Segurança: Alerta sobre segurança e fraudes

Visita técnica com segurança

No app Minha Claro residencial, você pode visualizar as informações da sua visita técnica, reagendar ou cancelá-la quando quiser. Se ainda não tem, baixe o aplicativo.

Segurança é assunto sério e depende de todos nós

Aprenda a identificar fraudes e fugir de golpes com boletos falsos.

Contra fraudes, a Claro aposta na prevenção

Com cuidado e atenção, podemos evitar muitos transtornos

Segurança é assunto sério e depende de todos nós. Tentativas de fraude, infelizmente, são uma realidade em nosso dia a dia, e é comum que fraudadores tentem se passar por fornecedores de serviços em geral.
 
Consciente desse cenário, a Claro divide com você algumas situações que requerem a sua atenção e vigilância.

Fique atento às fraudes no ambiente digital

Tentativas de fraudes com descontos em boletos, infelizmente são uma realidade em nosso dia a dia. Por isso, a Claro compartilha informações para que você esteja protegido nestes situações.

Imagem ilustrativa do boleto Claro.

Dicas para verificar se a sua fatura é verdadeira

1. Confira se suas informações cadastrais estão corretas, como seu nome completo e endereço.

2. Verifique se a data de vencimento está de acordo com a data que costuma vir nas suas faturas.

3. Verifique se o valor condiz com o que você geralmente paga.

4. Cheque se as informações do plano/produto contratado estão corretas.

5. Verifique o código de barras. Nossos boletos sempre se iniciam com “846” ou “848”.

 

Caso tenha dúvidas em relação à autenticidade da fatura que recebeu, consulte sempre que quiser a 2ª via da sua fatura no app da Minha Claro móvel ou Minha Claro residencial.

Preste atenção a detalhes dos e-mails da fatura que você receber

Endereço de envio

Certifique-se que o remetente da fatura é: faturadigital@minhaclaro.com.br

Proteção do boleto

Para abrir sua fatura enviada por e-mail, a Claro sempre solicita os 5 primeiros números do CPF ou CNPJ do titular da assinatura.

Linguagem

Nossas saudações em e-mails de fatura se iniciam sempre com o seu nome completo. Não utilizamos saudações genéricas, como “Cliente”, “Caro” ou “Prezado(a)”.

Boleto por WhatsApp

Eventualmente, a Claro pode enviar a fatura também por WhatsApp, mas sempre através do número oficial do Minha Claro (11) 9999-10621.

Atenção ao código de barras

Todos os nossos boletos sempre se iniciam pelos números 846 ou 848. Se você receber um boleto diferente, não o pague, pois ele é falso.

Outras dicas importantes

Para você ficar mais tranquilo com sua fatura
•    Verifique sempre os dados do destinatário do boleto emitido. Antes de confirmar a transação ou pagamento, verifique se os dados do beneficiário conferem com os dados da loja/empresa.

•    Caso queira emitir uma 2ª via de algum boleto, procure o site oficial do credor e verifique os dados do boleto emitido.

•    Não pague boletos que recebeu sem estar esperando, especialmente os vindos de e-mails ou aplicativos de conversa.

•    Evite fazer negociações com empresas que possuem avaliações negativas na internet. Assim você protege o seu patrimônio.

•    Cuidado com mensagens que passem necessidade de urgência ou promoções irresistíveis. Geralmente, é golpe!

•    Lembre-se de que as pessoas mal-intencionadas sempre encontram formas de aprimorar a falsificação, por isso, fique sempre ligado! Na dúvida, utilize o Minha Claro para consultar boletos autênticos.
Para você ficar mais tranquilo na sua visita técnica
No app Minha Claro residencial, você pode visualizar as informações, reagendar ou cancelar a visita.
Nossa visita técnica acontece somente quando você nos procura ou quando precisamos realizar alguma atividade preventiva.

Dicas para uma visita técnica segura

Pelo Minha Claro residencial, você pode visualizar as informações de uma visita agendada, além de reagendar ou cancelar o serviço.

Imagem do Técnico na porta do Cliente

Atenção!

Nunca encaminhamos técnicos para sua casa sem agendamento prévio. Nossas visitas técnicas somente ocorrem quando você procura a Claro ou quando precisamos realizar alguma atividade preventiva.
 
Para a sua segurança, no app Minha Claro residencial, você pode visualizar as informações do serviço agendado e, no dia da visita, acompanhar o deslocamento do técnico e confirmar sua identidade, conferindo o nome e a foto do profissional designado.

Como se proteger no WhatsApp

Conheça alguns cuidados que podem evitar golpes.

Nunca compartilhe seu código de confirmação com outras pessoas.
Ative a confirmação em duas etapas na sua conta do WhatsApp.
Não instale apps de terceiros, ou compartilhe informações pessoais a pedido de ninguém pelo WhatsApp.
Desconfie de ligações de empresas com uma linguagem muito informal.
Para mais informações, visite: faq.whatsapp.com

Se sua conta do WhatsApp for hackeada

Veja que providências tomar em caso de roubo de conta.

Tente reativar a sua conta no seu celular.
Envie um e-mail para support@whatsapp.com descrevendo o problema.
Para mais informações, visite: faq.whatsapp.com

Mais dicas de segurança no WhatsApp

Siga as recomendações abaixo para usar o aplicativo com segurança.

Imagem ilustrativa Ícone do Whatsapp.

Fique atento

A Claro utiliza o WhatsApp como ferramenta de autoatendimento, por isso oferecemos algumas dicas importantes sobre como protegê-lo.
 
Em função do cenário atual e para garantir a sua segurança e a de nossos colaboradores, estamos realizando o envio das faturas também por esse canal, através do número oficial do Minha Claro (11) 9999-10621. Isso vale para todos os clientes que já recebem a fatura impressa e possuem o número do celular atualizado em seu cadastro.

Dicas antifraude

Consulta pré-pago

Por determinação da Anatel e iniciativa das empresas do setor de telecomunicações, o site “Consulta Pré-pago” já está disponível para que os usuários possam consultar se há linhas pré-pagas ativas cadastradas com os seus CPFs nas prestadoras.

Cartão de crédito

Não entramos em contato por telefone ou e-mail, pedindo dados de cartão de crédito. 
Seus dados para pagamento serão solicitados apenas no momento da aquisição dos serviços, por meio de nossos canais oficiais de vendas, ou em contato posterior feito por você solicitando eventual alteração.
 

Forma de pagamento virtual

A Claro esclarece que não tem contrato com a empresa Electroneum para disponibilizar pagamento da sua fatura ou realizar recargas via criptomoeda. Tenha cuidado ao receber faturas que não venham de um dos nossos canais oficiais.

Apps seguros

Nunca instale aplicativos de reputação duvidosa, que prometem bonificações em sua linha ou navegação gratuita. Eles podem estar capturando seus dados e comprometendo sua segurança.

Habilite o duplo fator de autenticação dos aplicativos, sempre que ele estiver disponível.

Ajude a Claro a manter a internet segura

Faça sua denúncia

Se suspeitou de informações recebidas em nome da Claro, denuncie. Assim podemos fazer uma análise aprofundada e transformar a internet em um lugar mais seguro para todos. 
 
Veja como fazer:
Entre em contato com a nossa equipe de Resposta a Incidentes de Segurança (CSIRT) através do formulário abaixo, sempre que receber e-mails suspeitos como faturas, boletos ou promoções inesperadas em nome da Claro ou uma de nossas marcas.
 
As informações devem ser enviadas para nós com anexo
Lembre-se: não clique em abrir links, arquivos ou imagens de mensagens suspeitas recebidas, apenas salve o conteúdo e anexe!
Mantenha seus dados seguros!

Mais informações sobre como se proteger

Com atenção e alguns cuidados, é possível evitar muitos golpes.

Biometria e senhas
Utilize a biometria em apps que disponibilizem essa função e cadastre senhas fortes - evite números sequenciais ou de fácil adivinhação como aniversários, documentos, entre outros. Nunca compartilhe o código de validação recebidos por SMS ou chamada de voz com outras pessoas.
Caixa Postal
O acesso remoto à caixa postal foi temporariamente desabilitado. Quando ele for novamente disponibilizado, apenas os clientes que configurarem uma senha poderão acessá-lo.
Visitas técnicas residenciais
Nunca encaminhamos técnicos para sua casa sem agendamento prévio. Nossas visitas técnicas somente ocorrem quando você procura a Claro ou quando precisamos realizar alguma atividade preventiva.
Para sua segurança, no app Minha Claro residencial, você pode visualizar as informações do serviço agendado e, no dia da visita, acompanhar o deslocamento do técnico e confirmar sua identidade com nome e foto.
Ligações e mensagens suspeitas
Fique atento às mensagens inusitadas (premiações, pedidos de empréstimo, etc) e não forneça dados pessoais solicitados por quem você não conhece.
Algumas ligações podem ser "iscas" para roubar dados relevantes da sua rotina ou família. Certifique-se de que você está falando com a pessoa certa.