A Claro foi a primeira
 operadora a trazer o
 4.5G para o Brasil.

Uma cobertura incrível, já
 presente em 1.744 cidades.

Até 10 vezes mais rápido que o 4gAté 10 vezes mais rápido que o 4g

Até 10 vezes
mais rápido que o 4G

O 4.5G permite a melhor
experiência para assistir a filmes
séries e jogar com até 10 vezes
mais velocidade.

A melhor cobertura em lugares fechadosA melhor cobertura em lugares fechadosA melhor cobertura em lugares fechadosA melhor cobertura em lugares fechados

A melhor cobertura
em lugares fechados

Agora, você pode ver seus conteúdos
favoritos em ambientes internos.

Buffering
nunca mais

Assistir a vídeos em HD e fazer
videochamadas sem esperar
carregamentos.

Área de cobertura

A cobertura 4.5G está em permanente expansão.
Selecione o estado para consultar as cidades que já possuem a técnologia.

Aparelhos
 compatíveis

Confira os aparelhos que já são
 compatíveis com as novas
 funcionalidades do 4.5G.

Conheça nossos
 planos

A Claro tem planos para falar
 ilimitado e navegar muito,
agora, até 10 vezes mais rápido.
 Escolha o seu.

Claro Pós

Claro Controle

Claro Pré

Perguntas
 frequentes

O que é 4.5G?

O 4.5G, nome comercial para o LTE Advanced-Pro, é uma conjunção de funcionalidades mais avançadas sobre redes móveis 4G no mundo e possibilita a melhor experiência de velocidade em jogos online e streaming de mídia. Essa tecnologia disponibiliza novas funcionalidades técnicas na rede, que devem ser suportadas pelo smartphone: agregação de frequências (portadoras), Mimo 4x4, 256QAM para downlink e 64QAM para uplink.

• Carrier aggregation (agregação de faixas): Permite a consolidação de diferentes faixas de frequência em uma mesma portadora, algo como uma supervia de informação. Com isso, é possível navegar com mais velocidade e transmitir mais informação ao mesmo tempo. A tecnologia 4.5G permite agregação de até 3 faixas diferentes de frequência para ampliar a largura de banda no canal consolidado. Normalmente, são utilizadas faixas de espectro de 2600 MHz (primeira faixa licitada para implantação do 4G), 700 MHz (nova faixa oriunda do desligamento da TV analógica, em andamento) e ainda o 1800 MHz (reutilização de faixas antes dedicadas ao 2G) e o 2100 MHz (reutilização de faixas antes dedicadas ao 3G).

• MIMO 4×4: Terminologia que vem do inglês (Multiple Inputs, Multiple Outputs), é um recurso que permite que o enlace de comunicação entre a torre da operadora e o smartphone do cliente seja feito utilizando 4 antenas de transmissão e 4 de recepção, duplicando as vias de comunicação. Na maioria dos modelos disponíveis no mercado até então, eram utilizadas 2 antenas para transmissão e 2 para recepção.

• Modulação Avançada 256QAM DL: Esquema avançado de modulação que permite maior eficiência espectral, ou seja, transmitindo 4 vezes mais bits de dados (antes eram 64 e agora são 256 bits transmitidos). Permite que os dispositivos conectados recebam um volume muito maior de dados simultaneamente.

• Modulação Avançada 64QAM DL: Esquema avançado de modulação que permite maior eficiência espectral na informação transmitida pelo usuário, ou seja, transmitindo 1.5 vezes mais bits de dados (antes eram 4 e agora são 6 bits transmitidos). Permite que os dispositivos conectados transmitam um volume muito maior de dados simultaneamente.

Como sei se meu aparelho está navegando na tecnologia 4.5G?

Dependendo do aparelho e do fabricante, o smartphone pode exibir o ícone da nova tecnologia quando estiver usando as novas funcionalidades. Entretanto, nem todos os aparelhos compatíveis tem essa configuração. A melhor forma de saber é testando a conexão e verificando como está a performance de navegação. A diferença de performance é significativa quando o telefone opera em 4.5G.

Qual a diferença entre o 4G e o novo 4.5G da Claro?

O 4.5G é a evolução do 4G e a sua velocidade é até 10 vezes mais rápida. O 4.5G é a tecnologia mais avançada em redes móveis no Brasil atualmente e possibilita a melhor experiência de velocidade em jogos online e streaming de mídia. A tecnologia 4.5G disponibiliza três novas funcionalidades técnicas na rede, que devem ser suportadas pelo smartphone: Mimo 4x4, 256QAM para downlink, 64QAM para uplink e agregação de frequências (portadoras).

O que preciso para ter a velocidade do 4.5G?

Para aproveitar todos os benefícios do 4.5G da Claro é necessário um aparelho compatível com o 4.5G e estar na área de cobertura da nova tecnologia. Confira no site as cidades onde o 4.5G já está disponível.

Se você ainda não tem um smartphone compatível, não se preocupe. O serviço melhora para todos os aparelhos compatíveis com o 4G também. É como construir uma nova pista em uma estrada. Quem está habilitado usa a nova e isso faz com que o movimento diminua na faixa que existia, melhorando para todos.

Para usar o 4.5G terei custo adicional?

Cliente Claro não paga nada mais para navegar no 4.5G. A nova tecnologia está disponível para todos os planos Pré, Pós e Controle desde que o cliente possua um aparelho compatível com as funcionalidades do 4.5G e esteja em uma localidade coberta pela nova tecnologia.

O que acontece com o meu aparelho 4.5G nos lugares onde não há cobertura da nova tecnologia?

Não se preocupe, se estiver numa localidade onde não há rede 4.5G, o aparelho continuará funcionando e se conectará automaticamente à rede na melhor tecnologia disponível.

O 4.5G consome franquia mais rápido?

Não, o consumo de dados em determinado conteúdo não depende da tecnologia 4G ou 4.5G, ou seja, é o mesmo. Porém como a velocidade é muito maior, você poderá acessar muito mais conteúdo em menor tempo. Por exemplo, se assistir um mesmo vídeo utilizando a rede 4G e a rede 4.5G, consumirá a mesma quantidade de dados, mas como quase não terá buffering, assistirá muito mais rápido e com melhor qualidade.

Quando o sinal do 4.5G chegará em minha cidade?

A cobertura 4.5G está em permanente expansão. Acesse www.claro.com.br/novaera e acompanhe a atualização das novas cidades com essa nova tecnologia.

O 4.5G é realmente até 10 vezes mais rápido que o 4G convencional?

Como ainda não há nenhum instituto ou publicação especializada que tenha divulgado as velocidades da tecnologia 4.5G, pois é inovação muito recente, a Claro realizou testes com aparelhos compatíveis, em locais públicos e em horário comercial. Ou seja, em condições normais de uso, a Claro realizou testes em 6 capitais do Brasil com a presença de tabeliões acompanhando e atestando em atas notariais as velocidades alcançadas pelos clientes na tecnologia 4.5G da Claro. Atas notariais são documentos formalizados por notários, no qual se registra e atesta de forma fiel tudo aquilo que foi constatado. Para tanto, esse documento passa a ter fé pública, servindo então de prova pré-constituída. Para ver atas dos testes realizados pelo Claro clique clique aqui.