Campeonato Gaucho

Campeonato Gaúcho

Vem pra Claro TV curtir o Gauchão!

Campeonato Gaúcho tem Gre-Nal, as camisas do interior e muito mais

Uma competição centenária que promove há décadas o que talvez seja o maior clássico do Brasil. Mas tem muito mais...

História

O Campeonato Gaúcho foi criado pela Federação Rio-Grandense de Desportos (FRGD) em 1919 com a ambição de reunir os campeões regionais do Rio Grande do Sul. Mas faltou tempo hábil para que fosse cumprida à risca a ideia na edição de estreia. No final, Grêmio e Brasil de Pelotas fizeram o único jogo daquela edição e o clube do interior levou a melhor.
 
A Revolução no estado comprometeu a continuação do Campeonato Gaúcho. Ele retornou somente em 1925. Outro ponto relevante é que até 1960, o campeonato não era unificado, ou seja, somente uma equipe representava sua região na disputa. (Ex: somente um clube representava Porto Alegre). A Era Unificada começou a partir de 1961 e resolvia essa questão.

Regulamento do campeonato

12 clubes se enfrentam no sistema de pontos corridos e em turno único. Os quatro primeiros seguem na briga, enquanto os dois últimos são rebaixados. Mais vitórias, melhor saldo, mais gols, menos vermelhos, menos cartões amarelos e sorteio são os critérios de desempate nesta fase.
 
Semifinal e final acontecem em dois jogos, ida e volta, com o segundo confronto na casa do time de melhor campanha na classificação geral da competição. Pontos, saldo de gols e pênaltis são os critérios, na ordem, de desempate nesta fase.

Maiores Artilheiros

Sotilli

111 gols.

Últimos Campeões

Grêmio 2020

Em 2020, o Grêmio levantou sua 39ª taça do Campeonato Gaúcho. O título do primeiro turno*, entretanto, ficou com o Caxias. Ou seja, essa conquista precisou ser construída desde o segundo turno até a finalíssima do campeonato.
 

Grêmio 2019

Decisão com Gre-Nal não pode ser mais emocionante! Neste caso, a decisão foi além do esperado em termos de sofrimento para os times após dois empates nas finais. A taça foi decidida nos pênaltis e o Grêmio foi campeão em casa.

Grêmio 2018

Foi quatro a zero no primeiro jogo, realizado na Arena do Grêmio. Posteriormente, o Tricolo Gaúcho ainda sapecou mais uma goleada por três a zero em cima do Brasil de Pelotas no Estádio Bento Freitas para sagrar-se campeão estadual de 2018.

Novo Hamburgo 2017

Esta foi a última edição que não contou com o Grêmio na decisão. O arquirrival Internacional lá estava para tentar mais uma conquista. Mas o Novo Hamburgo surpreendeu a todos ficando com o título.

Tabela de jogos do Gauchão

Semifinal - 1º jogo
 
02-05-2021 (domingo)
Juventude x Internacional - 16h - Montanha dos Vinhedos
Caxias x Grêmio - 19h - Centenário
 
Semifinal - 2º jogo
 
08-05-2021 (sábado)
Internacional x Juventude - 19h - Beira-Rio
09-05-2021 (domingo)
Grêmio x Caxias - 16h - Arena do Grêmio

Premiere é na Claro!

Assine Premiere para ficar ligado em todos os jogos do Gauchão.

A transmissão que é a cara do Campeonato Gaúcho está no Premiere!