Política de Privacidade Claro

Política de Privacidade Claro
 
Atualizada pela última vez em: 04/09/2019
 
A Claro Brasil (“Claro”), além de te conectar para uma vida mais divertida e produtiva, tem o compromisso de respeitar e garantir a privacidade dos dados pessoais de sua titularidade (“Usuário” ou “Você”). Por isso apresentamos nossa política de privacidade (“Política de Privacidade”) que tem por objetivo fornecer informações claras e precisas acerca do tratamento de dados pessoais realizado pela Claro.
 
CASO VOCÊ NÃO CONCORDE COM QUAISQUER DISPOSIÇÕES DESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE, POR FAVOR NÃO UTILIZE NOSSO SITE, SERVIÇOS E NÃO REALIZE QUALQUER OPERAÇÃO POR MEIO DOS NOSSOS SISTEMAS.
 
1. COLETA DE DADOS PESSOAIS
A Claro pode coletar e armazenar as seguintes informações do Usuário:

1.1 Informações Cadastrais
Muitos de nossos serviços exigem que o Usuário tenha um cadastro único com uma conta de usuário, o que permite o acesso a todos os serviços fornecidos pela Claro. Ao se cadastrar, coletamos seu (i) nome, (ii) endereço de e-mail, (iii) endereço de entrega e cobrança, (iv) telefone de contato, (v) número do CPF, (vi) número do RG, (vii) data de nascimento, (viii) sexo.

1.2 Informações de Perfil de Consumo
Com a finalidade de aprimorar a experiência de utilização dos Usuários, promover a melhoria do desempenho da rede, expandir área de cobertura, personalizar ofertas de produtos e serviços, enviar alertas ou notificações, a Claro poderá coletar as seguintes informações do perfil de consumo de seus Usuários: (i) localização, (ii) recursos e equipamentos utilizados, (iii) navegação, (iv) ofertas contratadas ou pesquisadas, (v) informações fornecidas durante a utilização, (vi) frequência e duração das suas atividades.
 
1.3 Uso de Cookies
Cookies são identificações da interação com nosso site ou nossas publicidades, que são transferidas para o equipamento do Usuário (computador, tablet ou smartphone) visando reconhecer o Usuário na próxima navegação. O uso de cookies ajuda a fornecer um serviço mais personalizado e ágil, baseado em informações sobre as escolhas que você fez e que nos permitem analisar tendências e adaptar o site para nosso Usuário.
 
Os principais navegadores de internet possibilitam ao Usuário gerenciar a utilização dos cookies em sua máquina. Com essa funcionalidade ativada, é possível utilizar todos os recursos de navegação personalizada oferecidos pela Claro.  É possível desabilitar esta função em todos os navegadores de internet disponíveis no mercado. Caso o Usuário configure o navegador para recusar cookies, o site poderá não operar corretamente, ou ocasionar demasiada demora para carregar os conteúdos.

Sempre que a função de cookies estiver habilitada no dispositivo, a Claro poderá coletar informações básicas sobre a sua visita realizada, tais como: tags de pixels, caches de dados e outras tecnologias armazenadas temporariamente.

1.4 Sites e Aplicativos de Terceiros
Os serviços e produtos da Claro podem ser fornecidos por meio de diferentes aplicativos, sistemas operacionais ou plataformas, inclusive de terceiros. A CLARO NÃO É RESPONSÁVEL PELAS PRÁTICAS DE TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES DE WEBSITES E APLICATIVOS DE TERCEIROS, BEM COMO PELO ARMAZENAMENTO DAS INFORMAÇÕES EVENTUALMENTE COLETADAS, AINDA QUE REALIZADOS A PARTIR DA PÁGINA DA CLARO NA FORMA DE PUBLICIDADE, SISTEMAS OPERACIONAIS OU PLATAFORMAS. Recomendamos que você consulte as respectivas políticas de privacidade de tais websites e aplicativos para se informar adequadamente a respeito do uso de suas informações pessoais por outros websites ou outras ferramentas.
 
2. TRATAMENTO DOS DADOS PESSOAIS 
A Claro poderá realizar o tratamento dos dados pessoais coletados para as seguintes finalidades:
i. Identificação, autenticação e autorização;
ii. Atender adequadamente à solicitações e dúvidas;
iii. Manter a atualização dos dados para fins de contato por telefone, correio eletrônico, SMS, mala direta ou por outros meios de comunicação;
iv. Melhorar a experiência do Usuário durante navegação nos sites, aplicativos e serviços prestados pela Claro;
v. Para fins de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamentos do Usuário ao utilizar os sites, aplicativos e serviços prestados pela Claro;
vi. Divulgar serviços da Claro e de seus parceiros, além de informar sobre novidades, funcionalidades e demais informações relevantes para a manutenção do nosso relacionamento;
vii. Resguardar a Claro de direitos e obrigações relacionadas ao uso dos sites, aplicativos e serviços prestados; 
viii. Disponibilizar conteúdo relevante para os Usuários e enviar, por exemplo, informações sobre conta, consumo, pacote e promoções, dentre outras facilidades;
ix. Envio de comunicações na qual o Usuário concordou em receber.
A Claro é proprietária e responsável pela base de dados, podendo utilizar as informações dentro do limite e propósito do ramo de negócio da empresa. A Claro poderá ainda utilizar as informações do Usuário de forma anonimizada, visando aperfeiçoar e personalizar os serviços prestados aos Usuários.
 
3. COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS
A Claro poderá compartilhar suas informações pessoais com outras empresas do seu grupo econômico, com terceiros, parceiros de negócios da Claro, que sejam relevantes para fins de viabilizar a prestação dos serviços aos Usuários.

O compartilhamento dos dados pessoais dos usuários poderá ser feito com parceiros localizados fora do país de residência do usuário. Nesses casos, o processamento, tratamento, uso e compartilhamento dos dados será feito de acordo com a legislação aplicável e a presente política de privacidade.

Referido compartilhamento ocorre com base nas seguintes finalidades descritas abaixo:
i. Empresas do Grupo Claro e parceiros Claro, visando sempre  aprimorar a prestação do serviço contratado pelo Usuário; 
ii. Parceiros que ofertem produtos ou serviços de forma independente ao serviço contratado da Claro; 
iii. Requisição judicial,  situação na qual a Claro pode compartilhar dados pessoais em casos judiciais previstos em lei e/ou por força de ordem judicial; 
iv. Entidades de Proteção ao Crédito.  Podemos enviar determinadas informações do Usuário a entidades dedicadas a reduzir o risco de crédito e proteger empresas e indivíduos contra fraudes;
 
4. DIREITOS DE ACESSO, ARMAZENAMENTO, RETIFICAÇÃO, OPOSIÇÃO E CANCELAMENTO DE INFORMAÇÕES PESSOAIS
Os dados pessoais são armazenados em local seguro, muitas vezes em servidores próprios da Claro, de terceiros contratos ou por meio de tecnologia cloud, visando sempre as melhorias nos processos. Em qualquer hipótese, a Claro manterá os padrões de segurança e controle conforme os padrões exigidos.

Os Usuários possuem os seguintes direitos no que se refere aos seus dados pessoais:
i. Direito de Retificação. Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
ii. Revogação do consentimento. O Usuário poderá revogar o consentimento dado à Claro, a qualquer momento, bastando para tanto entrar em contato com a central de atendimento Claro e ao canal Fale Conosco Claro;
iii. Contato com o Usuário. Solicitar que a Claro não mais utilize os Dados Pessoais para propósitos de telemarketing e envio de SMS;
iv. A Claro manterá as informações dos usuários armazenada pelo tempo que a lei pede e determina.
 
5. ARMAZENAMENTO DE DADOS PESSOAIS 
A Claro armazenará os dados pessoais coletados conforme previsto aqui nessa Política de Privacidade e registros de utilização dos serviços, nos termos exigidos pela legislação vigente, observando inclusive as limitações aplicáveis a cada modalidade de serviço, ou pelo tempo necessário a preservar os direitos da Claro conforme as leis aplicáveis. Os prazos de armazenamento serão:

i. Na provisão de conexão à internet a Claro armazenará os registros de conexão pelo prazo de 1 (um) ano, e não guardará os registros de acesso a aplicações de internet;
ii. Na provisão de aplicação de internet, nos aplicativos próprios da Claro os respectivos registros de acesso a aplicações serão armazenados por 6 (seis) meses;
iii. Dados cadastrais e de faturamento serão armazenados no mínimo por 5 (cinco) anos.

A maior parte das informações são processadas nos datacenters da Claro, respeitando as legislações vigentes.
 
6. SEGURANÇA NO ACESSO E NO ARMAZENAMENTO DOS DADOS
A Claro utiliza:
 
• Soluções e medidas técnicas de segurança apropriadas a garantir a inviolabilidade dos dados, como encriptação ou medidas de proteção equivalentes, compatíveis com os padrões internacionais e ao uso de boas práticas;
• Medidas de segurança apropriadas aos riscos, como contra destruição acidental ou ilegal ou perda acidental, alteração, divulgação ou acesso não autorizado.
Ressaltamos que somente pessoas autorizadas tem acesso às informações armazenadas. A permissão e privilégios de acesso exclusivo é definida pela Claro de acordo com as responsabilidades envolvidas.
 
7. DISPOSIÇÕES GERAIS
Se você cadastrou uma senha ou um nome de usuário para acessar seu perfil em páginas, serviços ou aplicativos da Claro, você tem a responsabilidade de proteger a confidencialidade de sua senha, inclusive para prevenir seu uso não autorizado. Qualquer reprodução, distribuição, publicação, transmissão por quaisquer meios a terceiros, que permita o acesso a informações nos sites, aplicativos ou mesmo acesso a serviços não contratados, através do uso de nomes de usuários ou senhas, de qualquer maneira ou forma, é estritamente proibido.

Os contratos da Claro com seus usuários também possuem cláusulas sobre a coleta, tratamento e compartilhamento de dados pessoais. É importante que os usuários conheçam as regras aplicáveis para cada serviço.

Essa Política de Privacidade se aplica a todos os serviços e produtos oferecidos pela Claro, suas subsidiárias, coligadas e empresas sob mesmo controle que a Claro.

O Código de Ética que norteia a atuação dos funcionários da Claro zela pela proteção da confidencialidade, integridade, disponibilidade e privacidade das informações que pertençam à Claro, ou a nossos usuários, fornecedores, parceiros e outros com os quais fazemos negócios.
 
8. ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
A Claro se reserva o direto de modificar a presente Política de Privacidade a qualquer tempo, mantendo-a atualizada e disponível no site www.claro.com.br. Nesses casos, o Usuário será informado quanto às alterações realizadas, ficando autorizado ao Usuário, caso discorde das alterações, a revogar o seu consentimento para tratamento dos dados pessoais.