Eurocopa

Imagem de jogadores e Troféu da Eurocopa.

Os mais diferentes estilos do futebol europeu em campo

Eurocopa: o fino trato da bola

Praticamente uma Copa do Mundo sem Brasil e Argentina, mas com inúmeros craques do Velho Continente

Foto histórica de time na Eurocopa.

História

O secretário da Federação Francesa de Futebol, Henry Delaunay, foi quem teve a ideia do que é conhecido hoje em dia como Eurocopa. A primeira edição aconteceu no ano de 1960. A França foi o país sede e recebeu outras três seleções para os jogos da disputa inicial (União Soviética, Iugoslávia e Tchecoslováquia). Os soviéticos sagraram-se campeões. Até 1976, somente quatro seleções se classificavam para a disputa da fase final, embora já houvessem eliminatórias que afunilavam o processo desde a primeira edição. Durante as últimas quatro décadas, o número de participantes aumentou para 24 seleções.
Imagem das bandeiras dos países que participam da Eurocopa.

Regulamento

A fase final começa com 24 seleções divididas em seis grupos com quatro times. As partidas acontecem então em turno único e os dois primeiros de cada chave se classificam. Os quatro melhores terceiros colocados também seguem vivos e avançam às oitavas de final.Confronto direto, melhor saldo de gols, mais gols pró, mais vitórias, menos cartões vermelhos e amarelos e ranking das eliminatórias são os critérios de desempate nesta primeira fase.Das oitavas de final até a grande final, é mata-mata. Ou melhor, somente “mata”, pois os duelos acontecem em jogo único.

Artilheiros

Foto de Michel Platini.

Michel Platini (França)

9 gols

Foto de Cristiano Ronaldo.

Cristiano Ronaldo (Portugal)

9 gols

Foto de Alan Shearer.

Alan Shearer (Inglaterra)

7 gols

 Foto de Antoine Griezmann.

Antoine Griezmann (França)

6 gols

Últimos campeões

Itália - 2020

Campeã em 1968, a Itália precisou desbancar a Inglaterra e um Wembley praticamente lotado na decisão para vencer novamente a Eurocopa. No final, o lema “It’s coming home” acabou virando "It’s coming to Rome” após triunfo dos italianos nos pênaltis em julho de 2021.
Foto de brasão do time de Portugal.

Portugal - 2016

Portugal - 2016A França sediou a edição de 2016 da Eurocopa. Os anfitriões, entretanto, sucumbiram diante de Portugal na prorrogação do jogo final e perderam o título. O gol decisivo foi de Éder, aos 109 minutos de bola rolando.
 Foto de brasão do time da Espanha.

Espanha - 2012

O “Tiki-Taka” em sua essência! Assim ficaria marcada aquela edição da Eurocopa. Afinal, a Espanha, que era a atual campeã da Eurocopa e também da Copa do Mundo, fez a festa em Kiev (Ucrânia) em cima da Itália.
Foto de brasão do time da Espanha.

Espanha - 2008

Antes do título mundial surgir para os espanhóis na África do Sul, em 2010, esta edição da Eurocopa serviu como um marco do nascimento de uma geração iluminada e o início de uma sequência de resultados inesquecíveis para a Fúria durante um bom tempo. Nomes como Xavi Hernández, Andrés Iniesta e Fernando Torres estavam no plantel campeão.
Foto de brasão do time da Grécia.

Grécia - 2004

Sem dúvida, a maior zebra dos últimos anos em termos de Eurocopa. Bem diante dos portugueses, que jogaram em casa e eram muitos no Estádio da Luz no dia da decisão, a Grécia bateu Portugal no confronto derradeiro daquela edição. O time da casa era treinado na época por Luiz Felipe Scolari.

Tabela de jogos Eurocopa

Imagem Logo da Euro Copa 2020.

• Final

Itália (3) 1 x 1 (2) Inglaterra 
11.07 (Domingo) - Wembley 
*Itália campeã pela segunda vez 
 
 

Eurocopa é na Claro!

Assine para acompanhar toda a emoção da Eurocopa.

Imagem de taça da Eurocopa.
A Eurocopa mais especial de todas vem por aí! Curta as emoções de uma nova era do futebol europeu através da transmissão pra lá de especial do SporTV! Garanta já o canal no seu pacote da Claro TV!