Campeonato Gaúcho
Campeonato Gaúcho
O Internacional conquistou o título do campeonato pela 46ª vez na história
Roger Machado
Foi anunciado oficialmente como técnico do Internacional no dia 18 de julho de 2024, assinando contrato até dezembro de 2025. Com esse título do time ele interrompeu a sequência de sete títulos estaduais do grande rival Grêmio.
Os maiores artilheiros do Campeonato Gaúcho 2025
Campeonato Gaúcho tem Gre-Nal, as camisas do interior e muito mais
Uma competição centenária que promove há décadas o que talvez seja o maior clássico do Brasil. Mas tem muito mais...
História
O Campeonato Gaúcho foi criado pela Federação Rio-Grandense de Desportos (FRGD) em 1919 com a ambição de reunir os campeões regionais do Rio Grande do Sul. Mas faltou tempo hábil para que fosse cumprida à risca a ideia na edição de estreia. No final, Grêmio e Brasil de Pelotas fizeram o único jogo daquela edição e o clube do interior levou a melhor.
A Revolução no estado comprometeu a continuação do Campeonato Gaúcho. Ele retornou somente em 1925. Outro ponto relevante é que até 1960, o campeonato não era unificado, ou seja, somente uma equipe representava sua região na disputa. (Ex: somente um clube representava Porto Alegre). A Era Unificada começou a partir de 1961 e resolvia essa questão.
Regulamento
12 clubes se enfrentam no sistema de pontos corridos e em turno único. Os quatro primeiros seguem na briga, enquanto os dois últimos são rebaixados. Mais vitórias, melhor saldo, mais gols, menos vermelhos, menos cartões amarelos e sorteio são os critérios de desempate nesta fase.
Semifinal e final acontecem em dois jogos, ida e volta, com o segundo confronto na casa do time de melhor campanha na classificação geral da competição. Pontos, saldo de gols e pênaltis são os critérios, na ordem, de desempate nesta fase.