Você está aqui

Claro Recicla

Comprometida com o desenvolvimento sustentável, a Claro criou, em março de 2008, o Claro Recicla.

O que é?

Um programa que tem como objetivo contribuir para a conscientização da população sobre a importância de destinar corretamente celulares, baterias recarregáveis, chips e acessórios obsoletos ou fora de uso. Desta forma, a Claro ajuda a combater a contaminação da água e do solo, tratar de forma adequada os materiais tóxicos, reduzir a quantidade de lixo e diminuir a extração de metais pesados.

Como participar

Basta depositar o material obsoleto ou fora de uso de qualquer operadora e fabricante nas urnas coletoras, disponíveis em mais de 2.000 Lojas Claro e Agentes Autorizados. Não é necessário ser cliente Claro nem preencher formulários.

O que acontece com o lixo eletrônico coletado no Claro Recicla?

O conteúdo depositado nas urnas de todo o Brasil é recolhido regularmente. Na sequencia, os diferentes tipos de peças como baterias, celulares e carregadores são contados e pesados. Por fim, são encaminhados para diversas indústrias recicladoras. O programa Claro Recicla está em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que orienta os pontos de venda a garantirem a logística reversa e a reciclagem dos itens comercializados.

Como um celular antigo vira um novo item?

Você pode contribuir para o combate à contaminação da água e do solo, redução de lixo tóxico e diminuição da extração dos metais da natureza.

Você trocou de celular. O que fazer com o antigo?

1 - Compra - O celular, feito também com matérias recicladas, é vendido em loja

2 - Descarte - Celulares, baterias e acessórios fora de uso ou quebrados são depositados nas urnas para serem reciclados

2 - Desmontagem - Os itens retirados nos pontos de coleta são contados, pesados e despois desmontados

4 - Por meio de processo físicos e químicos, são extraídos plásticos e metais

4 - Os materiais extraídos nas recicladoras especializadas, com ouro, plástico, cobre, chumbo, ferro, prata e níquel, se transformam em matéria-prima, para a indústria, poupando a natureza de mais extrações

6 - Com as matérias-primas geradas na recilagem são fabricados produtos como eletrônicos em geral, jóias, alto-falantes, brinquedos, sacolas, baldes, telhas, panelas, entre outros

Ações educativas Claro Recicla

A Claro, por meio do Instituto Claro, realiza diversas ações educativas que promovem um melhor entendimento da população sobre o descarte consciente do lixo eletrônico.

Uma exemplo dessas ações é a Cartilha Lixo Eletrônico - Qual é o melhor destino para ele?", que orienta a forma correta de destinar os aparelhos eletrônicos obsoletos ou fora de uso e traz dicas para a população ter uma atitude cidadã.

Benefícios para o meio ambiente

Ao destinar o seu celular ou bateria obsoletos ou sem uso nas urnas do Claro Recicla, você ajuda a combater a contaminação da água e do solo do planeta. Isso porque os materiais e elementos químicos obtidos através do processo de reciclagem terão tratamento adequado para que não se tornem poluentes.

Conheça os termos do regulamento do programa aqui

Lojas com urnas do Claro Recicla:

00000-000

Loja

Endereço

Cidade/Estado

Lojas com urnas do Claro Recicla:

São Paulo

Loja

Endereço

Cidade/Estado