Sulamericana

Copa Sul-Americana

Uma recente paixão do futebol sul-americano!

Copa Sul-Americana

Nos quesitos qualidade técnica dos jogos e importância, a Copa Sul-Americana vem logo atrás da Libertadores. A competição ganhou força nas duas últimas décadas e entrou de vez no calendário do futebol da América do Sul. Uma grande oportunidade de conhecer novas camisas, estádios e talentos do nosso continente.

Conheça a história

A Copa Sul-Americana foi criada pela CONMEBOL (Confederação Sul-Americana de Futebol) em 2002 com a ambição de torná-la uma opção a Libertadores para os clubes de menor expressão.
 
Ela veio após sucessivas tentativas e fracassos de estabelecer uma nova competição entre clubes do continente, mas que ficasse atrás na importância da Libertadores. O torneio então entrou no lugar da Copa Mercosul e Merconorte, que anteriormente já haviam substituído a Copa Conmebol e a Supercopa Sul-Americana nesta função. 

Regulamento

16 clubes avançam da fase inicial para a fase de grupos (oito chaves com quatro times cada). Seis clubes argentinos, seis brasileiros e os quatro eliminados da terceira fase da Libertadores somam-se então a essas equipes que vieram da primeira fase para brigar pela classificação aos mata-matas da Copa Sul-Americana.
 
Os primeiros colocados dos grupos avançam e ganham a companhia dos 3º colocados eliminados na fase de grupos da Libertadores. Até a semifinal a competição segue em confrontos de ida e volta, e em caso de igualdade nos pontos, os critérios para desempate serão (nesta ordem) saldo de gols, gols fora de casa e disputa de pênaltis.
 
A final acontece em jogo único, em campo neutro. Se houver empate, os times seguem para a prorrogação, e caso necessário, pênaltis, para definir o campeão.
 

Maiores Artilheiros

Hernán Barcos

Argentina | 19 gols (ainda em atividade)

Hernán López

Uruguai | 16 gols

Rafael Moura

Brasil | 14 gols (ainda em atividade)

Miller Bolaños

Equador | 13 gols (ainda em atividade)

Últimos campeões

2020

Defensa y Justicia (ARG)

O modesto time argentino comandado pelo histórico centroavante Hernán Crespo bateu o rival local Lanús na decisão. A grande final ocorreu em partida única, em Córdoba, Argentina. 
2019

Independiente del Valle (EQU)

O clube equatoriano tinha Miguel Ángel Ramírez no banco de reservas como treinador quando eliminou o Corinthians, de Fábio Carille, na semifinal. No confronto final, vitória sobre o Colón (ARG) por três a um.
2018

Athletico Paranaense (BRA)

Última vez que o torneio aconteceu com finais em duas datas antes de acompanhar a  Libertadores na mudança para jogo único. O Athletico-PR venceu um duelo emocionante nos pênaltis após empate em duas partidas contra o Junior Barranquilla (COL). 
2017

Independiente (ARG)

Final no Maracanã sempre é especial. Em 2017, o Flamengo desafiou o “Rei de Copas”, como é conhecido o time argentino que é experiente em levar taças. O triunfo por dois a um no primeiro jogo fez a diferença para o Independiente (ARG).

Tabela de jogos

Copa Sul-Americana

Oitavas de final 
 
LDU x Grêmio
13.07 - 19h15 - Casa Blanca
20.07 - 19h15 - Arena do Grêmio

América de Cali x Athletico-PR 
13.07 - 21h30- Pascual Guerrero
20.07 - 21h30- Arena da Baixada
 
Independiente del Valle x Bragantino
14.07 - 21h30 - Casa Blanca
21.07 - 21h30 - Nabi Abi Chedid

Santos x Independiente
15.07 - 19h15 - Vila Belmiro
22.07 - 19h15 - Avellaneda

CONMEBOL TV é na Claro!

Assine CONMEBOL TV para acompanhar toda a emoção da Copa Sul-Americana.

O esporte mais popular da América do Sul tem mais uma grande competição para chamar de sua! Confira os resultados e a classificação da Copa Sul-Americana através da transmissão pra lá de especial da CONMEBOL TV!

Perguntas frequentes

Onde assistir a Copa Sul-Americana de 2021?
A CONMEBOL TV (canal 711 HD da Claro TV), canal por assinatura da Confederação Sul-Americana de Futebol, é a responsável por transmitir os confrontos válidos pela Copa Sul-Americana. Conheça todas as opções de contratação e garanta a melhor transmissão desta disputa.
Como assistir a CONMEBOL TV?
É possível garantir a assinatura da CONMEBOL TV através de uma das várias opções de contratação disponíveis na Claro TV. Clique aqui e comece a curtir a Copa Sul-Americana!
Como funciona a disputa da Copa Sul-Americana de 2021?
A edição de 2021 da Copa Sul-Americana contará com algumas mudanças em sua fórmula de disputa. A mais relevante é a criação de uma fase de grupos semelhante à Taça Libertadores da América.
 
Mas no caso, aqui, somente o primeiro da chave passa para os mata-matas, que disputados em ida e volta, dão o tom da disputa até a final. A decisão acontece em jogo único e em campo neutro.
 
Na Claro TV, você fica ligado nos confrontos, ao vivo, desta emocionante disputa. Garanta aqui a CONMEBOLTV!
Quais times brasileiro vão disputar a Copa Sul-Americana de 2021?
Athletico-PR, Corinthians, Ceará, Atlético-GO, Bahia e Red Bull Bragantino. Para acompanhar seu time favorito na Copa Sul-Americana pela Claro TV, assine a CONMEBOL TV, emissora oficial Confederação Sul-Americana de Futebol.
O que ganha o campeão da Copa Sul-Americana de 2021?
Além da premiação relativa ao vencedor, o time também garante classificação para a Recopa Sul-Americana da temporada seguinte. Outra vaga que se abre é para a disputa da Copa Suruga, no Japão.
 
A Claro TV traz até você os mais importantes jogos, ao vivo, da Copa Sul-Americana! Conheça mais sobre o CONMEBOL TV, o canal oficial da Confederação Sul-Americana de Futebol!
Quais clubes brasileiros já venceram a Copa Sul-Americana?
Chapecoense, São Paulo, Internacional e Athletico-PR são os clubes brasileiros que já foram campeões da Copa Sul-Americana.
 
Os mais eletrizantes confrontos desta competição organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol têm transmissão da CONMEBOL TV! Garanta já o canal no seu pacote da Claro TV!
Quem é o atual campeão da Copa Sul-Americana?
O Defensa y Justicia-ARG foi o grande campeão de 2020. O jogo final foi em Córdoba, Argentina, diante do Lanús-ARG.
 
Copa Sul-Americana, ao vivo, é na CONMEBOL TV! Assine já o canal através de uma das várias opções de contratação oferecidas pela Claro TV.