Campeonato Paulista

Paulistão 2024

O grande vencedor do Campeonato Paulista foi o Palmeiras. Na disputa contra o Santos, o verdão emplacou 2x0 e conquistou o 26º título estadual, sendo esse o terceiro ano consecutivo que o time vence.

Mais um pra conta!

Abel Ferreira conquista o 6º título

A torcida do Palmeiras só tem a comemorar e é muito difícil - pra não dizer impossível - encontrar um torcedor que não ame o trabalho de Abel Ferreira no comando do Verdão. Isso porque o português acaba de conquistar o 6º título em menos de 2 anos. 

Abel estreou em outubro de 2020 e já venceu duas Libertadores (2021 e 2022), uma Copa do Brasil (2020) e uma Recopa Sul-americana (2022). Agora conquistou o título de bicampeão na Copa Paulista (2022-2023).

Heróis do título palmeirense

Muitos torcedores não acreditavam na virada improvável contra o Água Santa. Mas esses jogadores foram decisivos para o Verdão.

Endric

Endrick

O jogador ingressou no Juvenil Palmeiras aos 10 anos e desde então vem atuando no time e se tornou o jogador mais jovem a atuar profissionalmente na equipe. Já possui muitas vitórias na carreira, dentre elas o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Paulista.
Gabriel Menino

Gabriel Menino

Gabriel está no Palmeiras desde 2017, onde conquistou o título do Sub-17 para a equipe. Acumula diversas vitórias, como a Libertadores da América, Recopa Sul-Americana, Campeonato Brasileiro e o Paulista, onde marcou os 2 gols decisivos.

Melhores do Paulistão: Palmeiras domina e coloca cinco jogadores no time ideal

Votação é feita pelos técnicos e capitães das equipes participantes do Campeonato Paulista.

Weverton

Melhor goleiro

Gustavo Gómez

Melhor zagueiro

Danilo

Melhor volante

Dudu

Melhor meia

Raphael Veiga

Melhor meia

Conheça os artilheiros do Campeonato Paulista 2023

Galoppo

Galoppo | São Paulo

8 gols

Róger Guedes

Róger Guedes | Corinthians

8 gols

Bruno Mezenga

Bruno Mezenga | Água Santa

7 gols

Rony

Rony | Palmeiras

6 gols

Veja a homenagem ao Rei Pelé, realizada na Vila Belmiro

Campeonato Paulista é muita tradição!

O nível técnico sempre foi alto no principal estadual do país. Em 2021, a promessa é de mais uma vez muita rivalidade e qualidade em campo.

Imagem antiga de jogadores de futebol.

História

O Campeonato Paulista foi o primeiro torneio de futebol realizado no Brasil de forma oficial. Charles Miller o criou em 1902 após visitar a Inglaterra e conhecer o esporte. São Paulo Athletic, Internacional, Mackenzie, Germânia e Paulistano formavam a Liga Paulista de Foot-ball e foram os primeiros e únicos representantes da edição inicial.
 
O esporte só se profissionalizou em 1933, e mais uma vez, o Campeonato Paulista foi o pioneiro no país. Foi somente em 1941 que a FPF (Federação Paulista de Futebol) passou a organizar as disputas.
 
As décadas seguintes contaram belas histórias para praticamente todos os clubes participantes, em especial, claro, os quatro grandes do estado.
Imagem de jogadores de futebol em disputa de bola.

Regulamento

16 clubes são divididos em quatro chaves com quatro clubes cada. Nesta fase inicial, os times somente enfrentam adversários dos outros grupos e em turno único. Não se enfrentam adversários da mesma chave!
 
Os dois representantes que somarem mais pontos em cada chave avançam às quartas de final. Os dois piores na fase inicial são rebaixados independentemente do grupo.
 
Os critérios de desempate são (nesta ordem): mais vitórias, melhor saldo de gols, mais gols pró, confronto direto, menos cartões vermelhos, menos cartões amarelos e sorteio.
 
As quartas de final e semifinais são jogadas em partidas únicas no sistema de mata-mata. Empate leva aos pênaltis. Final é jogada em dois jogos, ida e volta, e em caso de igualdade no saldo de gols e pontos do confronto, a decisão vai para os pênaltis.

Maiores Artilheiros

Imagem do jogador Pelé.

Pelé

466 gols

Imagem do jogador Friedenreich.

Friedenreich

338 gols

Imagem do jogador Serginho Chulapa.

Serginho Chulapa

206 gols

Imagem do jogador Feitiço.

Feitiço

197 gols

Últimos Campeões

Escudo do Palmeiras.

2023 e 2022

Palmeiras

Em 2022 o Palmeiras venceu o São Paulo na final do Paulistão. E em 2023 venceu o Água Santa. Com as vitórias eles chegaram ao seu 25º título estadual.
Escudo do São Paulo.

2021

São Paulo

A torcida são-paulina com certeza não vai se esquecer tão cedo de 2021, ano que o São Paulo acabou com o jejum e venceu o Campeonato Paulista. A equipe derrotada foi o Palmeiras e o último título do Paulistão tinha sido conquistado pelo tricolor em 2005. Ao todo são 21 títulos paulistas.
Escudo do Palmeiras.

2020

Palmeiras

Em 2021 o São Paulo venceu o Palmeiras na final do Paulistão. Esse ano foi a vez da revanche, com direito a uma virada histórica por parte do time comandado pelo técnico Abel Ferreira. Esse é o 24ª Campeonato Paulista vencido pelo Palmeiras.
Escudo do Corinthians.

2019 e 2018

Corinthians

Os últimos anos também foram positivos para a torcida do Timão, que conquistou o tricampeonato paulista, levando o caneco em 2017, 2018 e 2019. O alvinegro é o maior campeão da história o Campeonato Paulista, com 30 troféus ganhos.