uma luta real entre dois competidores.

Brasil nos Jogos Olímpicos

Atletismo, vôlei, vela... Confira os esportes olímpicos em que o Brasil se destaca!

Participação brasileira

O Comitê Olímpico Brasileiro garantiu nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 o número de 303 atletas. Foram sete medalhas de ouro, seis de prata e oito de bronze, num total de 21.

Medalhas

O Brasil participou dos Jogos Olímpicos pela primeira vez em 1920 e a delegação ganhou três medalhas (1 ouro, 1 prata e 1 bronze). O recorde de subidas ao pódio aconteceu justamente nesta úitima edição, em Tóquio. Foram 21 contra 19 conquistas quatro anos antes no Rio de Janeiro.

Modalidades

Você sabe em quais modalidades o Brasil mais levou medalhas? A resposta é: Judô, com 22 medalhas (4 de ouro, 3 de prata e 15 de bronze). Na sequência, temos a Vela, com 18 (7 de ouro, 3 de prata e 8 de bronze), o Atletismo com 17 (5 de ouro, 3 de prata e 9 de bronze), a Natação com 13 (1 de ouro, 4 de prata e 8 de bronze), o Vôlei de praia com 13 (3 de ouro, 7 de prata e 3 de bronze) e o Vôlei com 11 (5 de ouro, 4 de prata e 2 de bronze).

Tri-medalhista

Mayra Aguiar entrou para a história em Tóquio ao ganhar o bronze no judô. Ela conquistou a terceira medalha consecutiva em Jogos Olímpicos, mesmo tendo sofrido uma grave lesão no joelho no fim de 2020. Mayra lutou contra a sul-coreana Yoon Hyunji na final da repescagem de até 78kg e venceu a luta no chão, o que não é frequente nas suas vitórias.

Maiores medalhistas olímpicos do Brasil

Esses são os atletas brasileiros que entraram para a história dos Jogos Olímpicos.

Robert Scheidt

Vela - 5 medalhas

Torben Grael

Vela - 5 medalhas

Serginho

Vôlei - 4 medalhas

Fofão

Vôlei - 3 medalhas