NBA

Foto de jogador de basquete.

Os principais talentos do basquete mundial se encontram nas quadras de Leste a Oeste dos Estados Unidos

A marca NBA alcança todos os lugares no planeta

As franquias, os ginásios e os atletas que ditam o futuro do basquete.

História

A sigla “NBA” significa National Basketball Association e o ano de fundação da liga foi 1946. Na época, ela se chamava Basketball Association of America (BAA) e seus participantes nos jogos iniciais eram Boston Celtics, Chicago Stags, Cleveland Rebels, Detroit Falcons, New York Knickerbockers, Philadelphia Warriors, Pittsburgh Ironmen, Providence Steamrollers, St. Louis Bombers, Toronto Huskies e Washington Capitols.
Foi somente no ano de 1949 que a liga mudou de nome e passou a se chamar National Basketball Association. O que motivou a mudança foi a entrada de mais algumas equipes vindas da National Basketball League (NBL).
As mudanças na fórmula de disputa foram vindo com o passar dos anos, assim como a premiação foi aumentando substancialmente. Progressivamente, a NBA alcançou seu status atual, e encontrou formas de abrigar as 30 equipes participantes, vindas de Estados Unidos e Canadá.

Regulamento

As 30 equipes são divididas em duas conferências: Leste e Oeste. As franquias participam das conferências de acordo com circunstâncias geográficas. Dentro das conferências, a liga ainda separa os quinze times em três grupos de cinco, as chamadas divisões.
Na temporada regular, cada uma das 30 franquias tem 82 confrontos ao redor dos Estados Unidos e Canadá. Posteriormente, os 16 times de melhor campanha garantem a classificação aos playoffs. As finais da NBA acontecem entre os vencedores da Conferência Leste e Conferência Oeste, em uma melhor de sete jogos.

Últimos MVPs de Temporada

2020/21

Nikola Jokic - Denver Nuggets

2019/20

Giannis Antetokounmpo - Milwaukee Bucks

2018/19

Giannis Antetokounmpo - Milwaukee Bucks

2017/18

James Harden - Houston Rockets

Últimos campeões

Temporada 2020/21

Milwaukee Bucks

O Milwaukee Bucks, liderado por seu astro Giannis Antetokounmpo, perdeu os dois primeiros confrontos das finais para o Phoenix Suns. Mas o grego retomou o alto nível a tempo de desequilibrar nos jogos três e quatro da série. E o triunfo no quinto encontro, em Phoenix, abriu caminho para o final da série em quatro a dois a favor dos Bucks. Foi o segundo título da NBA por parte da franquia de Milwaukee, campeã anteriormente em 1970/71.
Temporada 2019/20

Los Angeles Lakers

Uma temporada certamente histórica, marcada por fortes posicionamentos dos jogadores quanto às questões raciais dentro dos Estados Unidos, e também pela interferência da Covid-19 no esporte. Nas finais, Los Angeles Lakers e Miami Heat, que haviam conseguido a classificação em virtude de conquistas de suas respectivas conferências, se encontraram. LeBron James liderou a franquia da Califórnia rumo ao 17º título após uma vitória por quatro a dois.
Temporada 2018/19

Toronto Raptors

Foi somente nessa temporada que enfim um time do Canadá pôde conhecer o que é sagrar-se campeão da NBA. O Golden State Warriors foi a equipe derrotada nas finais por um inspirado e brilhante plantel do Toronto Raptors. O ala Kawhi Leonard foi o MVP das finais que acabaram com o placar de quatro a dois em favor da franquia canadense.
Temporada 2017/18

Golden State Warriors

Foi um verdadeiro passeio por parte do Golden State Warriors em cima do Cleveland Cavaliers nas finais da temporada 2017/18 da NBA. Kevin Durant sagrou-se o MVP das finais. Os jogos decisivos, na oportunidade, também contaram com Stephen Curry do lado campeão e LeBron James defendendo os Cavaliers. Foi a sexta vez que a NBA terminou tendo o Golden State Warriors como maior vencedor da temporada.

Tabela de Jogos

Temporada Regular 2021/22

NBA na Claro TV 
 
Brooklyn Nets @ Philadelphia 76ers 
22.10 (Sexta-feira) - 20h30 - Wells Fargo Center - Filadélfia, PC 
Transmissão: ESPN (Canal 571)  
 
Phoenix Suns @ Los Angeles Lakers 
22.10 (Sexta-feira) - 23h - STAPLES Center - Los Angeles, CA 
Transmissão: ESPN (Canal 571) 
 
Dallas Mavericks @ Toronto Raptors 
23.10 (Sábado) - 20h30 - Scotiabank Arena - Toronto, ON *Canadá
Transmissão: ESPN (Canal 571) 
 
 
 

Se liga na Claro TV para assistir o basquete em alto nível da NBA, ao vivo.

Perguntas frequentes

Qual canal transmite os jogos da NBA?
As partidas da temporada regular e dos playoffs da NBA, o cliente da Claro TV curte nos canais SporTV e ESPN. As finais da NBA, por sua vez, têm transmissão exclusiva dos canais ESPN.
Não perca as emoções da NBA com a Claro TV. Assine já!
Qual time venceu mais vezes o título de campeão da NBA?
Boston Celtics e Los Angeles Lakers são atualmente as equipes que mais vezes venceram as finais da NBA, ambas com 17 conquistas de título da liga.
Fique ligado nas próximas edições da NBA com a Claro TV! Saiba mais sobre os pacotes disponíveis.
Quando começa e quando termina a temporada 2021/22 da NBA?
A temporada 2021/22 da NBA começa em 19 de outubro de 2021, e tem previsão de término para o dia 19 de junho de 2022.
Curta todos os detalhes da temporada regular e dos playoffs da NBA.  Assine a Claro TV!
O que é Draft da NBA?
Draft é um evento no qual as franquias negociam e selecionam jogadores que estão aptos a entrarem na NBA. O que pode variar entre atletas universitários locais e estrangeiros.
Os talentos surgem a cada dia nas quadras da NBA, não perca a história sendo escrita! Saiba mais com a Claro TV.
O que são as conferências Leste e Oeste da NBA?
O que são as conferências Leste e Oeste da NBA?A Conferência Leste e a Conferência Oeste funcionam como uma forma de organizar a tabela e dividir as 30 equipes que participam atualmente da NBA em dois grupos de 15 equipes.
Uma cobertura especial da NBA, que segue as franquias do primeiro ao último jogo da temporada, é só na Claro TV. Vem conferir!
O que são divisões da NBA?
Dentro das conferências, ainda existe outra subdivisão dentro da liga que são justamente as divisões. Cinco times em cada divisão, três divisões para cada conferência.
Fique por dentro das informações e também da história da NBA. Vem curtir o basquete com a Claro TV.
Existem regras que diferem a disputa da NBA e competições promovidas pela FIBA (Federação Internacional de Basquete)?
Sim, existem algumas diferenças quanto às regras dos jogos. O tamanho da quadra, a distância dos três pontos, tempo de jogo, autoridade para pedir tempo ao árbitro, além de outras regras técnicas, são as principais diferenças entre um confronto de basquete válido pela NBA e outro válido pela FIBA.
É basquete de alto nível técnico esperando por você na Claro TV. As emoções da NBA não cessam!