Fórmula 1

O mundial de fórmula 1 é na claro tv!

O Campeonato de Fórmula 1 é na Claro TV!

Acompanhe essa disputa entre os melhores pilotos e equipes na sua tv por assinatura. Não perca nenhuma sessão de treino ou corrida ao vivo no BandSports!

Saiba mais

Um giro em alta velocidade ao redor do planeta

Os craques do volante aceleram nas pistas mais espetaculares

Foto preto e branco com as curvas de uma pista de carro

História

A Fórmula 1 é considerada a principal categoria do automobilismo mundial. É preciso ressaltar que se trata de uma disputa de carros monopostos. 
 
O ano oficial de criação do Campeonato Mundial de Fórmula 1 é 1950, mas algo menos elaborado e irregular quanto às datas de realização já existia desde o século XIX. Em 1901, foi disputado o primeiro Grande Prêmio, em Le Mans, na França. Foi somente ao final da Segunda Guerra Mundial, e após um período onde os EUA foram o centro do automobilismo mundial e em especial Indianápolis, que nasceu a Fórmula 1. 

De 1950 até os dias atuais, a categoria passou por inúmeras mudanças, algumas realmente inovadoras. Como é o caso do regulamento atual, onde desde 2014, os motores passaram a ser os V6 turbos híbridos, deixando de fazer aquele tradicional “som da Fórmula 1”, mas construindo uma ponte para novas tecnologias sustentáveis, e melhor, deixando os carros ainda mais velozes. 

Regulamento

Carro azul de corrida, visto de frente

O final de semana de Grande Prêmio é dividido em dois treinos livres na sexta-feira (P1 e P2), cada um com duração de uma hora e meia. O intervalo entre as duas sessões não pode ser menor que duas horas e meia. 

Ainda acontece um derradeiro treino livre (P3) no sábado, com duração de uma hora, que não deve ser iniciado antes de 18 horas do fim do segundo treino livre (P2).

A formação do grid oficial de largada acontece após o Q1, Q2 e Q3, as três etapas nas quais é dividido o treino de classificação. O Q1 tem duração de 18 minutos e acontece com todos os carros na pista, mas os cinco mais lentos são desclassificados do Q2.
 
Já a seguinte sessão é iniciada após 7 minutos de intervalo e tem a duração de 15 minutos. Novamente, os cinco mais lentos ficam de fora, desta vez do Q3. 

O Q3 tem apenas 12 minutos e os tempos marcados definem a ordem do grid de largada da corrida. 
Pontuação da Corrida 

1º colocado - 25 pontos
2º colocado - 18 pontos 
3º colocado - 15 pontos
4º colocado - 12 pontos 
5º colocado - 10 pontos 
6º colocado - 8 pontos 
7º colocado - 6 pontos 
8º colocado - 4 pontos 
9º colocado - 2 pontos 
10º colocado - 1 ponto 
carro de corrida vermelho fazendo uma curva.

Três corridas vão usar a chamada Corrida Sprint ou corrida de classificação. Ela consiste em uma corrida disputada em uma distância um pouco menor do que a principal, e que ocorre no sábado. 

Nesses finais de semana, os treinos de sexta-feira acontecem da seguinte forma: um treino livre de uma hora seguido pela classificação tradicional.
Largada de corrida, duas fileiras com carros lado a lado esperando a partida.

Os pilotos devem usar ao menos dois jogos de pneus de tipos diferentes. 
 
Pneus 

Duros - menor aderência, menor desgaste 
Médios - Meio termo em os dois pneus mais extremos de pista seca
Macios - maior aderência, maior desgaste
Chuva intermediária
Chuva pesada
3 imagens do mesmo carro, primeiro o esboço em desenho, depois com cores e por último pronto.

Últimos campeões construtores

Com a mudança de regulamento, em 2014, que extinguiu os motores V8 da Fórmula 1, iniciou-se a soberania da Mercedes. A montadora alemã evoluiu como nenhuma outra os motores V6 turbo com sistema híbrido para criar uma verdadeira hegemonia na categoria, conquistando todos os títulos no mundial de construtores e de pilotos desde 2014.

Veja os últimos vencedores do Campeonato da Fórmula 1

Os craques do volante aceleram nas pistas mais espetaculares

Lewis Hamilton
2020 - Mercedes

Lewis Hamilton (ING)

Em uma temporada incomum, a Fórmula 1 precisou se reinventar rapidamente com a ausência de algumas de suas principais corridas, assim como o público, fora devido à pandemia de Covid-19. Valtteri Bottas acabou sendo o vice-campeão em uma temporada que coroou Lewis Hamilton que guiava uma Mercedes praticamente toda negra.    
Lewis Hamilton
2019 - Mercedes

Lewis Hamilton (ING)

Soberano na Mercedes, Lewis Hamilton foi campeão ao bater seu companheiro de equipe Valtteri Bottas, mas com uma interessante ascensão técnica de Max Verstappen, piloto da Red Bull.  
Lewis Hamilton
2018 - Mercedes

Lewis Hamilton (ING)

Em 2018, Sebastian Vettel foi o vice-campeão, mais uma vez. Porém, a definição do campeonato se desenhou de forma dramática uma vez que o piloto da Ferrari liderou boa parte da disputa. 
Lewis Hamilton
2017 - Mercedes

Lewis Hamilton (ING)

Depois de perder o título para Nico Rosberg, em 2016, Lewis Hamilton voltou a sagrar-se campeão do Campeonato Mundial de Fórmula 1 após uma clássica disputa Mercedes-Ferrari na temporada. Sebastian Vettel, da Ferrari, foi o vice-campeão. 
Cidade do México - Autódromo Hermanos Rodríguez
Próxima corrida - 07/11

Grande Prêmio do México

O Grande Prêmio do México foi disputado entre 1962 a 1992, participou do campeonato da Fórmula 1. Voltou em 2015 a fazer parte do calendário do mundial da categoria. Foi na pista mexicana que Michael Schumacher conquistou o primeiro pódio na sua carreira.

Na Claro tv você fica por dentro de tudo o que acontece na Fórmula 1

Band Sports

O Campeonato Mundial de Fórmula 1 está em casa na Claro TV! Não perca nenhuma sessão de treino ou corrida no BandSports! Garanta o canal.

Tabela de corridas

Acesse e veja a tabela completa do campeonato de Formula 01.

Perguntas frequentes

Quais são os atuais motores da Fórmula 1?

Desde 2014, a unidade de potência padrão é 1.6 V6 Turbo com sistema híbrido. 

 

Assista à Fórmula 1 na Claro TV!  Saiba mais!

O que é a Corrida Sprint?
Corrida Sprint é na verdade uma espécie de corrida de classificação. Ao invés do tradicional treino de classificação aos sábados, acontece uma corrida disputada em menor distância, e que define o grid para a corrida principal, no domingo.

 Reveja seu pacote e garanta as emoções da Fórmula 1! 

Os pilotos atualmente usam números fixos?

Sim, desde a temporada 2014, os pilotos têm numeração fixa na categoria. Lewis Hamilton, por exemplo, corre com o número 44. 

Fórmula 1 é na Claro TV! Assine já!

Qual foi a última vitória brasileira na Fórmula 1? e Qual foi o último título brasileiro na Fórmula 1?

A última vitória brasileira na Fórmula 1 foi com Rubens Barrichello, que na época corria pela Brown-Mercedes, e aconteceu em 2009, no Grande Prêmio da Itália, em Monza. 

 

Já a última conquista de um piloto brasileiro na categoria foi em 1991, quando Ayrton Senna celebrou seu terceiro título mundial. 

 

Acompanhe a história da Fórmula 1 sendo escrita na Claro TV. Saiba mais aqui!

Existem brasileiros promissores nas categorias de base?

Sim, Felipe Drugovich, Enzo Fittipaldi, Guilherme Samaia e Gianluca Pentecof são os nomes que atualmente representam o Brasil na Fórmula 2, considerada a porta de entrada da Fórmula 1. 

Torça pelos pilotos brasileiros junto com a Claro TV! Assine já!

O Brasil está no calendário da atual temporada?

Sim, o Grande Prêmio do Brasil acontecerá entre os dias 12, 13 e 14 de novembro de 2021, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. 

Garanta agora mesmo o melhor do esporte na Claro TV!

Existem outras corridas na América Latina?

Sim, além do Brasil, o México é outro país latina a estar no calendário da Fórmula 1. As corridas acontecem na Cidade do México, no reformado Autódromo Hermano Rodríguez. 

 

Não perca nenhuma prova do Campeonato Mundial de Fórmula 1 com a Claro TV!