Claro energia

A Claro oferece um benefício exclusivo para seus clientes: energia limpa por assinatura. Conheça todos os benefícios do Claro energia!

Energia sustentável

Economia na conta de energia

Sem investimento adicional

Conheça o Programa

A Claro, em parceria com diversas usinas de energia sustentável, oferece economia na sua conta de energia da seguinte forma:

1. A energia é gerada por fontes renováveis com menor custo;
2. Esta energia é transferida para a rede local de sua região gerando créditos;
3. Estes créditos são transferidos na forma de abatimento do valor na sua conta de energia;
4. Você passa a receber duas contas: a da sua distribuidora de energia (a qual você já paga hoje) + a conta do Claro energia.

A soma das duas faturas terá um valor menor do que você já paga hoje!

Quer se cadastrar? É fácil!

Gif ilustrativo sobre o Claro energia

Siga o passo a passo e comece agora a economizar!

1 - Preencha o formulário e envie os seus dados;

2 - Receba a proposta e veja o quando poderá economizar;

3 - Assine digitalmente o seu contrato;

4 - Pronto! Você passará a economizar em sua conta de energia.

Ainda tem dúvidas?

Fale conosco pelo WhatsApp

Central de atendimento

Tel: 0800 591 3915
Contato: atendimentoaocliente@claroenergia.com.br

Perguntas frequentes

  • As usinas do Claro energia geram energia de forma limpa e renovável (eólica, solar, hídrica, biomassa e etc.) e passa essa energia gerada para a rede da concessionária (Enel, Cemig e etc.) da localidade. Isso gera um crédito que pode ser aplicado na forma de abatimento na conta de energia. É por isso que você e a usina precisam estar conectados na rede da mesma concessionária para permitir que este crédito seja aplicado na sua conta. Também é por essa razão que você não precisa instalar nada e nem ter gastos com manutenção ou obras.
  • Apenas clientes Claro (Pessoas físicas ou jurídicas) de baixa tensão (sem transformador dedicado) limitados até 600V, com conta média mínima de acordo com a sua região (consultar nossa central de atendimento). Mas você pode se tornar cliente Claro e ainda reduzir o valor de sua conta de energia! Se você já é cliente Claro, acesse o formulário de adesão nesta mesma página (acima) e preencha com os seus dados e os dados de sua conta de energia.

  • Claro que sim! Basta contatar a sua concessionária e alterar a titularidade. Para que o repasse dos créditos de energia aconteça a titularidade (CPF ou CNPJ) precisam ser a mesma na Claro energia e na sua concessionária de energia. Após efetivada a transferência é só preencher o formulário de adesão e seja bem-vindo a Claro!
  • Você continua a ter os créditos concedidos caso a sua nova localidade esteja dentro da rede de distribuição da mesma concessionária e atendido consumo mínimo. É só nos avisar com antecedência. Agora se a sua nova localidade for dentro de uma rede de destruição de outra concessionária você precisa nos contatar para ajuste, encerramento do contrato com a concessionária local e estabelecer o contrato com a nova concessionária. Entre em contato conosco caso precise alterar o seu endereço.

     

  • A sua concessionária continua a ser a responsável pela entrega da energia na região e você continua a usar a rede de sua concessionária. A usina do Claro energia apenas gera e transfere a energia para esta mesma rede. É esta transferência que gera os créditos que são abatidos em sua conta mensal. Caso fique sem energia elétrica em sua localidade ou aconteça alguma falha ou pico de energia ocasionando no dano de algum equipamento eletrônico, você deve entrar em contato com a sua concessionária de energia atual que te orientará em como proceder e também datas e prazos. O Claro energia apenas te possibilita reduzir no valor final gasto com energia, as demais responsabilidade continua com a sua concessionária.
  • Não. A fatura do programa (que virá com a informação da usina responsável por transferir os créditos na rede local) é separada de qualquer fatura dos produtos Claro residencial ou de seu Claro móvel.

  • Sim. A sua conta de energia é composta por três itens:
    1) O que você consumiu;
    2) Distribuição que é o uso da rede da concessionária para levar a energia até você;
    3) Taxas, impostos, iluminação pública, além de eventuais bandeiras tarifárias.

    O abatimento é aplicado na parte do consumo, ou seja, você continua usando energia, só que pagando mais barato. É por isso que você recebe duas faturas: A da sua concessionária (com distribuição + impostos) e a do Claro energia (com o que você consumiu). Somando as duas o valor é menor do que você pagava antes.

  • O pagamento pela energia do programa será através de um boleto com a data de vencimento selecionada por você no momento da assinatura do programa. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica, site ou aplicativo do seu banco ou instituição de pagamento. Você também deve realizar o pagamento da fatura/boleto da sua concessionária de energia atual. Caso atrase ou fique sem pagar você estará sujeito a cortes conforme política da sua concessionária de energia.

  • A conta de sua concessionária vem da seguinte maneira: energia consumida + uso da rede de distribuição + obrigações locais (taxas, impostos, iluminação pública e etc.) + alguma eventual bandeira (verde, amarela, vermelha). Entre 90 a 120 dias após a adesão (a depender das condições comerciais/legais de sua região) a mudança será no item “energia consumida” que será alterado para crédito/abatimento do Claro energia. Você ainda receberá um segundo boleto que é a fatura do programa Claro energia com o valor da energia contratada. A soma dos dois boleto é inferior ao que você pagava antes.
  • Não. Cancelamento sem multa apenas com pré-aviso mínimo a depender de sua região. E isso apenas devido a trâmites legais (prazo mínimo para a execução do desligamento após a notificação) com a concessionária local. Consulte nossa central de atendimento para informações mais detalhadas de prazos conforme o seu contrato e concessionária.

  • Se sua solicitação foi tratada em nossos canais de atendimento mas, a resposta não atendeu sua expectativa, nossa Ouvidoria pode reavaliar seu pedido. É só enviar um e-mail para nosso canal (ouvidoria@claroenergia.com.br) relatando o motivo de sua insatisfação.