Claro recicla

Sobre o programa

O programa tem como objetivo contribuir para a conscientização da população sobre a importância de destinar corretamente celulares, baterias recarregáveis, chips e acessórios obsoletos ou fora de uso. Desta forma, a Claro Brasil contribui para o combate a contaminação da água e do solo, tratar de forma adequada os resíduos eletrônicos, reduzir a geração de resíduos e diminuir a extração de metais pesados.

Como participar

Basta depositar o material obsoleto ou fora de uso de qualquer operadora e fabricante nas urnas coletoras, disponíveis em mais de 2.000 Lojas Próprias e Agentes Autorizados Claro. Não é necessário ser cliente Claro e nem preencher formulários.  e encontre uma loja perto de você. 
Caso seja nosso cliente, procure um de nossos vendedores para creditar pontos no Claro Clube. 

Destino da coleta

O conteúdo depositado nas urnas de todo o Brasil é recolhido regularmente. Na sequência, os diferentes tipos de peças como baterias, celulares e carregadores são contados e pesados. Por fim, são encaminhados para diversas indústrias recicladoras.
 
O programa Claro recicla está em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.0305/2010, que orienta os pontos de venda a garantirem a logística reversa e a reciclagem dos itens comercializados.

Reciclar é uma atitude cidadã

e conheça os riscos do descarte incorreto do lixo eletrônico, dicas para o seu aparelho celular durar mais e poluir menos; e entenda o seu impacto ambiental com o cálculo da pegada ecológica.

 

Como um celular antigo vira um novo item

Você pode contribuir para o combate à contaminação da água e do solo, redução de resíduos eletrônicos e diminuição da extração dos metais da natureza. Acompanhe o passo a passo:

Ilustração de um celular com o $ no centro.

Compra

O celular, feito também com matérias-primas recicladas, é vendido em loja.
Ilustração de um celular sendo descartado.

Descarte

Celulares, baterias e acessórios fora de uso ou quebrados são depositados nas urnas para serem recicladas.
Ilustração de um celular sendo desmontado.

Desmontagem

Os itens retirados nos pontos de coleta são contados, pesados e depois desmontados.
Ilustração de um celular com símbolo de reciclagem no centro.

Reciclagem

Por meio de processos físicos e químicos, são extraídos plásticos e metais.
Ilustração de um celular com duas peças no centro.

Matéria-prima

Os materais extraídos nas recicladoras especializadas, como ouro, plástico, cobre, chumbo, ferro, prata e níquel, se transformam em matéria-prima para a indústria, poupando a natureza de mais extrações.
Ilustração de um celular com um dado no centro.

Novos produtos

Com matérias-primas geradas na reciclagem, são fabricados produtos como eletrônicos em geral, jóias, alto-falantes, brinquedos, sacolas, baldes, telhas, panelas, dentre outros.
imagem-ilustrativa-claro-recicla

Ações educativas da Claro

A Claro, por meio do Instituto Claro, realiza diversos projetos de educação, cultura e cidadania que promovem o acesso da população às novas tecnologias da comunicação e informação; atua junto às escolas das redes municipais de ensino, qualificando professores e disponibilizando conteúdos e ferramentas para o aprimoramento de aulas; viabiliza a formação de jovens para o mercado de trabalho; fomenta inovação e empreendedorismo e investe em cidadania por meio de projetos voltados para o desenvolvimento humano e social.

 
Uma exemplo dessas ações é a  , que orienta a forma correta de destinar os aparelhos eletrônicos obsoletos ou fora de uso e traz dicas para a população ter uma atitude cidadã e, ambientalmente responsável.
 
Que saber mais sobre as iniciativas do Instituto Claro? .