Segurança: Alerta sobre segurança e fraudes

Segurança é assunto sério e depende de todos nós. Tentativas de fraude, infelizmente, são uma realidade em nosso dia a dia e é comum que fraudadores tentem se passar por fornecedores de serviços em geral. Conscientes desse cenário, a Claro net residencial e a Claro dividem com você algumas situações que também requerem a sua atenção e vigilância.

Cartão de crédito

Não entramos em contato, por telefone ou e-mail, pedindo dados de cartão de crédito. Seus dados para pagamento serão solicitados apenas no momento da aquisição dos serviços, por meio de nossos canais oficiais de vendas, ou em contato posterior feito por você solicitando eventual alteração.

Boletos

Fique atento a tentativas de falsificação de boletos. Os códigos de barras dos boletos sempre iniciam com os números 846 ou 848. Em caso de dúvidas, você pode acessar a 2ª via da sua fatura nos aplicativos Minha Claro residencial e Minha Claro móvel ou pelos sites.

Visitas técnicas residenciais

Não realizamos visitas técnicas sem agendamento. Por meio do app Minha Claro residencial, você pode acompanhar o deslocamento do técnico no dia da visita e confirmar sua identidade. Nenhum pagamento é requisitado pelos nossos técnicos credenciados durante a visita.

Aplicativos de mensagens, caixa postal e apps de bancos
Para aumentar a segurança nos aplicativos de mensagens e diminuir os riscos, é importante adotar medidas preventivas, protegendo as contas nos aplicativos de mensagens, bancos etc., habilitando o duplo fator de autenticação (sempre que disponível nos Apps).
 
Nunca instale qualquer aplicativo de reputação duvidosa, que prometem bonificações em sua linha ou navegação gratuita. Eles podem estar capturando seus dados e comprometem a sua segurança.

No WhatsApp, por exemplo, para evitar tentativas de acesso indevido cadastre a sua conta na opção de Verificação em Duas Etapas, que exigirá sua senha para acesso.

No sistema Android, entre em seu App > Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.
Já no sistema iOS, entre em Ajustes > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.
 
O acesso remoto à caixa postal foi temporariamente desabilitado e, por medida de segurança, quando for novamente disponibilizado ficará disponível apenas a clientes que configurarem uma senha de acesso.

Lembre-se: utilize a biometria em Apps que disponibilizem essa função, cadastre senhas fortes - evite números sequenciais ou de fácil adivinhação como aniversários, documentos, entre outros. Nunca compartilhe o código de validação recebidos por sms ou chamada de voz com outras pessoas!
Ligações não identificadas e mensagens suspeitas

Fique atento às mensagens inusitadas (premiações, pedidos de empréstimo, etc.) e não forneça dados pessoais solicitados por quem você não conhece.

Algumas ligações podem ser "iscas" para roubar dados relevantes da sua rotina ou família.

Saiba como reagir nestas situações: Abordagem Suspeita X Como Responder


AS: Olá, quem fala?
CR: Com quem deseja falar?
 
AS: De onde fala?
CR: Onde deseja falar?
 
AS: É você primo?
CR: Quem fala? Diga seu nome e sobrenome.
 
AS: Sou seu primo "x".
CR: Filho de qual tia? Diga seu nome e sobrenome.
 
AS: Você ganhou um prêmio!
CR: Não participo de nenhuma premiação.
 
AS: Pai, é seu filho! Fui sequestrado (choro)
CR: Como se chamar seus avós?
 
AS: Estamos te seguindo!
CR: Qual a cor da minha camisa?
 
AS: Estamos recebendo ameaças deste número!
CR: Então ligue para a policia! O número é 190.
 
AS: Saia já de casa e me dá o telefone de seus pais!
CR: Espere im pouco, vou chamar a polícia.