Conheça a Politica de Privacidade da Claro.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

 
Esta Política descreve como são tratadas as informações pessoais fornecidas por você ao acessar e utilizar o site e/ou serviços da CLARO BRASIL.
 
  1. Tratamento dos Dados Pessoais
 
  • A Claro poderá coletar informações do perfil de consumo de seus usuários, tais como localização, recursos e equipamentos utilizados, navegação, ofertas contratadas ou pesquisadas, informações fornecidas durante a utilização, frequência e duração das suas atividades, bem como outras informações do comportamento do usuário na utilização dos serviços da Claro.
 
  • O processamento e utilização das informações coletadas ocorrerá para uso interno da CLARO BRASIL com a finalidade de aprimorar a experiência de utilização dos Usuários, promover a melhoria do desempenho da rede, expandir área de cobertura, personalizar ofertas de produtos e serviços, enviar alertas ou notificações, dentre outros benefícios ou vantagens comerciais que possam ser obtidas. Poderemos utilizar os Dados Pessoais para identificar e disponibilizar conteúdo relevante para os Usuários e enviar, por exemplo, informações sobre conta, consumo, pacote, promoções e etc.
 
  • O compartilhamento de informações com terceiros ocorre somente de forma anônima e agregada, preservando assim a identidade e privacidade dos usuários.
 
  • A Claro não compartilha informações individualizadas ou pseudoanonimizadas (que permita, por meio de processamentos, a identificação do usuário), exceto para fins exclusivos de atendimento, suporte e outros necessários ao desempenho da atividade da CLARO, sempre amparados por medidas de segurança e confidencialidade adequadas.
 
  • A CLARO BRASIL tem obrigação de suspender o sigilo e tornar disponíveis os dados às autoridades que, na forma da lei, tenham competência para requisitar essas informações.
 
  • Informações individualizadas só serão compartilhadas por força da lei, determinação judicial ou quando previamente autorizadas pelo usuário.
 
  1. Atualização do Consentimento de Dados
 
  • A Política de Privacidade vigente e a autorização para uso ou compartilhamento das informações individualizadas poderão ser acessadas e revistas, a qualquer tempo, por meio do aplicativo ou site de autoatendimento “Minha Claro” mediante a uso de senha pessoal e intransferível.
 
  • O Usuário poderá solicitar a exclusão de seus Dados Pessoais e a CLARO adotará, mediante tempo e esforços possíveis e razoáveis, as medidas cabíveis para atender à solicitação.
 
  1. Guarda de registros de conexão e de aplicação
 
  • Por força do contrato firmado e de acordo com o(s) serviço(s) contratado(s) pelo Assinante, a CLARO armazenará os dados cadastrais e registros de utilização dos serviços, nos termos exigidos pela legislação vigente, observando inclusive as limitações aplicáveis a cada modalidade de serviço.
 
  • Na provisão de conexão à internet a Claro armazenará os registros de conexão pelo prazo de 01 (um) ano, e não guardará os registros de acesso a aplicações de internet que permitam identificar, de forma individualizada, o conteúdo acessado.
 
  • Na provisão de aplicação de internet, nos aplicativos próprios (da Claro) os respectivos registros de acesso a aplicações serão armazenados por 06 meses (só App próprio).
 
  • Dados cadastrais e de faturamento serão armazenados no mínimo por 5 anos.
 
  • A maior parte das informações são processadas nos Datacenters da CLARO BRASIL, respeitando as legislações vigentes. Casos específicos poderão ser processadas externamente e/ou armazenados em país estrangeiro que ofereça o mesmo nível de proteção e segurança da CLARO BRASIL.
 
  1. Segurança no acesso e no armazenamento dos dados
 
  • A Claro utiliza soluções e medidas técnicas de segurança apropriadas a garantir a inviolabilidade dos dados, como encriptação ou medidas de proteção equivalentes, compatíveis com os padrões internacionais e ao uso de boas práticas.
 
  • Utiliza ainda medidas de segurança apropriadas aos riscos, como contra destruição acidental ou ilegal ou perda acidental, alteração, divulgação ou acesso não autorizado.
 
  • Somente pessoas autorizadas tem acesso às informações armazenadas. A permissão e privilégios de acesso exclusivo é definida pela Claro de acordo com as responsabilidades envolvidas.
 
  • As informações são agrupadas em clusters e segmentos, sem permitir a associação única e individual do usuário.
 
  1. Uso de cookies
 
  • Sempre que você utilizar os sites do Grupo Claro, informações básicas sobre a visita realizada podem ser coletadas por meio do uso de cookies, tags de pixels, caches de dados e outras tecnologias, e armazenadas temporariamente;
 
  • O uso de cookies ajuda a fornecer um serviço mais personalizado e ágil, baseado em informações sobre as escolhas que você fez e que nos permitem analisar tendências e adaptar o site para nossos usuários.
 
  • Essas informações são anônimas e não são usadas para qualquer outra finalidade. Os endereços de IP não são vinculados a sua informação pessoal, impedindo atribuição de perfil individualizado.
 
  • O uso cookies pode ser desabilitado nas configurações do seu navegador.
 
  1. Sites e Aplicativos de terceiros
 
  • Os serviços e produtos da Claro podem ser fornecidos por meio de diferentes aplicativos, sistemas operacionais ou plataformas, inclusive de terceiros. Apesar de todas as medidas adotadas para a proteção dos dados, a Claro não é responsável pelas práticas de tratamento de informações de sites e aplicativos de terceiros, bem como pelo armazenamento das informações eventualmente coletadas, ainda que realizados a partir da página da Claro na forma de publicidade, sistemas operacionais ou plataformas, tendo, cada um, políticas de privacidade, avisos e termos de uso separados e independentes. A Claro recomenda que você os leia atentamente e somente utilize plataformas e serviços com políticas claras de privacidade, que se comprometam com a confidencialidade das informações.
 
  1. Outros
 
  • Se você cadastrou uma senha ou um nome de usuário para acessar seu perfil em páginas, serviços ou aplicativos da Claro, você tem a responsabilidade de proteger a confidencialidade de sua senha, inclusive para prevenir seu uso não autorizado. Qualquer reprodução, distribuição, publicação, transmissão por quaisquer meios a terceiros, que permita o acesso a informações nos sites, aplicativos ou mesmo acesso a serviços não contratados, através do uso de nomes de usuários ou senhas, de qualquer maneira ou forma, é estritamente proibido e totalmente desaconselhável, por permitir contratações adicionais.
 
  • Os contratos da CLARO BRASIL com seus usuários também possuem cláusulas sobre a coleta, uso e compartilhamento de informações. É importante que os usuários conheçam as regras aplicáveis para cada serviço.
 
  • Essa política se aplica a todos os serviços e produtos oferecidos pela CLARO BRASIL e por qualquer das marcas que opera no mercado, incluindo, mas não se limitando, a CLARO, NET e EMBRATEL.
 
  • O Código de Ética que norteia a atuação dos funcionários da CLARO BRASIL zela pela proteção da confidencialidade, integridade, disponibilidade e privacidade das informações que pertençam à Claro, ou a nossos usuários, fornecedores, parceiros e outros com os quais fazemos negócios.
 
  1. Vigência
 
  • A presente Política entra em vigor a partir de 02/08/2018.
 
  • A Claro se reserva o direto de modificar a presente Política de Privacidade a qualquer tempo, mantendo-a atualizada e disponível nos sites e demais canais de comunicação com os usuários.