Política de Privacidade Claro

Política de Privacidade

Qual é o seu próximo novo?

É a pergunta que a Claro faz para inovar na proposta de soluções em produtos e serviços. 

E quando você responde a esta pergunta, nos fornece informações importantes para continuarmos oferecendo novas experiências.

O próximo novo vem do que você compartilha com a gente, por isso dividir dados e conteúdos é a base da confiança entre nós.

Transparência e respeito são os pilares que sustentam uma relação tão importante quanto a nossa e, por isso, você pode continuar confiando.

A nossa política de privacidade é para assegurar que suas informações são o nosso bem mais valioso. Afinal, o próximo novo vem de você e por você.
  • A Claro pode coletar e armazenar as seguintes informações:

    Informações Cadastrais

    Boa parte dos nossos serviços exige que você tenha um cadastro único com uma conta de usuário, permitindo assim, o seu acesso a todos os serviços da Claro.

    Quando você faz o seu cadastro, solicitamos: seu nome, o seu CPF, o seu RG, a sua data de nascimento, a informação de gênero e seus dados de contato, como telefone e e-mail.

    Perfil de Consumo

    Com o objetivo de aprimorar a sua experiência na Claro, estamos continuamente efetuando melhorias na rede, ampliando e personalizando ofertas de produtos e serviços, enviando alertas ou notificações. Para esses objetivos, a Claro poderá coletar informações de seu perfil de consumo, como: localização, recursos, dispositivos utilizados, navegação, ofertas contratadas ou pesquisadas, informações fornecidas enquanto utiliza os serviços, assim como a duração e a frequência das suas atividades.

    Cookies

    Os cookies são pequenos arquivos que armazenam informações sobre sua navegação em nosso site e em nossas publicidades. Essas informações são transmitidas para o seu dispositivo, como smartphone, tablet ou computador, com o objetivo de poder reconhecer você em futura navegação e acesso aos nossos serviços.

    O uso de cookies nos auxilia a oferecer a você um serviço mais personalizado e ágil, amparado em suas escolhas, permitindo analisar melhor suas necessidades, adequando o nosso site ao seu perfil.

    Os navegadores permitem que você gerencie em seu dispositivo a utilização dos cookies. Ao ativar essa funcionalidade, você poderá fazer uso dos recursos que permitem uma navegação personalizada no site e nos serviços da Claro. Sempre que desejar, essa função poderá ser desabilitada no navegador. Se você configurar o seu navegador para não utilizar cookies, o site poderá não funcionar adequadamente, ficando sujeito a demoras além do comum para que os conteúdos da página sejam carregados.

    Quando os cookies estiverem habilitados em seu dispositivo, a Claro poderá coletar informações básicas de sua visita ao site, que são armazenadas temporariamente, como pixels, caches e outras tecnologias.

    Sites e Aplicativos de Terceiros

    Os nossos serviços e produtos podem ser oferecidos a você por diferentes meios, como aplicativos, sistemas operacionais, plataformas, incluindo as de terceiros. Mas é importante observar que não nos responsabilizamos pelas análises de informações de sites e aplicativos feitas por terceiros, assim, como por armazenar informações que possam ser coletadas por publicidades, sistemas operacionais ou plataformas, mesmo que sejam realizadas a partir da página da Claro. Recomendamos que faça uma consulta às políticas de privacidade dos sites e aplicativos utilizados, onde poderá ter informações adequadas de como gerenciam e utilizam suas informações em outros sites e outros meios.

  • A Claro poderá realizar o tratamento de dados pessoais coletados para as seguintes finalidades:

    Com o objetivo de garantir a sua segurança na identificação, autenticação e autorização de acesso aos nossos produtos e serviços;

    Para o melhor atendimento de suas solicitações e resolução de suas dúvidas;

    Para manter os seus dados atualizados para que possamos contatar você sempre que for preciso, seja por telefone, e-mail, SMS, mala direta ou por outros meios de comunicação;

    Para aprimorar a sua experiência na navegação em nossos sites, aplicativos e serviços;

    Para uso em estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos sobre suas atividades e comportamentos ao utilizar os nossos sites, aplicativos e serviços;

    Para divulgar os nossos serviços e os de nossos parceiros, e comunicar as novidades, funcionalidades e outras informações que possam ser relevantes para aperfeiçoar nosso relacionamento;

    Para que nos preservemos em nossos direitos e obrigações relativos à utilização dos nossos sites, aplicativos e serviços;

    Para que possamos disponibilizar a você conteúdos relevantes e enviar, por exemplo, informações sobre sua fatura, seu consumo, seu pacote e promoções, além de outras facilidades;

    Para o envio de comunicações que você concordou em receber.

    A Claro, como  proprietária, é responsável por sua própria base de dados, e pode  utilizar as informações dentro do limite e propósito de seu ramo de atuação. A Claro poderá ainda utilizar informações de forma anonimizada, com o objetivo de aprimorar e personalizar continuamente os serviços que prestamos a você.

  • Podemos compartilhar suas informações pessoais com empresas de nosso grupo econômico, com terceiros, com nossos parceiros de negócios, que sejam importantes para que seja viável nossa prestação de serviços.

    O compartilhamento dos dados pessoais poderá ser realizado com parceiros que estejam fora do país de residência de nossos clientes. Quando isso ocorrer, o processamento, a análise, o tratamento, o uso e o compartilhamento desses dados serão feitos sempre respeitando as leis e a atual Política de Privacidade.

    Quanto ao compartilhamento, este pode ocorrer respeitando os seguintes propósitos:

    Com empresas do Grupo e parceiros Claro, sempre com o objetivo de aprimorar a prestação do serviço que você contratou;

    Em caso de pedido judicial, a Claro pode compartilhar seus dados pessoais com as autoridades legais, sempre obedecendo as leis existentes na época da solicitação;

    Podemos enviar a instituições de Proteção ao Crédito informações específicas de nossos clientes com o objetivo de reduzir o risco de crédito e proteger pessoas e empresas de possíveis situações enganosas e fraudulentas;

  • Armazenamos os seus dados pessoais em local seguro. Muitas vezes em nossos próprios servidores, de terceiros contratados ou na “nuvem”, sempre com o objetivo de melhorar nossos processos.

    Nos comprometemos, em toda hipótese, com os padrões (“modelos” para não repetir “padrões”) de controle e segurança, respeitando  os padrões exigidos.

    Você, cliente Claro,  possui os seguintes direitos, a respeito de seus dados pessoais:

    De correção de dados que possam estar incompletos, incorretos  ou desatualizados;

    Você poderá cancelar o consentimento dada à Claro, a qualquer momento. Para isso, é só entrar em contato com a central de atendimento ou com o canal que disponibilizamos, o Fale Conosco Claro;

    A Claro manterá as suas informações armazenadas pelo período  exigido pelas leis existentes.

  • A Claro armazenará os dados pessoais coletados conforme previsto aqui nessa Política de Privacidade e registros de utilização dos serviços, nos termos exigidos pela legislação vigente, observando inclusive as limitações aplicáveis a cada modalidade de serviço, ou pelo tempo necessário a preservar os direitos da Claro conforme as leis aplicáveis. Os prazos de armazenamento serão:

    i. Na provisão de conexão à internet a Claro armazenará os registros de conexão pelo prazo de 1 (um) ano, e não guardará os registros de acesso a aplicações de internet;

    ii. Na provisão de aplicação de internet, nos aplicativos próprios da Claro os respectivos registros de acesso a aplicações serão armazenados por 6 (seis) meses;

    iii. Dados cadastrais e de faturamento serão armazenados no mínimo por 5 (cinco) anos.

    A maior parte das informações são processadas nos datacenters da Claro, respeitando as legislações vigentes.

  • Caso  você tenha cadastrado uma senha ou um nome de usuário para acessar o seu perfil em páginas, serviços ou aplicativos da Claro, informamos que você  é responsável  pela proteção do sigilo de sua senha, prevenindo-se, assim, de seu uso não autorizado.

    Informamos que reproduzir, distribuir, publicar, transmitir por quaisquer meios a terceiros, permitindo o acesso a informações nos sites, aplicativos ou mesmo acesso a serviços não contratados, através do uso de nomes de usuários ou senhas, de qualquer maneira, é rigorosamente proibido.

    Os contratos da Claro com você, nosso cliente, também possuem cláusulas sobre a coleta, análise, tratamento e compartilhamento de dados pessoais. Pela sua importância, recomendamos que conheça as regras que são aplicadas para cada serviço.

    Observamos que essa Política de Privacidade é empregada a todos os serviços e produtos oferecidos pela Claro, suas subsidiárias, coligadas e empresas sob o mesmo controle que a Claro. 

    O Código de Ética que orienta o comportamento dos colaboradores e parceiros da Claro zela por proteger a confidencialidade, a integridade, a disponibilidade e a privacidade das informações que pertençam à Claro, ou a nossos clientes, fornecedores, parceiros e outros com os quais fazemos negócios.

  • A Claro se reserva o direito de modificar esta Política de Privacidade a qualquer momento e sempre mantendo-a atualizada e disponível no site. Nesses casos, você, nosso cliente, será informado sobre as  alterações realizadas, ficando você autorizado, caso venha a discordar das alterações, a cancelar o seu consentimento para tratamento dos dados pessoais.