Energia Claro

Projeto Energia na Claro

Nosso jeito de praticar nossos valores: sustentabilidade e inovação

Programa Energia da Claro investe em fontes renováveis e em um sistema cada vez mais sustentável.

Sustentabilidade e inovação na geração de energia

O programa Energia da Claro é prova do nosso compromisso com o consumo consciente.

O que é

O programa Energia da Claro foi criado em 2017 e hoje é o maior programa de energia limpa e eficiência energética do Brasil, entre as empresas privadas e o primeiro setor.
 
Colocando em prática os nossos valores da sustentabilidade e inovação, nosso complexo de energia limpa ocupa uma área atualmente equivalente a 670 estádios de futebol.

Como funcionam os diferentes processos de geração de energia

Saiba mais sobre as diferentes formas de gerar energia limpa a partir de fontes renováveis.

Imagem Ilustrativa Biogás

Biogás

O biogás é o gás produzido a partir da decomposição da matéria orgânica (resíduos orgânicos) por bactérias. Para geração de energia, a energia química do gás é convertida em energia mecânica por meio de um processo controlado de combustão. Essa energia mecânica ativa um gerador que produz a energia elétrica. Assim, o gás metano que iria para a natureza, poluindo o solo e a atmosfera, é transformado em fonte de energia.

Energia solar

Nas fazendas solares, as placas solares captam luz que causa o efeito fotovoltaico para a geração de eletricidade (em sistemas de energia solar fotovoltaica e energia heliotérmica) ou aquecimento de líquidos (energia solar térmica). Toda a energia gerada passa por transformadores que aumentam sua voltagem para distribuí-la através das redes de transmissão.
Imagem Ilustrativa Eólica

Eólica

Os aerogeradores ou turbinas eólicas funcionam com a força do vento que movimenta as pás e faz girar o rotor, essa rotação é transmitida ao gerador, que, por sua vez, converte essa energia mecânica em energia elétrica.
Imagem Ilustrativa Hidrelétrica

Hidrelétrica

No caso das hidrelétricas, é a força mecânica das águas que faz girar grandes turbinas acopladas a geradores de energia. Dessa forma, a energia mecânica do movimento das pás das turbinas é transformada em energia elétrica.
Imagem Ilustrativa Geotérmica

Geotérmica

Utilizando as altas temperaturas do centro da terra, a energia geotérmica é produzida a partir de poços que permitem acesso ao vapor proveniente das partes mais quentes do interior da terra. Esse vapor é convertido por meio de usinas e bombas em energia elétrica. Esse processo de geração de energia não emite gases, nem substâncias poluentes.

Energia limpa pelo futuro do planeta

A energia limpa ou renovável vem de recursos naturalmente reabastecidos, como o sol e o vento, e emite pouca quantidade ou não emite gases geradores do efeito estufa.
 
Atualmente, 70% de toda a operação da Claro no Brasil já utiliza energia renovável, sendo 38% dela por fonte solar.
 
Na região centro-oeste, 84% das unidades da Claro também operam à base de energia renovável (o que inclui lojas, antenas, escritórios, etc).
 
No infográfico ao lado, você confere em quais estados estamos mais avançados no uso de energia renovável.

Parceria Energia Limpa - Engie

Pioneirismo em Energia Limpa

Para um sistema cada vez mais sustentável, a Claro tem investido em Geração Distribuída de energia e fontes renováveis.
Geração Distribuida

Geração Distribuída

A expressão Geração Distribuída (GD) designa a energia elétrica gerada no local de consumo ou próximo a ele. A grande vantagem da GD é que ela economiza investimentos em transmissão e reduz as perdas nos sistemas, tornando-o mais sustentável.
GD na Claro

GD na Claro

Atualmente a Claro possui 105.000 kW representando sozinha mais de 70% do mercado de Geração Distribuída entre as empresas de telecomunicações do país
Energia na Claro

Programa Energia da Claro

Com 52 usinas conectadas e 24 plantas projetadas para serem construídas em 1 ano, o maior volume do sistema é de usinas solares, seguidas das de biogás e hidrelétricas. Também temos 1 planta de cogeração qualificada e 2 plantas de biogás dos maiores aterros sanitários de SP e RJ.
Número Projetos

Números do projeto

Hoje a Claro tem mais 420 mil painéis solares em GD, mais de 8600 antenas compensando de fontes 100% renováveis (o que representa 55% da nossa operação móvel) e mais de de 480 hectares dedicados à geração de energia 100% renovável (=670 campos de futebol).