Segurança

Contra fraudes, a Claro aposta em prevenção!

Segurança é assunto sério e depende de todos nós. Tentativas de fraude, infelizmente, são uma realidade em nosso dia a dia, e é comum que fraudadores tentem se passar por fornecedores de serviços em geral. Consciente desse cenário, a Claro divide com você algumas situações que requerem a sua cautela e vigilância. Com cuidado e atenção, podemos evitar muitos transtornos.

Fique atento!

A Claro e a Anatel não entram em contato para falar sobre:

Ofertas

A Claro e a Anatel não entram em contato para fazer ofertas com redução de valor.
Indicação de serviços

Não entramos em contato para oferecer a migração dos serviços para outras operadoras.
Dados pessoais

Não solicitamos seus dados pessoais ou de outras pessoas da sua rediência para fazer alterações de planos ou cadastro.
Interrupção de sinal 

Não entramos em contato para falar de interrupção de sinal da sua internet ou tv e não oferecemos alteração para outras operadoras.

Mudança de titularidade ou mudança de endereço

Somente o titular pode solicitar mudança de titularidade ou troca de endereço dos serviços.
Boletos

Não enviamos boletos com valores suspeitos para pagamento. Você pode conferir todos os dados da sua fatura, com segurança, no Minha Claro.
Cancelamento de visita técnica

Caso você tenha alguma visita agendada, a Claro entrará em contato para cancelar sua visita apenas se resolver seu problema antes do técnico ir à sua residência. Caso contrário, a visita será mantida.

Canais oficiais da Claro

Minha Claro

WhatsApp

Vídeos acessíveis

Confira nossos vídeos acessíveis sobre dicas de segurança.

Golpe de falso emprego

A Claro não oferece vagas de emprego por WhatsApp ou SMS, a menos que você tenha se inscrito por nossos canais oficiais ou sido previamente contatado pelo LinkedIn. Nunca cobramos nenhum valor durante o processo seletivo.
 
Fique atento aos sinais de golpe:
  • Não enviamos mensagens por WhatsApp ou SMS oferecendo vagas, sem sua inscrição ou contato oficial pelo LinkedIn.
  • Não pedimos compra de cursos, equipamentos ou qualquer tipo de pagamento durante o processo seletivo.
  • Nunca solicitamos taxas ou valores para avançar na seleção.
 
Proteja seus dados!
Confirme sempre a origem das mensagens antes de responder. Não compartilhe informações pessoais com desconhecidos. Use apenas nossos canais oficiais para se candidatar. Denuncie perfis suspeitos e ajude a divulgar essa informação para amigos e familiares.

Golpe do falso advogado

Fique atento! Criminosos estão se passando por advogados ou escritórios de advocacia para enganar clientes Claro.
Eles entram em contato por telefone ou WhatsApp dizendo que você tem um valor a receber e pedem pagamento antecipado de taxas via Pix, cartão ou depósito.

A Claro não solicita transferências ou valores antecipados. Desconfie e não compartilhe seus dados.

Não Me Pertube

Saiba como bloquear ligações com oferta de produtos e serviços.

Cadastre-se na plataforma

O "Não Me Pertube" é uma plataforma que permite bloquear ligações para oferta de produtos e serviços de instituições financeiras e prestadoras de serviços de telecomunicações.

Você pode efetuar seu cadastro na plataforma gratuitamente de forma rápida e segura. O prazo para a efetivação da solicitação é de até 30 dias após a realização do cadastro.

Mais segurança para o seu celular

Confira as informações necessárias para bloquear o seu chip Claro e o seu smartphone em caso de perda ou roubo.

Como se proteger no WhatsApp

Conheça alguns cuidados que podem evitar golpes.

Nunca compartilhe seu código de confirmação com outras pessoas.
Ative a confirmação em duas etapas na sua conta do WhatsApp.
Não instale apps de terceiros, ou compartilhe informações pessoais a pedido de ninguém pelo WhatsApp.
Desconfie de ligações de empresas com uma linguagem muito informal.
Para mais informações, visite: faq.whatsapp.com
A Claro utiliza o WhatsApp como canal de autoatendimento, através do número oficial do Minha Claro (11) 9999-10621.

Se sua conta do WhatsApp for hackeada

Veja que providências tomar em caso de roubo de conta.

Tente reativar a sua conta no seu celular.
Envie um e-mail para support@whatsapp.com descrevendo o problema.
Para mais informações, visite: faq.whatsapp.com

Dicas de segurança para sua conta do Instagram

Siga as essas dicas abaixo para evitar que sua conta seja invadida.

Proteção extra na sua conta

Confira como deixar sua conta mais segura

 
 
  • Ative a Autenticação de dois fatores.
  • Nas configurações de conta, confirme se seu telefone e endereço de e-mail estão corretos.
  • Acesse a Central de Contas e remova as contas vinculadas que você não reconhece.
  • Cancele o acesse a aplicativos de terceiros suspeitos.

Conta do Instagram invadida

Saiba como recuperar a sua conta se você não tiver acesso acesso à ela.

1

Abra o app do Instagram

Na tela inicial do aplicativo, toque em "esqueceu sua senha?", informe seu e-mail de cadastro e clique em avançar.

2

Acesse seu e-mail

Um código de acesso será enviado para seu e-mail. Abra-o e digite o código na tela exibida pelo Instagram.

3

Tenha acesso à sua conta

Se tiver tudo certo, você já deve ter acesso a sua conta novamente.

4

Não deu certo?

Toque em "Não consigo acessar este e-mail ou número de telefone" e siga as seguintes instruções.

Como ativar a Autenticação de dois fatores no Instagram

Siga os passos e deixe a sua conta do Instagram ainda mais segura.

1

Abra o Instagram, clique no menu e selecione ”Configurações".

2

Em seguida, selecione ”Segurança" e depois ”Autenticação de dois fatores".
 

3

 
Clique no botão ”Começar” e em seguida ative a opção ”Aplicativo de autenticação".
 

4

Digite o código de confirmação recebido e clique em ”Avançar". Pronto! A Autenticação de dois fatores estará ativada.
 

5

Serão exibidos códigos reserva para recuperar o acesso à conta caso haja algum problema com o método de verificação principal. Guarde e não compartilhe com terceiros. Para encerrar o processo, clique em "Concluir".

Confira as dicas de segurança contra ataques de Malware

Malware Stealer

Stealer é um tipo de Malware que tem como objetivo roubar informações sensíveis do usuário, como senhas, cartões de crédito, informações bancárias entre outras.

Conheça todas as dicas de prevenção da Claro contra o software malicioso.

A portabilidade do seu número de celular ficou ainda mais segura.

Ao solicitar a portabilidade para outra operadora, você receberá uma mensagem informativa na tela do seu celular alertando da necessidade desta confirmação. Você também receberá um SMS solicitando a sua confirmação para que o pedido de portabilidade seja efetuado.
 ​
Ao receber o SMS (enviado pelo número 7678) você tem até 24 horas, a partir do recebimento da mensagem, para confirmar ou recusar a solicitação.
 
Confirmando a portabilidade é necessário que o CPF cadastrado seja o mesmo da sua atual operadora.
 
Caso não responda a mensagem de texto dentro das 24 horas, o processo será pausado e você precisará entrar em contato com a operadora para onde solicitou a portabilidade.​

Caso tenha dúvidas entre em contato nossa central de atendimento número 1052.​

Fique atento às fraudes no ambiente digital

Tentativas de fraudes com descontos em boletos, infelizmente são uma realidade em nosso dia a dia. Por isso, a Claro compartilha informações para que você esteja protegido nestes situações.

Dicas para verificar se a sua fatura é verdadeira

1. Confira se suas informações cadastrais estão corretas, como seu nome completo e endereço.

2. Verifique se a data de vencimento está de acordo com a data que costuma vir nas suas faturas.

3. Verifique se o valor condiz com o que você geralmente paga.

4. Cheque se as informações do plano/produto contratado estão corretas.

5. Verifique o código de barras. Nossos boletos sempre se iniciam com “846” ou “848”.

Consulte a 2ª via da sua fatura sempre que quiser no .

Validador de boletos: mais segurança para você!

Verifique a autenticidade da sua fatura Claro de forma simples e rápida. Clique no botão abaixo e faça a validação agora mesmo.

Preste atenção aos detalhes dos e-mails da fatura que você receber

Endereço de envio

Certifique-se que o remetente da fatura é: faturadigital@minhaclaro.com.br

Proteção do boleto

Para abrir sua fatura enviada por e-mail, a Claro sempre solicita os 5 primeiros números do CPF ou CNPJ do titular da assinatura.

Linguagem

Nossas saudações em e-mails de fatura se iniciam sempre com o seu nome completo. Não utilizamos saudações genéricas, como “Cliente”, “Caro” ou “Prezado(a)”.

Boleto por WhatsApp

Eventualmente, a Claro pode enviar a fatura também por WhatsApp, mas sempre através do número oficial do Minha Claro (11) 9999-10621.

Atenção ao código de barras

Todos os nossos boletos sempre se iniciam pelos números 846 ou 848. Se você receber um boleto diferente, não o pague, pois ele é falso.

Veja como identificar uma fatura da Claro

Saiba como se proteger de fraudes em falsos boletos.

Imagem ilustrativa.

Outras dicas importantes

Dicas para uma visita técnica segura

Pelo Minha Claro residencial, você pode visualizar as informações de uma visita agendada, além de reagendar ou cancelar o serviço.

Atenção!

Nunca encaminhamos técnicos para sua casa sem agendamento prévio. Nossas visitas técnicas somente ocorrem quando você procura a Claro ou quando precisamos realizar alguma atividade preventiva.
 
Para a sua segurança, no Minha Claro residencial, você pode visualizar as informações do serviço agendado e, no dia da visita, acompanhar o deslocamento do técnico e confirmar sua identidade, conferindo o nome e a foto do profissional designado.

Dicas antifraude

Consulta pré-pago

Por determinação da Anatel e iniciativa das empresas do setor de telecomunicações, o site “Consulta Pré-pago” já está disponível para que os usuários possam consultar se há linhas pré-pagas ativas cadastradas com os seus CPFs nas prestadoras.

Cartão de crédito

Não entramos em contato por telefone ou e-mail, pedindo dados de cartão de crédito. Seus dados para pagamento serão solicitados apenas no momento da aquisição dos serviços, por meio de nossos canais oficiais de vendas, ou em contato posterior feito por você solicitando eventual alteração.

Forma de pagamento virtual

A Claro esclarece que não tem contrato com a empresa Electroneum para disponibilizar pagamento da sua fatura ou realizar recargas via criptomoeda. Tenha cuidado ao receber faturas que não venham de um dos nossos canais oficiais.

Apps seguros

Nunca instale aplicativos de reputação duvidosa, que prometem bonificações em sua linha ou navegação gratuita. Eles podem estar capturando seus dados e comprometendo sua segurança.

Habilite o duplo fator de autenticação dos aplicativos, sempre que ele estiver disponível.

Ajude a Claro manter a internet segura

Faça sua denúncia

Se suspeitou de informações recebidas em nome da Claro, denuncie. Assim podemos fazer uma análise aprofundada e transformar a internet em um lugar mais seguro para todos. 
 
Veja como fazer:
Entre em contato com a nossa equipe de Resposta a Incidentes de Segurança (CSIRT) através do formulário abaixo, sempre que receber e-mails suspeitos como faturas, boletos ou promoções inesperadas em nome da Claro ou uma de nossas marcas.
 
As informações devem ser enviadas para nós com  anexo. 
Lembre-se: não clique em abrir links, arquivos ou imagens de mensagens suspeitas recebidas, apenas salve o conteúdo e anexe!
Mantenha seus dados seguros!

Mais informações sobre como se proteger

Com atenção e alguns cuidados, é possível evitar muitos golpes

Segurança Cibernética

A Claro possui uma política de segurança bem definida para manter suas informações protegidas.  e conheça mais.