Segurança: Alerta sobre segurança e fraudes

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Contra fraudes, a Claro aposta na prevenção

Com cuidado e atenção, podemos evitar muitos transtornos.

Segurança é assunto sério e depende de todos nós. Tentativas de fraude, infelizmente, são uma realidade em nosso dia a dia, e é comum que fraudadores tentem se passar por fornecedores de serviços em geral.
 
Consciente desse cenário, a Claro divide com você algumas situações que requerem a sua atenção e vigilância.

Dicas de Segurança no WhatsApp

Siga as recomendações abaixo para usar o aplicativo com segurança.

Imagem ilustrativa Ícone do Whatsapp.

Fique atento

A Claro utiliza o WhatsApp como ferramenta de autoatendimento, por isso oferecemos algumas dicas importantes sobre como protegê-lo.
 
Em função do cenário atual e para garantir a sua segurança e a de nossos colaboradores, estamos realizando o envio das faturas também por esse canal, através do número oficial do Minha Claro (11) 9999-10621. Isso vale para todos os clientes que já recebem a fatura impressa e possuem o número do celular atualizado em seu cadastro.

Mais proteção com a verificação em duas etapas

Assim que uma conta é ativada em um novo aparelho, o WhatsApp envia um SMS para o número cadastrado com um código de confirmação.
 
Ative a confirmação em duas etapas
No sistema Android, entre em seu App > Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.
 
Já no sistema iOS, entre em Ajustes > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.
 
Proteja o acesso ao seu aparelho
Configure uma senha para acessá-lo e mantenha os aplicativos e sistema operacional sempre atualizados.
 

Procedimentos para casos de clonagem ou roubo do seu WhatsApp

1) Confirme sua conta: entre no app em qualquer outro aparelho com seu número de telefone e confirme o código de 6 dígitos recebidos por SMS.
 
2) Notifique conhecidos: avise amigos e familiares do ocorrido, para evitar que alguém se passe por você.
 
Em caso de clonagem, a criptografia de ponta a ponta do app não será comprometida, ou seja, o hacker não tem acesso às mensagens anteriores.
 
Se o problema não for resolvido: entre em contato com o WhatsApp pelo e-mail support@whatsapp.com.
 

Dicas antifraude

Boletos

 
Os códigos de barras de nossos boletos sempre se iniciam com os números 846 ou 848. Em caso de dúvidas sobre a autenticidade de algum boleto, consulte a 2ª via da sua fatura nos aplicativos Minha Claro residencial e Minha Claro móvel, ou pelos sites.
 

Consulta pré- pago

Por determinação da Anatel e iniciativa das empresas do setor de telecomunicações, o site “ Consulta
Pré-pago ” já está disponível para que os usuários possam consultar se há linhas pré-pagas ativas cadastradas com os seus CPFs nas prestadoras.

Cartão de crédito

Não entramos em contato por telefone ou e-mail, pedindo dados de cartão de crédito. 
Seus dados para pagamento serão solicitados apenas no momento da aquisição dos serviços, por meio de nossos canais oficiais de vendas, ou em contato posterior feito por você solicitando eventual alteração.
 

Forma de pagamento virtual

A Claro esclarece que não tem contrato com a empresa Electroneum para disponibilizar pagamento da sua fatura ou realizar recargas via criptomoeda. Tenha cuidado ao receber faturas que não venham de um dos nossos canais oficiais.

Apps seguros

Nunca instale aplicativos de reputação duvidosa, que prometem bonificações em sua linha ou navegação gratuita. Eles podem estar capturando seus dados e comprometendo sua segurança.

Habilite o duplo fator de autenticação dos aplicativos, sempre que ele estiver disponível.

Mais informações sobre como se proteger

Biometria e senhas

Utilize a biometria em apps que disponibilizem essa função e cadastre senhas fortes - evite números sequenciais ou de fácil adivinhação como aniversários, documentos, entre outros. Nunca compartilhe o código de validação recebidos por SMS ou chamada de voz com outras pessoas.

Caixa postal

O acesso remoto à caixa postal foi temporariamente desabilitado. Quando ele for novamente disponibilizado, apenas os clientes que configurarem uma senha poderão acessá-lo.

Visitas técnicas residenciais

Não realizamos visitas técnicas sem agendamento. Por meio do app Minha Claro residencial, você pode acompanhar o deslocamento do técnico no dia da visita e confirmar sua identidade. Nenhum pagamento é requisitado pelos nossos técnicos credenciados durante a visita.
 

Ligações e mensagens suspeitas

Fique atento às mensagens inusitadas (premiações, pedidos de empréstimo, etc) e não forneça dados pessoais solicitados por quem você não conhece.
 
Algumas ligações podem ser "iscas" para roubar dados relevantes da sua rotina ou família. Certifique-se de que você está falando com a pessoa certa.
 

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