Código 0303

Você conhece a nova definição da Anatel, para que você possa identificar ligações de telemarketing? A Claro apoia essa iniciativa.

A partir de agora, a Anatel cria o código 0303 para que você possa identificar ligações de telemarketing de ofertas e promoções de todos os segmentos. Assim, você poderá decidir se quer ou não atendê-las.

Essa iniciativa significa mais transparência e segurança para você, pois diminui o risco de fraudes ou contatos por meio de números não oficiais. 

Nosso número é: 0303 720 1234.

Assim, você saberá que é a Claro que está te ligando e poderá receber nossas ofertas e promoções exclusivas.

A implementação será feita de forma gradativa, iniciando agora e com conclusão prevista até 08 de junho. Com isso, até lá, você poderá ser impactado com outros números da Claro que não tenham o código 0303.
Estamos empenhados e trabalhando para que a implementação da Claro, seja concluída o quanto antes para a sua comodidade.

Perguntas Frequentes

O que é o novo código para chamadas de telemarketing e para que serve?
A partir de agora, seguindo uma determinação da Anatel, todas as chamadas de telemarketing dedicadas a ofertas e promoções de produtos e serviços de qualquer natureza deverão ser realizadas através de números específicos, que começam com 0303. Com isso, ficará mais fácil identificar essas chamadas, decidir se quer atendê-las e também ficar mais seguro de que é aquela empresa mesmo que está ligando.
E se eu seguir recebendo chamadas por outros números?
A implantação do novo código será gradativa e está iniciando agora. Até que o processo esteja concluído e todos se adequem, é possível que você ainda receba chamadas de telemarketing através de outros números. Conforme cronograma da Anatel, até junho todas as chamadas para oferta comercial de serviços deverão passar a ser feita pelo 0303.
A Claro também vai aderir a este novo código?
Sim. O novo número 0303-720-1234 vai ser usado e se aplica exclusivamente a ligações de ofertas de produtos e serviços. A Claro poderá utilizar outros números para contatar clientes para outros assuntos, como por exemplo o reagendamento de uma visita técnica e a verificação do pagamento de uma fatura, entre outros. Além disso, é importante lembrar que a implantação do novo prefixo será gradativa, até que todas as ligações de telemarketing sejam feitas por esse novo número.
Que tipo de ligação posso receber da Claro que não seja através do novo 0303-720-1234?
Chamadas sobre quaisquer outros assuntos que não sejam de ofertas de produtos e serviços seguem utilizando outros números da Claro. Além disso, mesmo as ligações de telemarketing ainda serão realizadas também a partir de outros números até que o processo de implantação do prefixo 0303 seja concluído.
Se eu receber uma ligação da Claro pelo 0303-720-1234 posso retornar para esse mesmo número?
Sim, a Claro manterá disponível o 0303-720-1234 para receber chamadas de retorno de quem eventualmente pretenda entrar em contato após receber uma ligação. As ligações serão direcionadas para o atendimento comercial. A Claro também disponibiliza o 0800-720-1234 da Central de Vendas.
Se eu precisar falar com a Claro, quais são os canais de atendimento e vendas disponíveis?
Os canais oficiais de atendimento e vendas seguem os mesmos, através do site claro.com.br, os telefones de atendimento 106 21 e 1052 (para linhas móveis da Claro) e a central de vendas 0800-720-1234.
As novas regras para ligações de telemarketing usando prefixo 0303 se aplicam somente para empresas de telefonia?
Não. As novas regras se aplicam a quaisquer ofertas de produtos e serviços de qualquer natureza, portanto devem ser seguidas por empresas de todos os setores.
O que muda a partir de 10/3/22?
O processo de implantação dos novos números para telemarketing inicia. As ligações para ofertas de produtos e serviços que eram feitas através de um número móvel passam a ser realizadas obrigatoriamente a partir de números com o prefixo 0303.
O que muda a partir de 08/6/22?
O prefixo 0303 também passa a ser obrigatório para as ligações de ofertas realizadas através de números fixos, concluindo o processo de migração de todas as ligações de telemarketing para o novo prefixo 0303.
O que eu devo fazer se não quiser receber ligações de ofertas de produtos e serviços da Claro?
A Claro apoia e participa da iniciativa do naomeperturbe.com.br. Basta ao titular da linha que não quer receber chamadas de telemarketing realizar o cadastro no site naomeperturbe.com.br.