Regularização do Cadastro Pré Pago
Fique atento aos prazos
Em 06/07/2020 iniciamos a Fase 2 do novo modelo de ativação de linhas Pré Pago. Todos os consumidores que compram um novo chip precisam informar e confirmar alguns dados cadastrais, para a validação positiva e finalização do Cadastro.
Para mais informações sobre como ativar e cadastrar a sua linha pré paga, acesse aqui.
Perguntas frequentes
Primeira fase - Em 2019 os clientes que possuíam linhas com pendencias cadastrais foram avisados para regularizar a sua situação cadastral. Eles tiveram o prazo de 30 dias para fazer o recadastramento e, caso não fosse realizado, tiveram suas linhas bloqueadas conforma regulamentação.
A partir de 05/02/2020, iniciará nova etapa de regularização cadastral dos clientes Pré-pago de todo o Brasil para garantir atualização e validação dos seus cadastros. Serão bloqueadas as linhas que não regularizarem a sua pendência cadastral a partir de 09/03/2020.
Segunda fase - Esta etapa do projeto será para cadastramento de novos clientes, na ativação de novos chips, e começará em 06 de julho de 2020, pelo código nacional (CN) 62.
A partir do dia 10 de agosto de 2020, os novos clientes dos Estados GO (CNs 61 e 64), DF, MS, AC, TO, RO, MT, MG, PR e SC.
Nos demais Estados AL, ES, MA, PI, RN, AM, AP, BA, CE, PA, PB, PE, RJ, RR, RS, SE e SP, a validação acontecerá a partir do dia 24 de agosto de 2020.
Os novos clientes terão 10 dias para validar seus dados até 10/01/2021. De 11/01/2021 até 07/02/2021 até 3 dias. Após esse período o prazo passa a ser em até 24 horas após ativação do chip. Para todos os casos de validação dos dados cadastrais, o prazo se inicia depois da primeira tentativa de uso da linha. A ausência de validação levará ao bloqueio do chip.
Terceira fase - Esta etapa do projeto será para cadastramento de novos clientes, na ativação de novos chips por identificação digital dos documentos, e começará em 22 de fevereiro de 2021, pelo código nacional CN 62.
A partir do dia 26 de abril de 2021, iniciará para os novos clientes dos Estados GO (CNs 61 e 64), DF, MS, AC, TO, RO, MT, MG, PR e SC e a partir do dia 24 de maio de 2021, para os demais Estados AL, ES, MA, PI, RN, AM, AP, BA, CE, PA, PB, PE, RJ, RR, RS, SE e SP.
Casos excepcionais:
a) No caso de Estrangeiros que não possuam CPF, o atendimento para ativação da linha de pré-pago será realizado somente na loja da operadora, onde serão coletados o nome completo e o número de Passaporte (ou o Registro Nacional de Estrangeiros).
b) No caso de menores emancipados, o atendimento para ativação da linha de pré-pago será realizado somente na loja da operadora. Durante a ativação presencial, o cliente deverá apresentar o Termo de Emancipação para fins de comprovação. (A definir CI e CPF)
c) No caso de Pessoa Jurídica (PJ), o atendimento para ativação da linha de pré-paga será realizado somente na loja da operadora, com a apresentação do CNPJ e dados da empresa.
A validação do cadastro do cliente será realizada por meio confirmação de dados do cliente. Podendo ser assumida como “validação positiva” pela comprovação via cadastro existente na prestadora, pela resposta correta de 1 (uma) pergunta, dentre as 3 (três) opções possíveis, ou, em fase mais adiantada do projeto, pela identificação digital da identidade do cliente.
Caso o cliente não consiga provar sua identidade, seu o chip será bloqueado.
Caso o chip seja bloqueado, o cliente poderá fazer a validação dos dados por meio da Central de Atendimento (call center ou lojas).
O cliente receberá um SMS informativo, constando que está com pendências cadastrais e depois, receberá outro SMS solicitando o seu recadastramento através do canal de atendimento 1052.
Caso o cliente não receba o SMS informativo sobre a pendência cadastral, significa que o seu cadastro está regularizado e não será necessária sua atualização na Claro.
Sim, a Lei 10.703 de 2003 e o Art. 58 da Resolução 477/2007 da Anatel, http://www.anatel.gov.br/dados/cadastro-pre-pago , refere-se a regularização cadastral somente dos clientes Pré-Pago. Caso o cliente seja Pós-Pago ou Controle, não será necessária nenhuma atualização cadastral.