Segurança: Alerta sobre segurança e fraudes

Componente Carrossel

subtitulo do componente Carrossel

Segurança é assunto sério e depende de todos nós. Tentativas de fraude, infelizmente, são uma realidade em nosso dia a dia e é comum que fraudadores tentem se passar por fornecedores de serviços em geral. Conscientes desse cenário, a Claro divide com você algumas situações que também requerem a sua atenção e vigilância.

Dicas de Segurança no WhatsApp

A Claro está utilizando o WhatsApp como nova ferramenta de autoatendimento, por isso oferecemos algumas dicas importantes sobre como protegê-lo. É importante esclarecer que a Claro não envia proativamente mensagens por este app. 
A comunicação só se inicia com o consentimento do cliente e os envios das informações solicitadas se iniciam pelo WhatsApp através do número (11) 9999 10621.

Também é importante ficar atento às mensagens duvidosas, como as de promoção, premiação, pedidos de empréstimos, sorteios, entre outras.

Atenção redobrada: assim que uma conta é ativada em um novo aparelho, o WhatsApp envia um SMS para o número cadastrado com um código de confirmação.

Ative a confirmação em duas etapas: no sistema Android, entre em seu App > Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.
Já no sistema iOS, entre em Ajustes > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.

A segurança do seu aparelho também é importante: tenha uma senha para acessá-lo e mantenha os aplicativos e sistema operacional sempre atualizados.

Em caso de clonagem ou roubo do seu WhatsApp:
Confirmação da conta: entre no app em qualquer outro aparelho com seu número de telefone e confirme o código de 6 dígitos recebidos por SMS.

Notifique conhecidos: avise amigos e familiares do ocorrido, para evitar que alguém se passe por você.

Criptografia: em caso de clonagem, a criptografia de ponta a ponta do app não é comprometida, ou seja, o hacker não tem acesso às mensagens anteriores.
Se o problema não for resolvido: entrar em contato com o WhatsApp pelo e-mail support@whatsapp.com.
 

Consulta Pré-pago

Por determinação da Anatel e iniciativa das empresas do Setor de Telecomunicações, será disponibilizado site “Consulta Pré-pago” para que os usuários possam, através do seu CPF, consultar se possuem linhas pré-pagas ativas cadastradas nas Prestadoras.

O acesso às informações no portal será dividido em 3 etapas, iniciando no dia 06/01 para a região Norte, dia 15/01 para as regiões Centro Oeste e Nordeste e dia 22/01 para as regiões Sul e Sudeste.

Caso o usuário identifique uma linha pré-paga ativa da Claro e tenha alguma dúvida, poderá entrar em contato na Central de Atendimento ligando para o 1052.

Cartão Crédito

Não entramos em contato, por telefone ou e-mail, pedindo dados de cartão de crédito. Seus dados para pagamento serão solicitados apenas no momento da aquisição dos serviços, por meio de nossos canais oficiais de vendas, ou em contato posterior feito por você solicitando eventual alteração.

Forma Pagamento Virtual

A Claro esclarece que não tem contrato com a empresa Electroneum para disponibilizar pagamento da sua fatura ou realizar recargas via Criptomoeda e que está avaliando as providências cabíveis.

Boletos

Fique atento a tentativas de falsificação de boletos. Os códigos de barras dos boletos sempre iniciam com os números 846 ou 848. Em caso de dúvidas, você pode acessar a 2ª via da sua fatura nos aplicativos Minha Claro residencial e Minha Claro móvel ou pelos sites.

Caixa postal e apps de bancos

Para aumentar a segurança nos aplicativos de mensagens e diminuir os riscos, é importante adotar medidas preventivas, protegendo as contas nos aplicativos de mensagens, bancos etc., habilitando o duplo fator de autenticação (sempre que disponível nos Apps).
 
Nunca instale qualquer aplicativo de reputação duvidosa, que prometem bonificações em sua linha ou navegação gratuita. Eles podem estar capturando seus dados e comprometem a sua segurança.
 
O acesso remoto à caixa postal foi temporariamente desabilitado e, por medida de segurança, quando for novamente disponibilizado ficará disponível apenas a clientes que configurarem uma senha de acesso.

Lembre-se: utilize a biometria em Apps que disponibilizem essa função, cadastre senhas fortes - evite números sequenciais ou de fácil adivinhação como aniversários, documentos, entre outros. Nunca compartilhe o código de validação recebidos por sms ou chamada de voz com outras pessoas!

Visitas técnicas residenciais

Não realizamos visitas técnicas sem agendamento. Por meio do app Minha Claro residencial, você pode acompanhar o deslocamento do técnico no dia da visita e confirmar sua identidade. Nenhum pagamento é requisitado pelos nossos técnicos credenciados durante a visita.

Ligações não identificadas e mensagens suspeitas

Fique atento às mensagens inusitadas (premiações, pedidos de empréstimo, etc.) e não forneça dados pessoais solicitados por quem você não conhece.

Algumas ligações podem ser "iscas" para roubar dados relevantes da sua rotina ou família.

Saiba como reagir nestas situações: Abordagem Suspeita X Como Responder


AS: Olá, quem fala?
CR: Com quem deseja falar?
 
AS: De onde fala?
CR: Onde deseja falar?
 
AS: É você primo?
CR: Quem fala? Diga seu nome e sobrenome.
 
AS: Sou seu primo "x".
CR: Filho de qual tia? Diga seu nome e sobrenome.
 
AS: Você ganhou um prêmio!
CR: Não participo de nenhuma premiação.
 
AS: Pai, é seu filho! Fui sequestrado (choro)
CR: Como se chamar seus avós?
 
AS: Estamos te seguindo!
CR: Qual a cor da minha camisa?
 
AS: Estamos recebendo ameaças deste número!
CR: Então ligue para a policia! O número é 190.
 
AS: Saia já de casa e me dá o telefone de seus pais!
CR: Espere um pouco, vou chamar a polícia.