Eurocopa

Eurocopa: o fino trato da bola

Praticamente uma Copa do Mundo sem Brasil e Argentina, mas com inúmeros craques do Velho Continente

Foto histórica de time na Eurocopa.

História

O secretário da Federação Francesa de Futebol, Henry Delaunay, foi quem teve a ideia do que é conhecido hoje em dia como Eurocopa. A primeira edição aconteceu no ano de 1960. A França foi o país sede e recebeu outras três seleções para os jogos da disputa inicial (União Soviética, Iugoslávia e Tchecoslováquia). Os soviéticos sagraram-se campeões. Até 1976, somente quatro seleções se classificavam para a disputa da fase final, embora já houvessem eliminatórias que afunilavam o processo desde a primeira edição. Durante as últimas quatro décadas, o número de participantes aumentou para 24 seleções.
Imagem das bandeiras dos países que participam da Eurocopa.

Regulamento

A fase final começa com 24 seleções divididas em seis grupos com quatro times. As partidas acontecem então em turno único e os dois primeiros de cada chave se classificam. Os quatro melhores terceiros colocados também seguem vivos e avançam às oitavas de final.Confronto direto, melhor saldo de gols, mais gols pró, mais vitórias, menos cartões vermelhos e amarelos e ranking das eliminatórias são os critérios de desempate nesta primeira fase.Das oitavas de final até a grande final, é mata-mata. Ou melhor, somente “mata”, pois os duelos acontecem em jogo único.

Artilheiros

Foto de Michel Platini.

Michel Platini (França)

9 gols

Foto de Cristiano Ronaldo.

Cristiano Ronaldo (Portugal)

9 gols

Foto de Alan Shearer.

Alan Shearer (Inglaterra)

7 gols

Foto de Antoine Griezmann.

Antoine Griezmann (França)

6 gols

Eurocopa 2021

Itália (3) 1 x 1 (2) Inglaterra

Itália e Inglaterra se enfrentaram em 11 de julho de 2021, na partida que decidiu a final da Eurocopa de 2020. Em pleno estádio de Wembley, em Londres, os italianos foram buscar o resultado na etapa final, com o gol de empate saindo da cabeça do zagueiro Leonardo Bonucci. 
 
Após dois tempos sem gols na prorrogação, os italianos contaram com três erros decisivos por parte dos donos da casa nas disputas de pênaltis e conquistam o segundo título da Eurocopa em sua história.

Conheça os últimos campeões da Eurocopa

Itália - 2020

Campeã em 1968, a Itália precisou desbancar a Inglaterra e um Wembley praticamente lotado na decisão para vencer novamente a Euroucopa. No final o lema "It's coming home" acabou virando "Its coming to Rome" após o triunfo dos italianos nos pênaltis em julho de 2021.

Portugal - 2016

A França sediou a edição de 2016 da Eurocopa. Os anfitriões, entretanto, sucumbiram diante de Portugal na prorrogação final e perderam o título. O gol decisivo foi de Éder, aos 109 minutos de bola rolando.

Espanha - 2012

O “Tiki-Taka” em sua essência! Assim ficaria marcada aquela edição da Eurocopa. Afinal, a Espanha, que era a atual campeã da Eurocopa e também da Copa do Mundo, fez a festa em Kiev (Ucrânia) em cima da Itália.

Espanha - 2008

Antes do título mundial surgir para os espanhóis na África do Sul, em 2010, esta edição da Eurocopa serviu como um marco do nascimento de uma geração iluminada e o início de uma sequência de resultados inesquecíveis para a Fúria durante um bom tempo. Nomes como Xavi Hernández, Andrés Iniesta e Fernando Torres estavam no plantel campeão.

Grécia - 2004

Sem dúvida é a maior zebra dos últimos tempos em termos de Eurocopa. Bem diante dos portugueses, que jogaram em casa e eram muitos no Estádio da Luz no dia da decisão, a Grécia bateu Portugal no confronto derradeiro daquela edição. O time da casa era treinado na época pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari.

Eurocopa é na Claro

Curta as emoções de uma nova era do futebol europeu através da transmissão pra lá de especial da sportv! Assine Claro tv+ e tenha acesso ao melhor conteúdo do esporte e do futebol.