Confira uma série de dicas para você navegar com mais segurança.

Boas práticas no uso da internet

Criança usando o tablet em um parque com árvores ao fundo.

As crianças acessam a internet cada vez mais cedo e, muitas vezes, os pais não têm controle sobre o conteúdo a que seus filhos são expostos.

A Claro acredita que é possível ter um futuro mais livre e seguro no mundo online e apoia as boas práticas no uso da Internet.

 
 

Dicas para monitorar a ação das crianças na rede

Até 5 anos
Antes de oferecer um aplicativo é importante saber sua finalidade, intensidade, se deixa a crianças inquieta, ansiosa, se está dentro da faixa etária indicada pelo fabricante, etc. 

Limite um período de uso e mantenha sempre que possível um adulto supervisionando. 

Não faça do aplicativo um prêmio para os bons comportamentos; Exemplo: “- Se você se comportar pode usar o computador.” 
De 6 à 10 anos
Procure conhecer e participar dos jogos que seu filho utiliza no computador ou celular. 

Estabeleça horários de uso no meio da semana (com supervisão) e evite que seja utilizado por longos períodos nos finais de semana. Intercale com brinquedos reais, diversão e interação com outras crianças. 
Dos 11 aos 15 anos
Explique a respeito dos riscos do uso excessivo. Não apenas dos riscos legais, mas também dos riscos psicológicos. 

Permita que seu filho tenha alguma autonomia na rede. Visite o perfil dele às vezes para saber o que ele curte, os conteúdos que posta, como ele se comporta e interage no mundo digital. 

Converse de maneira franca e aberta com seu filho, caso encontre algo em seus perfis que considere inapropriado. Estabeleça uma relação de sinceridade e confiança. 
Dos 16 em diante
Oriente a respeito dos desdobramentos que uma vida digital pode trazer à vida real deles. 

Esclareça que é preciso pensar bem antes de compartilhar imagens e conteúdos. Não se deixar levar apenas pelo momento, mas analisar as consequências futuras. 

Apesar dos jovens dominarem melhor a tecnologia, já que cresceram nesse ambiente, é importante que os pais estimulem a capacidade crítica, de reflexão, de fazer escolhas conscientes. 

Pedofilia na internet

A Claro Brasil firmou o Acordo Mútuo de Cooperação contra a Pedofilia, com a finalidade de colaborar para que a internet se torne um ambiente ético, responsável e seguro para as nossas crianças e adolescentes. A iniciativa conta com a ajuda de outras empresas de telecomunicações, órgãos governamentais e com a SaferNet.

Você também pode colaborar

Denuncie sites, blogs, chats, perfis de redes sociais, documentos e outros espaços na Internet que contenham imagens ou conteúdos que representem algum risco a este público. 

O que é SaferNet

Organização não governamental sem fins lucrativos responsável pela Central Nacional de Denúncias de crimes e violações contra os Direitos Humanos na Internet, operada em parceria com a Polícia Federal e o Ministério Público. 

Disque 100 e denuncie

Faça sua denúncia discando 100 de um telefone fixo ou celular, de qualquer lugar do Brasil. A ligação é gratuita e funciona diariamente, inclusive sábados, domingos e feriados, 24 por dia. Você não precisa se identificar e o sigilo das informações e absoluto. Denuncie!

Navegue com segurança nas redes sociais

Mulher mexendo no celular vários aplicativos.

Algumas atitudes simples podem evitar expor conteúdos, dados pessoais e garantir a sua segurança nas redes sociais.

 
 
 

Dicas importantes sobre redes sociais

Proteja bem seu perfil
Use sempre senhas longas e com caracteres especiais. Assim você dificulta o acesso à sua conta.
Não se exponha demais​
Informações como e-mail, telefone celular ou fixo, endereço físico residencial ou comercial, entre outros, podem ser acessados e compartilhados por qualquer pessoa, quando divulgados nas redes sociais
Preserve sua identidade
As redes sociais são locais públicos. Falar sobre tudo o que você faz em um ambiente aberto não é recomendável. O ideal é configurar para que apenas seus amigos vejam suas postagens. 
Proteja suas fotos
Fotos postadas em redes sociais podem gerar problemas, como criação de perfis falsos, furtos de identidade, uso indevido de informações, etc. Limite o acesso às suas imagens apenas para grupos de amigos. 

Navegue com segurança nas compras

Mulher segurando o cartão de crédito e mexendo no tablet.

É possível adquirir produtos e serviços online com segurança tomando alguns cuidados e procedimentos básicos. Boas compras!

 
 

Dicas importantes sobre compra online

Verifique se a loja on-line informa CNPJ, telefone e endereço
No Brasil, é obrigatório as lojas informarem esses dados. Caso se neguem a fazer isso, desconfie. Se você tiver algum problema com a compra, não terá a quem recorrer. 
Cuidado com preços muito abaixo da média
Caso você queria comprar um produto que custa 500 reais (valor de mercado) e uma loja oferece por 100 reais, desconfie. O produto pode ser falsificado ou de procedência ilícita. Procure comprar em lojas conhecidas, com boas referências. 
Pesquise sobre a qualidade e a reputação da loja
Procure opiniões a respeito da empresa em sites especializados e no Google. O site do PROCON-SP disponibiliza uma lista de lojas de comércio eletrônico que devem ser evitados.
Não guarde as informações do seu cartão de crédito
É extremamente recomendável não salvar as informações do seu cartão para compras futuras. Caso a loja ou a sua conta for invadida, os dados poderão utilizados para fazer compras indevidas em seu nome. Dê preferência a pagamentos feitos por boleto bancário, onde o número de informações pessoais fornecidas é menor.
Evite fazer compras em computadores compartilhados
Computadores de lan houses, cyber cafés, espaços de coworking e até mesmo os da faculdade ou do trabalho, são compartilhados por muitas pessoas e podem não ter recursos de segurança. Sempre que possível, faça compras a partir do seu computador, tablet ou celular pessoal.
Guarde os comprovantes
Guarde sempre os e-mails e comprovantes das lojas que você efetuou a compra. Em caso de problemas não resolvidos direto com o comerciante, procure o PROCON e exija seus direitos.

Glossário

A-B
C
D-G
H-K
M-P
R-S
U-X