Campeonato Brasileiro Série B

Tabela de Jogos

Logo da Série B.

Brasileirão Série B

A Série B se encerrou e os principais classificados para a Série A, foram: Vitória, Juventude, Criciúma e Atlético-GO. E os principais rebaixados foram: ABC, Londrina, Tombense e Sampaio Corrêa.

Premiere é na Claro!

Assine um pacote Premiere e fique ligado em todos os lances do Brasileirão Série B.

Logo da Série B.

Série B é na Claro TV

Série B é disputa, é ousadia, são talentos sendo descobertos a todo instante. Só o Premiere (Canal 721 HD) traz todos os lances do Brasileirão Série B, ao vivo, pra dentro da sua casa!

A partir de:

R$ 29,90 / mês

Brasileirão Série B é garra e suor

Os participantes do Campeonato Brasileiro da Série B só pensam em uma coisa: acesso. Uma disputa que mistura novas camisas e tradicionais clubes do futebol brasileiro.

Imagem do time da Portuguesa em 2011.

História

A Série B já se chamou Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão em 1971, Campeonato Nacional de Clubes da Segunda Divisão em 1972, fez parte do Campeonato Nacional de Clubes de 1973 até 1980. Esta espécie de divisão de acesso tornou-se Taça de Prata e dava classificação à Taça de Ouro nos anos 80. Também se chamou Torneio Paralelo, servindo somente como qualificatório para a primeira divisão.
Foi somente no ano de 1988 que a Série B ganhou corpo. Passou a ser jogada todo ano, apesar das várias mudanças no sistema de disputas. Em 2006, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) tornou seu sistema oficial de disputa o sistema de pontos corridos.
Imagem de jogadores de futebol em disputa de bola pela Série B.

Regulamento

As 20 equipes participantes se enfrentam em turno e returno no sistema de pontos corridos. Ao final das 38 rodadas de disputa, os quatro primeiros colocados sobem à Série A. Os últimos quatro na tabela caem para a Série C. E o time com mais pontos sagra-se campeão da Série B. Os critérios de desempate são (nesta ordem): mais vitórias, melhor saldo de gols, mais gols pró, confronto direto, menos cartões vermelhos, menos cartões amarelos e sorteio.

Maior Artilheiro

Imagem do jogador Zé Carlos.

Zé Carlos

92 gols *ainda em atividade

Últimos Artilheiros

Edu (Brusque)

17 gols

Caio Dantas (Sampaio Corrêa)

17 gols

Guilherme (Sport)

17 gols

Dagoberto (Londrina)

17 gols

Últimos Campeões

2021

Botafogo

O Botafogo voltou a celebrar um título nacional, algo que não acontecia desde 2015, com a conquista, na ocasião, da mesma Série B do Campeonato Brasileiro. O clube carioca anunciou pouco após o final dos jogos da competição, a mudança de sua estrutura para SAF (Sociedade Anônima de Futebol). Talvez esse seja o início de uma era, com melhores resultados para seus torcedores e maior ambição quando olhar a tabela do que disputa o Botafogo.

2020

Chapecoense

Foi somente na última rodada que a Chapecoense tirou o título de campeão da Série B de 2020 do América-MG. Para a história, ficará registrado o empate em número de pontos e de vitórias: 73 pontos e 20 vitórias para cada. No final, o que decidiu o campeão foi somente um único gol de vantagem no saldo para os catarinenses.

2019

Red Bull Bragantino

O acesso e o título representaram bem o forte investimento que o tradicional clube de Bragança recebeu nos últimos anos da famosa marca de energéticos. O que resultou em um rápido acesso à Série A por parte do Massa Bruta em 2019.

2018

Fortaleza

Ex-goleiro do São Paulo, Rogério Ceni cravou seu nome também na história deste outro Tricolor. O título de campeão da Série B foi apenas um dos primeiros passos do ilustre treinador em sua mais nova empreitada.
Escudo do América-MG.

2017

América-MG

A conquista do América-MG não chama em si muita atenção já que o Coelho é um importante clube dentro do cenário do futebol nacional. Mas o que surpreendeu nesta edição de 2017 do Campeonato Brasileiro da Série B foi o fato do Internacional não conseguir regressar à elite com o título. Mérito do Coelho!

Perguntas frequentes

  • O Premiere transmite, ao vivo, todos os jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro da Série B. A e encontre agora mesmo um pacote que inclua o canal.
  • Grêmio, Bahia, Sport e Chapecoense foram rebaixados em 2021 na Série A e vão disputar o Campeonato Brasileiro da Série B em 2022.

     curtir as emoções do futebol nacional no Premiere!
  • Botafogo, Goiás, Coritiba e Avaí. Por este motivo, estes clubes não irão disputar o Campeonato Brasileiro da Série B em 2022.

    A melhor transmissão dos confrontos do Campeonato Brasileiro da Série B está no Premiere.  seu pacote da Claro TV e garanta já o canal.
  • Bahia, Cruzeiro, Grêmio e Vasco.

    E se quiser curtir todos os jogos do seu time preferido no Campeonato Brasileiro da Série B,  esta e outras várias atrações no seu pacote da Claro TV.
  • Turno e returno no sistema de pontos corridos. Os quatro primeiros colocados garantem o acesso ao Campeonato Brasileiro da Série A em 2022. Os quatro últimos, por sua vez, caem para a Série C do Campeonato Brasileiro em 2022.
     
    Os critérios de desempate são número de vitórias, saldo de gols, gols marcados, confronto direto, menos cartões vermelhos, menos cartões amarelos e sorteio.
     
     o site da Claro TV e encontre o jeito mais fácil de curtir os confrontos em que seu clube do coração estará envolvido na temporada.
  • América-MG, Bragantino, Coritiba, Goiás, Palmeiras, Paraná e Paysandu, com duas conquistas cada. O próximo campeão do Campeonato Brasileiro da Série B será definido, jogo-a-jogo, ao vivo, no Premiere.  e saiba mais sobre o canal!
  • Grêmio, Palmeiras, Botafogo, Corinthians, Atlético-MG e Vasco.
     
    Os próximos jogos, tabela, últimos resultados e muito mais sobre o Campeonato Brasileiro da Série B, você confere no Premiere!