Champions League

Uefa Champions League

Vem curtir os bastidores da badalada Uefa Champions League!

Champions League: o campeonato que o mundo inteiro assiste

Craques em campo não faltam. Seja no gol ou mesmo na grande área, o Velho Continente é a casa dos melhores do planeta.

História

Em 1955, 16 clubes participaram do que no futuro viria a se chamar Uefa Champions League. Era a Taça dos Clubes Campeões Europeus. Foram os jornalistas franceses Jacques Ferran e Gabriel Hanot, do jornal L’Équipe, que vieram com a ideia de algo maior para ser disputado.
 
Uma ideia inspirada no Campeonato Sul-Americano de Campeões, de 1948, e que por sinal foi vencido pelo Vasco. Os participantes daquela inédita Taça dos Clubes Campeões Europeus ficaram entre campeões nacionais e convidados.
 
A final foi realizada no estádio Parc des Princes, em Paris, e o Real Madrid (ESP) levou o título para a Espanha ao derrotar o Stade de Reims (FRA) por quatro a três. Foi somente a partir da temporada 1992/93 que a Uefa Champions League ganhou fórmula de disputa parecida com a atual.

Regulamento da Champions League

São quatro eliminatórias antes de chegar ao mata-mata decisivo para definir os times que vão entrar na fase de grupos da Uefa Champions League. Após estes confrontos, ficamdefinidos os seis times que vão para a fase de grupos da Liga Europa (perdedores dos confrontos finais) e os que avançam na Uefa Champions League (vencedores).
 
Estes seis vitoriosos se juntam a outras 26 equipes para a fase de grupos. São oito chaves com quatro participantes cada, e os dois primeiros de cada avançam para as oitavas de final. Os terceiros, por sua vez, vão à Liga Europa já em sua fase de mata-mata.
 
Critérios para desempate na fase de grupos: Confronto direto, melhor saldo de gols, mais gols pró, mais gols como visitante, mais vitórias, mais vitórias como visitante, menos cartões, coeficiente de pontos do time e de sua associação nos últimos cinco anos.
 
Nas oitavas, quartas e semifinais os times se enfrentam em jogos de ida e volta. Igualdade na pontuação leva aos critérios de desempate que são saldo de gols, mais gols como visitante, prorrogação de 30 minutos e pênaltis. A final é jogada em partida única, e caso persista um empate, prorrogação de 30 minutos e pênaltis definem o campeão.

Cristiano Ronaldo (Portugal)

134 gols

Lionel Messi (Argentina)

120 gols

Robert Lewandowski (Polônia)

73 gols

Raúl González (Espanha)

71 gols

Bayern de Munique 2019/2020

O palco do jogo final foi o Estádio da Luz, em Lisboa. O Paris Saint-Germain (FRA) de Neymar acabou sendo derrotado pelo Bayern de Munique (ALE) pelo placar mínimo. O tento na ocasião foi de Kingsley Coman.

Liverpool 2018/2019

Uma final inglesa foi o ponto final de uma campanha fabulosa do Liverpool (ING) durante a Uefa Champions League 2018/19. Salah, de pênalti, e Origi foram os heróis daquela tarde em Madri diante do Tottenham (ING).

Real Madrid 2017/2018

O décimo terceiro título da Uefa Champions League para o Real Madrid (ESP) e o último desta galeria com o craque português Cristiano Ronaldo no elenco. Uma partida muito infeliz do goleiro Loris Karius, do Liverpool (ING), que abusou de falhar nesta final.

Real Madrid 2016/2017

O Real Madrid (ESP) estava de roxo neste jogo em que atropelou a Juventus (ITA) e estragou a possibilidade de Gianluigi Buffon vencer a Uefa Champions League pela primeira vez. Melhor para CR7, Marcelo e companhia!

Tabela de jogos

Semifinais
 
27-04-2021
Real Madrid x Chelsea - Santiago Bernabéu - 16h
 
28-04-2021 (quarta)
Paris Saint-Germain x Manchester City - Stade de France - 16h
 
04-05-2021 (terça)
Manchester City x Paris Saint-Germain - City of Manchester - 16h
 
05-05-2021 (quarta)
Chelsea x Real Madrid - Stamford Bridge - 16h

Futebol é na Claro!

Assine um plano de TV da Claro para assistir aos jogos da Champions League no canal TNT.

Com os planos de TV da Claro você tem acesso aos melhores canais de esporte para assistir ao vivo os jogos da Uefa Champions League.