Código 0303

Você conhece a definição da Anatel para identificar mais facilmente ligações de telemarketing? A Claro apoia esta iniciativa. Confira abaixo:

Agora você poderá ter certeza que atender aquela chamada é aceitar ofertas incríveis e muitas vantagens incluindo o primeiro 5G do Brasil! O código 0303 foi criado pela Anatel para identificar o número chamador das ligações de telemarketing. Mas o que isso significa?
 
  1. Fácil identificação de ligações de telemarketing com ofertas ou promoções de qualquer segmento;
  2. Mais respeito, transparência e segurança para você pois, diminui o risco de fraudes ou contatos que tentam se passar por bancos, operadoras e outras empresas.

Como ter certeza que é a Claro me ligando para me passar ofertas e vantagens incríveis? O número exclusivo da Claro é o 0303 720 1234.
 
Os números da Central de Atendimento ao Cliente permanecem o mesmos: 1052 para Claro Móvel e 10621 para Claro Residencial.
 
É a Claro sempre trabalhando para entregar essa e outras iniciativas que garantam a melhor experiência no uso dos serviços de telecomunicações. Afinal, o reconhecimento que mais importa é o do nosso cliente: você.
 

Perguntas Frequentes

O que é o novo código para chamadas de telemarketing e para que serve?
A partir de agora, seguindo uma determinação da Anatel, todas as chamadas de telemarketing dedicadas a ofertas e promoções de produtos e serviços de qualquer natureza deverão ser realizadas através de números específicos, que começam com 0303. Com isso, ficará mais fácil identificar essas chamadas, decidir se quer atendê-las e também ficar mais seguro de que é aquela empresa mesmo que está ligando.
E se eu seguir recebendo chamadas por outros números?
Desde 08/06, todas as ofertas comerciais de serviços passaram a ser feitas pelo 0303. Caso receba chamadas de telemarketing ativo com outros números, utilize um de nossos canais para denunciar.
A Claro também vai aderir a este novo código?
Sim. O novo número 0303-720-1234 vai ser usado e se aplica exclusivamente a ligações de ofertas de produtos e serviços. A Claro poderá utilizar outros números para contatar clientes para outros assuntos, como por exemplo o reagendamento de uma visita técnica e a verificação do pagamento de uma fatura, entre outros. Além disso, é importante lembrar que a implantação do novo prefixo será gradativa, até que todas as ligações de telemarketing sejam feitas por esse novo número.
Que tipo de ligação posso receber da Claro que não seja através do novo 0303-720-1234?
Chamadas sobre quaisquer outros assuntos que não sejam de ofertas de produtos e serviços seguem utilizando outros números da Claro. Além disso, mesmo as ligações de telemarketing ainda serão realizadas também a partir de outros números até que o processo de implantação do prefixo 0303 seja concluído.
Se eu receber uma ligação da Claro pelo 0303-720-1234 posso retornar para esse mesmo número?
Sim, a Claro manterá disponível o 0303-720-1234 para receber chamadas de retorno de quem eventualmente pretenda entrar em contato após receber uma ligação. As ligações serão direcionadas para o atendimento comercial. A Claro também disponibiliza o 0800-720-1234 da Central de Vendas.
Se eu precisar falar com a Claro, quais são os canais de atendimento e vendas disponíveis?
Os canais oficiais de atendimento e vendas seguem os mesmos, através do site claro.com.br, os telefones de atendimento 106 21 e 1052 (para linhas móveis da Claro) e a central de vendas 0800-720-1234.
As novas regras para ligações de telemarketing usando prefixo 0303 se aplicam somente para empresas de telefonia?
Não. As novas regras se aplicam a quaisquer ofertas de produtos e serviços de qualquer natureza, portanto devem ser seguidas por empresas de todos os setores.
O que muda a partir de 10/3/22?
O processo de implantação dos novos números para telemarketing inicia. As ligações para ofertas de produtos e serviços que eram feitas através de um número móvel passam a ser realizadas obrigatoriamente a partir de números com o prefixo 0303.
O que muda a partir de 08/6/22?
O prefixo 0303 também passa a ser obrigatório para as ligações de ofertas realizadas através de números fixos, concluindo o processo de migração de todas as ligações de telemarketing para o novo prefixo 0303.
O que eu devo fazer se não quiser receber ligações de ofertas de produtos por meio de 0303?

Cliente Claro,

 

As chamadas originadas com prefixo 0303 são chamadas de telemarketing e podem ser de qualquer empresa ou setor econômico, como bancos, empresas de varejo, telecomunicações, etc.

 

Para efetuar bloqueio destas chamadas, existem algumas opções:

 

1 – bloquear os números indesejados diretamente no seu aparelho celular. Para tanto, basta digitar “bloquear número chamador” na opção de busca da biblioteca do sistema operacional do seu aparelho e seguir as instruções, pois varia de modelo para modelo de celular.

 

2 – Buscar aplicativos gratuitos em sua loja de aplicativos, como Apple Store ou Google Play e baixar aplicativos específicos que fazem bloqueios de chamadas.

 

3 – Se for chamadas de Telecomunicações ou empréstimos de bancos, o usuário deve se cadastrar na plataforma www.nãomeperturbe.com.br para não receber mais chamadas desta natureza.