Campeonato Gaúcho

Campeonato Gaúcho 2024

02.03 (Sábado)

Grêmio x Guarany-RS 16h30
Onde assistir: Premiere 1 (721)

Juventude x Internacional 16h30
Onde assistir: Premiere 2 (722)

Premiere é na Claro!

Assine Premiere para ficar ligado em todos os jogos do Gauchão.

A transmissão que é a cara do Campeonato Gaúcho está no Premiere (Canal 721)! Os principais jogos do Gauchão, ao vivo!

A partir de:

R$ 29,90 / mês

Campeonato Gaúcho tem Gre-Nal, as camisas do interior e muito mais

Uma competição centenária que promove há décadas o que talvez seja o maior clássico do Brasil. Mas tem muito mais...

Imagem do Grêmio, campeão gaúcho, reunido para foto.

História

O Campeonato Gaúcho foi criado pela Federação Rio-Grandense de Desportos (FRGD) em 1919 com a ambição de reunir os campeões regionais do Rio Grande do Sul. Mas faltou tempo hábil para que fosse cumprida à risca a ideia na edição de estreia. No final, Grêmio e Brasil de Pelotas fizeram o único jogo daquela edição e o clube do interior levou a melhor.
 
A Revolução no estado comprometeu a continuação do Campeonato Gaúcho. Ele retornou somente em 1925. Outro ponto relevante é que até 1960, o campeonato não era unificado, ou seja, somente uma equipe representava sua região na disputa. (Ex: somente um clube representava Porto Alegre). A Era Unificada começou a partir de 1961 e resolvia essa questão.
Imagem de uma disputa de bola no Campeonato Gaúcho.

Regulamento

12 clubes se enfrentam no sistema de pontos corridos e em turno único. Os quatro primeiros seguem na briga, enquanto os dois últimos são rebaixados. Mais vitórias, melhor saldo, mais gols, menos vermelhos, menos cartões amarelos e sorteio são os critérios de desempate nesta fase.
 
Semifinal e final acontecem em dois jogos, ida e volta, com o segundo confronto na casa do time de melhor campanha na classificação geral da competição. Pontos, saldo de gols e pênaltis são os critérios, na ordem, de desempate nesta fase.

Maiores Artilheiros

Imagem do ex-jogador Sotilli.

Sandro Sotilli

111 gols - Glória (2004)

Imagem do ex-jogador Baltazar.

Baltazar

28 gols - Grêmio (1980)

Imagem do ex-jogador Marcus Vinicius.

Marcus Vinicius

28 gols - Guarani - VA (1997)

Imagem do ex-jogador Jair.

Jair

24 gols - Internacional - (1979)

Últimos Artilheiros

Diego Souza (Grêmio)

7 gols em 2021 e 9 gols em 2020

Marcão (São Luiz) e Rafael Gava (Caxias)

6 gols

Michel (São Luiz)

8 gols

Brenner (Internacional) e Bolaños (Grêmio)

7 gols

Últimos campeões

2023

Grêmio

Pelo sexto ano consecutivo, o Grêmio foi campeão estadual da série A. O Grêmio venceu o Caxias por 1 a 0, e conquistou, pela 42ª vez em sua história, o título do Campeonato Gaúcho.

2022

Grêmio

Pelo quinto ano consecutivo, o Grêmio foi campeão estadual da série A. O Grêmio venceu o Ypiranga por 2 a 1, e conquistou, pela 41ª vez em sua história, o título do Campeonato Gaúcho.

2021

Grêmio

Pelo quarto ano consecutivo, o Grêmio foi campeão estadual da série A. O tricolor gaúcho foi às finais contra o Internacional, que ficou com o vice-campeonato. O Colorado também teve o melhor ataque da temporada, com 24 gols na fase inicial.

2020

Grêmio

Em 2020, o Grêmio levantou sua 39ª taça do Campeonato Gaúcho. O título do primeiro turno*, entretanto, ficou com o Caxias. Ou seja, essa conquista precisou ser construída desde o segundo turno até a finalíssima do campeonato.
 

2019

Grêmio

Decisão com Gre-Nal não pode ser mais emocionante! Neste caso, a decisão foi além do esperado em termos de sofrimento para os times após dois empates nas finais. A taça foi decidida nos pênaltis e o Grêmio foi campeão em casa.