Fatura detalhada Móvel: tudo o que você precisa saber sobre este documento
A fatura detalhada da Claro descreve especificamente todos os serviços que você tem contratados com a Claro.
Caso você tenha dúvidas sobre os valores e descontos listados na fatura, vamos explicar agora todas as informações de todos os campos da fatura detalhada, de acordo com o produto Claro que você possui. Veja só!
Fatura detalhada Claro Móvel
Vamos apresentar agora dois exemplos de fatura detalhada Claro Móvel: a fatura detalhada Claro Controle e a fatura detalhada Claro Pós. Apesar de serem um pouco parecidas, ambas são diferentes e, por isso, vamos explicar o detalhamento de cada uma delas.
Fatura detalhada Claro Controle
Esta é uma fatura Claro Controle. Abaixo da imagem, você confere o significado de cada campo numerado na imagem e mais detalhes sobre cada um deles.
1 - Dados do titular da linha
2 - Número do telefone do titular da linha
3 - Período de utilização e serviços que compõem a fatura
4 - Data de vencimento
5 - Valor total da fatura
6 - Pontuação Claro Clube
7 - Espaço reservado para avisos e informações importantes
8 - Canais de atendimento da Claro
9 - Detalhamento dos serviços contratados
10 - Mensagem importante sobre o plano contratado
11 - Código para cadastro em débito automático
12 - Código de barras
13 - Código QR Code para o pagamento em PIX
Fatura detalhada Claro Controle: principais dúvidas
Agora que você já sabe o que está descrito em cada campo da sua fatura, vamos esclarecer as principais dúvidas
Campo 3 - Período de utilização e serviços
No campo 3 descrito na imagem, o cliente tem a informação do período de utilização da sua fatura. Não necessariamente, este período pode ser durante um mês corrido — do dia 1 ao dia 30 de um mês específico, por exemplo — e, nesses casos, podem haver cobranças pro rata.
Por exemplo, na primeira fatura, ou sempre que for solicitada uma alteração no seu serviço, o valor total da fatura pode ser diferente do plano contratado, dependendo da data da alteração. Isso acontece porque fazemos o cálculo proporcional, o pro rata.
Isso quer dizer que, o valor cobrado nesta primeira fatura pode ser maior ou menor que a mensalidade dos serviços que você adquiriu. Assim, você paga exatamente pelo período que utilizou. O mesmo pode acontecer em eventuais contratações de serviços adicionais ou cancelamentos.
Lembrando que: o período de uso está diretamente ligado à renovação da sua franquia.
Campo 9 - Detalhamento dos serviços contratados
Possivelmente, o campo 9 descrito na imagem acima pode gerar dúvidas nos clientes Claro. Isso porque, é neste campo que está o detalhamento dos serviços contratados, seus respectivos valores e os descontos que cada cliente possui. Um dos descontos, por exemplo, é o de débito automático, como pode-se verificar na imagem.
Caso o cliente também tenha adquirido algum outro produto ou serviço, como pacotes de dados adicionais, por exemplo, é neste campo que o produto ou serviço estará descrito, assim como seu valor correspondente.
Vale lembrar que, é neste campo que os serviços incluídos no plano contratado serão descritos. Na imagem de exemplo, temos os pacotes de ligações ilimitadas, franquias e bônus de internet e quais os aplicativos o cliente pode utilizar sem que pacotes de dados sejam consumidos.
Fatura detalhada Claro Pós
Abaixo, temos um exemplo de fatura Claro Pós:
1 - Dados do titular da linha
2 - Número do telefone do titular da linha
3 - Período de utilização e serviços que compõem a fatura
4 - Data de vencimento
5 - Valor total da fatura
6 - Pontuação Claro Clube
7 - Espaço reservado para avisos e informações importantes
8 - Canais de atendimento da Claro
9 - Detalhamento dos serviços contratados
10 - Mensagem importante sobre o plano contratado
11 - Código para cadastro em débito automático
12 - Código de barras
13 - Código QR Code para o pagamento em PIX
14 - Campo de avisos para o cliente sobre regras e restrições
15 - Documento financeiro com informações adicionais à nota fiscal
16 - Nota fiscal dos serviços prestados
17 - Resumo de ligações efetuadas pelo titular e pelos dependentes (quando houver)
Fatura detalhada Claro Pós: principais dúvidas
Alguns campos da sua fatura detalhada Claro móvel também podem gerar algumas dúvida. Sendo assim, vamos explicar os pontos principais.
Campo 3 - Período de utilização dos serviços que compõem a fatura
Assim como na fatura do Claro controle, neste campo é descrito o período de uso referente à fatura. Por isso, em alguns casos, assim como no plano Controle, pode haver a cobrança pro rata de algum serviço que foi alterado durante o ciclo da fatura.
Lembrando que: o período de uso também é referente à renovação da sua franquia de dados, independentemente do plano que você tenha contratado.
Neste campo, também é descrito o valor que deverá ser pago caso haja uma ou mais linhas dependentes do titular.
Campo 9 - Detalhamento dos serviços contratados
Na fatura Claro Pós, também é neste campo que é descrito os serviços inclusos na sua linha. Descontos vigentes também são identificados neste campo. Na imagem, por exemplo, vemos o desconto de relacionamento, no entanto, outros descontos também aparecem neste campo, como descontos promocionais ou de fidelidade, por exemplo.
Todos os serviços e pacotes ativos na linha do cliente estarão descritos detalhadamente neste campo. Caso haja a cobrança de juros, também será nesse campo que o valor estará descrito.
Lembrando que: é neste campo que virá descrito o número de linhas dependentes e os serviços que estão incluídos em cada uma delas.
Campo 15 - Documento financeiro com informações adicionais à nota fiscal
Neste campo, você encontra informações financeiras do seu plano que não estão incluídas no campo 16, espaço reservado para a nota fiscal emitida pela Claro.
É no campo 15 que você verá o valor de serviços que estão incluídos no seu plano Claro. Serviços oferecidos gratuitamente pela Claro, como o Minha Banca, Claro Gaming e Skeelo, por exemplo, também estarão listados neste campo.
Campo 16 - Nota fiscal dos serviços prestados
Neste campo, você encontrará os dados institucionais da Claro e os valores de impostos devidos por cada serviço prestado pela Claro. Seus dados pessoais, tais como número do cliente e número da conta também estarão descritos neste campo.
Valores descritos como negativos, são os descontos que a Claro oferece para você em cada serviço ou de acordo com o seu contrato, tais como descontos de fidelidade e/ou relacionamento.
Campo 17 - Resumo de ligações efetuadas pelo titular e pelos dependentes
O campo 17 é reservado para o resumo de ligações realizadas, SMSs enviados e dados de internet utilizados pelo titular e pelos dependentes da linha. Neste campo, estes dados estão descritos resumidamente.
Lembrando que: para ver o detalhamento das ligações é necessário verificar pelo app Minha Claro. Neste caso, todas as ligações realizadas serão detalhadas para você.
Ponto importante: todos os clientes Claro móvel têm acesso à fatura detalhada pelo app Minha Claro.