A Claro tem o compromisso de oferecer a melhor experiência em produtos e serviços para os clientes, e para isso, faz o uso de cookies.
Apresentamos nossa Política de Cookies que tem por objetivo fornecer informações
claras e precisas sobre seu uso pela Claro. Você pode gerenciar as categorias de
cookies que serão aplicadas ou não ao seu acesso (exceto Cookies Estritamente
Necessários, fundamentais à utilização dos recursos),
Cookies são arquivos que armazenam temporariamente algumas informações básicas que o Usuário está visitando no site da Claro, seus aplicativos ou em publicidades.
O uso de cookies ajuda a Claro a fornecer um serviço mais personalizado e ágil, baseado nas escolhas que o Usuário fez, que permitem analisar tendências e adaptar o site para melhor experiência.
Assim, sempre que a função de cookies estiver habilitada no seu equipamento (como computador, tablet ou smartphone), a Claro poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) e personalizar os serviços fornecidos.
), }, { title: 'Uso de cookies', content: (A Claro implementa, por desenvolvimento próprio ou de terceiros, cookies que podem ser classificados conforme sua duração ou necessidade.
Os cookies referentes à duração podem ser transitórios ou permanentes:
Os cookies transitórios são aqueles armazenados na memória temporária do(s) dispositivo(s) utilizado(s) pelo Usuário para navegação e removidos ao término do acesso. Eles são usados para fins de autenticação e segurança, bem como para garantir o funcionamento eficaz dos recursos da Claro.
Os cookies persistentes armazenam as preferências definidas pelo Usuário, tal como idioma e local de acesso, no disco rígido do(s) dispositivo(s) do Usuário e permanecem válidos após a reinicialização do navegador, durando por um prazo pré-determinado.
{'Já na classificação de cookies por necessidade, tem-se o seguinte:\n'}
Servem para autenticar usuários, bloquear o uso mal-intencionado de credenciais de login e impedir acesso não autorizado a dados de usuários. Além disso, estes cookies, por coletarem todas as informações relacionadas à visita do Usuário no(s) site(s) e aplicativo(s) da Claro, permitem a entrega de uma experiência personalizada.
Coletam informações estatísticas para análise de desempenho e de forma de uso do(s) site(s) e aplicativo(s) pelo Usuário (como o número de visitas, páginas visitadas, seções visitadas, duração da sessão, buscas realizadas, etc.), viabilizando melhorias contínuas pelo Claro.
Possibilitam a formação de histórico de uso do(s) site(s) e aplicativo(s) a longo prazo, de modo que a Claro compreenda as preferências do Usuário (com preenchimento automático de formulários, idioma, país, etc.) e habilite demais atividades para Você (como chat, vídeos e áudios).
São utilizados para a criação do perfil do Usuário, facilitando a oferta de anúncios e ações pela Claro com informações de interesse, além de viabilizar a avaliação de ações publicitárias implementadas, evitando conteúdo repetitivo e proporcionando uma melhor experiência.
São pequenas imagens (também denominadas "pixel tags" ou "clear GIFs"), utilizadas em combinação com Cookies, para identificação e análise de comportamento de usuários.
A Claro pode não reconhecer sinais de Não rastrear (“DNT”, Do Not Track) dos seus navegadores da Web e dispositivos. Isso acontece porque ainda não existe um padrão universalmente aceito sobre como interpretar e responder a sinais DNT, que, muitas vezes, entram em conflito com outras configurações.
A Claro se reserva o direto de modificar a presente Política de Cookies a qualquer momento, mantendo-a atualizada e disponível no site. Nesses casos, o Usuário será informado sobre às alterações realizadas e, caso discorde das alterações, poderá desabilitar os cookies da Claro de seu(s) equipamento(s).
A Claro oferece diversos serviços para a sua conectividade e diversão. E, mais do que isso, a Claro quer garantir transparência no relacionamento e segurança para você. Por isso, contamos com ferramentas avançadas de controle de privacidade e trabalhamos constantemente para proteger seus dados.
Aqui, você fica por dentro do tratamento de dados feito pela Claro em:
- serviços de
mobilidade, como planos pré-pagos, controle e pós-pagos
- soluções de entretenimento, como NOW e TV (DTH e cabo)
- serviços de
conectividade, como banda larga Vírtua e Wi-fi
- soluções Claro empresas e Embratel
• Dados cadastrais: nome, e-mail, endereço, telefone, CPF, RG, data de
nascimento e gênero. Esses dados são importantes para algumas ações, como
preenchimento do seu contrato de serviço, emissão de nota fiscal e também para
nos comunicarmos com você.
• Dados de tráfego: informações sobre chamadas realizadas e recebidas,
envio de SMS, volume de dados utilizados e antenas que atendem você. Esses dados
são fundamentais para mensurar a qualidade dos nossos serviços, para que você
possa entender a fatura e ainda para seu próprio controle.
• Dados bancários ou de cartões de crédito e débito, inclusive por meio de
parceiros com as certificações de segurança aplicáveis. Fique tranquilo, usamos
esses dados somente para efetuar a cobrança pelos serviços de telecomunicações
ou outros serviços que você tenha contratado através da Claro.
• Dados de localização:
o para criação de produtos e serviços não relacionados à publicidade, como
o Claro Valida, explicado mais abaixo;
o para mensuração e melhoria de qualidade dos serviços Claro na sua
localidade.
• Gravação da voz:
o durante chamadas para o atendimento Claro, para que possamos monitorar a
qualidade do nosso atendimento;
o em controle remoto com comando de voz - não há reconhecimento de voz,
apenas dos padrões de diferentes sotaques para que o dispositivo possa
reconhecer e executar um comando.
• Sua imagem:
o Nas lojas, para auxiliar na autenticação e evitar que outras pessoas se
passem por você.
• Informações sobre navegadores e dispositivos, incluindo endereço de IP,
relatórios de erros, atividade do sistema, data, hora e URL, dados sobre
ligações e telefonia incluindo destino, duração e envio de mensagens SMS: são
usadas conforme necessidades regulatórias e para monitorar a qualidade de rede.
• Suas preferências, que podem se basear:
o No seu consumo dos nossos produtos e serviços, ofertas contratadas e
pesquisadas, que utilizamos para garantir que o produto ou serviço oferecido
seja o mais adequado ao seu perfil;
o Na sua navegação nas páginas da Claro e das empresas do grupo, para
evitar comunicações fora do seu interesse;
o Nos modelos dos dispositivos que você usa, para melhorar as ofertas e
entender o seu perfil de consumo;
o Nos aplicativos que você tem em seu dispositivo, caso você dê
autorização em cada app, para marketing direcionado, mas sem anúncios que tomem
por base ou levem a dados pessoais sensíveis;
o No conteúdo que você assiste nos nossos produtos de TV por assinatura,
a cabo ou pela tecnologia DTH para fins de análise de audiência e personalização
de conteúdo – mas sem considerar conteúdo assistido pela internet e sem abordar
dados sensíveis, como conteúdo religioso ou conteúdo adulto;
o Nos cookies que usamos para coletar informações que auxiliam a
personalizar serviços, autenticar e facilitar sua navegação;
Atenção: as informações acima dizem respeito à nossa relação com você. Através
delas, podemos disponibilizar ofertas personalizadas para você, mesmo que
desabilite o consentimento explicado abaixo.
• Dados dos aplicativos Net-Claro Wi-Fi, Minha Claro ou Claro Banca: com seu
consentimento, podemos usar sua localização e procurar entender o seu perfil
para publicidade (considerando os aplicativos instalados no seu aparelho) via
notificações do celular. Dessa forma, é possível limitar as ofertas apenas ao
que for de seu interesse e estiver disponível na sua localidade. Mas, para
proteger sua privacidade, não acessamos essas informações. Sabe como isso
acontece? Porque essa publicidade é feita via push.
O que é a publicidade via push?
É uma mensagem que aparece na tela do seu aparelho com uma propaganda.
Ela pode ser uma mensagem apenas de texto, pode ter uma imagem ou pode ter um
conjunto de imagens.
Veja como ela funciona:
- Quando você baixa o aplicativo NET-Claro-Wi-Fi ou Minha Claro ou Claro
Banca, o sistema operacional do seu aparelho, geralmente Android ou iOS,
pergunta se você autoriza que seja usada sua localização e também pergunta se
você autoriza que sejam informados os aplicativos que você tem instalados em seu
celular e o modelo do seu aparelho.
- Se você autorizar, o Android ou o iOS fazem o seguinte:
- Criam um código que identifica o seu aparelho celular, que para o
Android se chama AdID e o iOS se chama IDFA (é um código comprido, com várias
letras e números) - você pode acessar esses códigos pelas configurações do seu
aparelho.
- Enviam, de forma automática, para a plataforma de publicidade
automatizada HANDS, um parceiro da Claro:
• Sua latitude, sua longitude, a data e a hora de sua localização,
usando o GPS do aparelho ou os pontos onde há conexão Wi-Fi NET-Claro;
• Os códigos dos aplicativos instalados em seu aparelho celular e o
modelo desse aparelho.
- As informações enviadas são sempre vinculadas ao seu AdID ou ao seu
IDFA e, quando chegam na plataforma, recebem um outro número de identificação.
- Nosso parceiro envia publicidade via push para o seu aparelho, fazendo
o mesmo caminho de volta, sobre anúncios que tenham a ver com os lugares em que
você esteve e, para isso, ele não precisa ter o número do seu celular.
- Nosso parceiro não cruza o número de identificação do seu aparelho com
nenhuma outra informação que possa levar até você.
- As informações de AdID, IDFA ou mesmo a identificação do seu aparelho
na plataforma não são enviadas para a Claro, de modo que a Claro também não
realiza cruzamentos e nem acessa a localização coletada por esse meio e para
essa finalidade. Tudo isso de modo a respeitar a sua privacidade, minimizando os
dados tratados para envio dessa publicidade.
Importante:
não enviamos publicidade sobre nada que possa levar a dados pessoais sensíveis,
ou seja, não fazemos qualquer publicidade que tenha a ver com sua localização ou
aplicativos relacionados a hospitais, clínicas de quaisquer especialidades,
espaços de cultos religiosos, espaços relacionados a atuação política, espaços
que evidenciem filiação sindical ou qualquer outro local ou aplicativo que possa
trazer informações sobre sua vida sexual, sua origem racial ou étnica, sobre
seus dados genéticos ou biométricos ou sobre seu posicionamento filosófico.
Se você quiser desativar a publicidade via push:{' '}
- Para celular com sistema operacional Android: vá em Configurações {'>'}
Publicidade. Você encontrará seu AdId e poderá desativar a publicidade orientada
ao seu dispositivo.
- Para celular com sistema operacional iOS: vá em Ajustes {'>'}{' '}
Privacidade {'>'} Publicidade. Você poderá desativar a publicidade direcionada.
• A Claro não trata dados pessoais sobre sua origem racial ou étnica, convicção
religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou à organização religiosa,
filosófica ou política, dado referente à sua saúde ou à sua vida sexual.
• O dado biométrico do titular é coletado para evitar fraudes, por meio da
coleta de sua fotografia em loja e comparação com a foto do seu documento. Na
análise, também é feita a avaliação chamada “documentoscopia”, na qual se
verifica se o documento é autêntico.
• Pode acontecer de existirem clientes menores em nossas bases. Nesse caso, buscaremos o contato dos seus pais ou responsáveis para pedir autorização para tratamento dos dados.{' '}
o Claro Valida: é um produto que a Claro pode usar se você procurar contratar
nossos serviços ou quando quiser comprar algum produto ou serviço em uma empresa
que seja cliente da Claro. O Claro Valida indica o percentual de chance de que
um endereço fornecido para cadastro seja seu, com base na localização do número
de celular fornecido. Se alguém estiver usando seus dados indevidamente, esse
percentual será baixo. Com o Claro Valida, não fornecemos seu endereço a outra
empresa, mas apontamos as chances de que o endereço realmente seja seu e, assim,
evitamos contratações indevidas em seu nome.
o Claro Alerta: é um produto que também pode ser usado para evitar fraudes com a
utilização indevida de seus dados. O Claro Alerta apontará, em um ambiente de
acesso restrito, as situações de maior incidência de fraudes, como trocas de
chips, trocas de aparelho e entrada em roaming internacional, procurando evitar
que alguém se passe por você.
o Claro Score: é uma pontuação com valor de 0 a 1000, calculado por nossos
sistemas automatizados e de detecção de padrões, com base em seu histórico junto
à Claro, inclusive se você for cliente pré-pago. Vale lembrar que a Claro
calcula a pontuação, mas quem estabelece o critério, no caso de alguma empresa
que use o Claro Score, é a própria empresa, de acordo com suas políticas de
crédito.{' '}
• Se você entrou em contato com nossa Central de Vendas em busca da contratação
de um produto ou serviço, mas interrompeu a contratação, o seu contato fica
registrado e podemos entrar em contato para entender como podemos ajudar.
• Da mesma forma, se você entrar em algum de nossos sites, escolher alguns
produtos, mas abandonar o carrinho, buscaremos lembrá-lo a respeito dessa
compra, para confirmar se você mantém o interesse.
• Obtemos informações de empresas com bases de dados legítimas e de procedência
adequada, para buscar trazer novos clientes para a Claro.
• Temos agentes autorizados, que vendem produtos e serviços da Claro e
realizam atendimento, como previsto na regulamentação. Eles também prospectam
clientes e são orientados a seguir as boas práticas relacionadas, inclusive
consulta aos cadastros Não Perturbe e Não me Perturbe.
A Claro trata seus dados pelo tempo que durar a prestação dos seus serviços, mas
também precisa manter seus dados após o término da sua relação com a Claro para
cumprir com a lei, como nos casos em que seja necessário fornecer dados às
autoridades públicas ou mesmo realização de defesa em processos judiciais.
Alguns dos prazos que observamos são os seguintes:
1. Conexão à internet: a Claro armazenará os registros de conexão pelo prazo de
um ano, e não guardará os registros de acesso a funcionalidades de internet;
2. Funcionalidades de internet: nos aplicativos próprios da Claro, os registros
de acesso a funcionalidades serão armazenados por seis meses;
3. Dados cadastrais e de faturamento serão armazenados no mínimo por cinco anos.
Os cookies são arquivos que guardam algumas informações temporárias a respeito
dos locais que você visita na internet. A Claro usa alguns tipos de cookies para
melhorar a experiência da sua navegação nos sites da Claro e também para
publicidade. Os tipos de cookies são os seguintes:
• Cookies estritamente necessários – são usados para autenticar você e impedir
que terceiros não autorizados tenham acesso indevidamente aos ambientes em que
você navega quando logado. Também servem para personalizar a aparência do site
para você, de acordo com suas navegações anteriores.
• Cookies de performance – são usados para avaliar como o site está sendo usado,
ou seja, quais sessões foram visualizadas, quanto tempo você permaneceu em cada
sessão, quantidades de visitas, que permitem melhorarmos os sites.
• Cookies funcionais – formam histórico dentro de um site, permitindo o
preenchimento automático de algumas informações e habilitação de chats, vídeos,
entre outros.
• Cookies de publicidade – são usados para formar seu perfil, de modo a
direcionar a publicidade para você de maneira personalizada e de acordo com suas
preferências. Usaremos esses tipos de cookies a partir do seu consentimento, no
nosso site.
A Claro é considerada controladora dos dados pessoais, assim como cada uma das
empresas do grupo. São elas:
• Claro S/A, prestadora dos serviços de telefonia móvel, telefonia fixa, longa
distância nacional, televisão por assinatura a cabo, internet fixa e móvel e
serviços de valor adicionado;
• Embratel TVSAT Telecomunicações, prestadora dos serviços de televisão
por assinatura, por meio da tecnologia DTH;
• Claro nxt, substituta legal de Nextel Telecomunicações, prestadora dos
serviços de telefonia móvel e longa distância nacional.
Para realizar todas as suas atividades, a Claro precisa compartilhar seus dados
com alguns terceiros. Afinal, são eles que vão prestar serviços para você e que
deverão observar certos cuidados, como a segurança dos seus dados. Veja quais
são esses terceiros:
1. Empresas de Call Center – para que possamos realizar atendimento.
2. Empresas de Serviços Técnicos – para que os clientes de TV tenham seus
serviços instalados ou mantidos.
3. Empresas que possuem pacotes de conteúdo comercializados nos canais de vendas
da Claro e que precisam de algumas informações para ativarem os conteúdos e
assinaturas.
4. Empresas de Crédito e Cobrança – para que possam realizar cobranças das
faturas em aberto.
5. Agentes Autorizados – empresas que vendem produtos e serviços com a marca
Claro, que muitas vezes são a porta de entrada dos clientes.
6. Parceiros de Televendas – para que façam ofertas de produtos e serviços a
você, por ligações ou SMS, consultando antes se você chegou a pedir para não ser
chamado.
7. Companhia Seguradora – a Claro recebe propostas de seguros de aparelhos
celulares e compartilha seus dados com a seguradora e a corretora para fins de
cobertura do seguro e também com terceiro para fins de cobrança do prêmio na
fatura.
8. Empresas que operam plataformas e aplicações de recarga.
9. Setor público, no atendimento a fiscalizações do nosso órgão regulador e
mediante requisições de autoridades policiais ou decisões judiciais.
10. Parceiro que faz tratamento de dados coletados dos aplicativos
NET-Claro-Wi-Fi, Minha Claro e Claro Banca, como descrito mais acima.
Você tem os seguintes direitos e poderá exercê-los no Portal de Privacidade.
1. Confirmação da existência de tratamento:
{' '}
você pode querer saber se a Claro trata seus dados. Se você for cliente, tiver
sido cliente recentemente ou estiver no processo de contratação de serviços
Claro, essa resposta será sempre sim.
2. Direito de acesso: você pode querer
saber quais informações a Claro tem a seu respeito.
3. Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados:
{' '}
você poderá entrar nos canais de atendimento da Claro e solicitar a correção dos
seus dados.
4. Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou
tratados em desconformidade com a lei:
{' '}
a Claro trata os seus dados apenas considerando aqueles necessários para cada
tratamento que realizar e dentro das hipóteses previstas em lei. De todo modo,
se você pretender que determinados dados sejam tornados anônimos, bloqueados ou
eliminados, poderemos analisar a sua solicitação.
5. Portabilidade: nesse caso, esse
direito se refere à portabilidade de dados pessoais, não de telefonia, e garante
que você poderá receber uma cópia dos dados que a Claro tem a seu respeito.
6. Eliminação dos dados tratados com consentimento:
{' '}
nesses casos, a Claro poderá eliminar esses dados depois de todos os prazos
legais de conservação dos dados para cumprir com as leis aplicáveis. Além disso,
poderão ser mantidos os dados para transferência a terceiro com base na lei.
7. Informação das entidades públicas e privadas:
{' '}
a Claro informa as categorias das entidades públicas ou privadas com as quais
pode compartilhar dados pessoais. Acesse nosso Portal de Privacidade para saber
mais.
8. Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e as
consequências da negativa:
{' '}
caso você não dê seu consentimento à Claro, não vai ser possível receber ofertas
baseadas em seu perfil de uso (realizado com base nos aplicativos instalados em
seu aparelho) e em publicidade usando sua localização.
9. Revogação do consentimento: você
pode revogar, ou seja, voltar atrás em algum consentimento que tenha dado antes,
devendo, para isso, se manifestar no Portal de Privacidade ou nos demais canais
apropriados.
10. Oposição: se você entender que a
Claro está realizando algum tratamento de dados contrário à lei, você pode fazer
seu pedido de análise no Portal de Privacidade.
11. Revisão de decisões automatizadas:
{' '}
você pode se informar sobre as decisões automatizadas realizadas pela Claro no
Portal de Privacidade e solicitar a revisão daquelas que você entenda que afetam
seus interesses.
A Claro utiliza:
• Soluções e medidas técnicas de segurança visando preservar a
inviolabilidade dos dados, compatíveis com os padrões internacionais e com as
boas práticas do setor.
• Medidas de segurança apropriadas na atuação contra os riscos de perda
acidental ou ilegal, alteração, divulgação ou acesso não autorizado.
Apesar das medidas de segurança que a Claro vem implementando e aprimorando ao
longo dos anos, pessoas mal-intencionadas sempre poderão buscar tirar vantagem e
realizar fraudes. É importante que você esteja sempre atento aos cuidados que
precisa tomar com os seus dados. Confira aqui:
{' '}
https://www.claro.com.br/seguranca
.
No caso de suspeita de violação de segurança, entre em contato com a nossa
equipe de Resposta a Incidentes de Segurança (CSIRT) em {' '}
csirt@claro.com.br
.
Como todos sabemos, o início da pandemia do Coronavírus marcou o início de
esforços mundiais para a contenção da doença, buscando evitar assim o aumento na
quantidade de infecções e mortes.
A Claro, de forma a contribuir com soluções que pudessem aliviar um pouco
os impactos da pandemia, faz parte de duas iniciativas:
Os “mapas de calor”:
o Primeira informação importante: a Claro não identifica você e não
monitora seu deslocamento.
o A Claro simplesmente faz a contagem da quantidade de linhas vinculadas a
cada antena à noite e durante o dia, tanto para confirmar se há isolamento como
se há aglomeração em alguns pontos.
O Push do Bem:
o A Claro disponibilizou, para vários pequenos negócios, a possibilidade
de que se cadastrem neste link.
o A Claro faz publicidade dessas ofertas, se o compartilhamento de
geolocalização estiver autorizado por você nos apps NET-Claro Wi-Fi, Minha Claro
e Claro Banca.
o Com isso, a Claro dá a oportunidade para que você compre de um comércio
local e incentiva negócios para esses empresários.
Se você ainda tem alguma dúvida ou comentário sobre esta política, não deixe de fazer contato conosco, pelo Portal de Privacidade, pelo e-mail{' '} dpo@claroatendimento.com.br {' '} ou ainda por nossos canais de atendimento telefônico.