Copa do Brasil

Tabela de Jogos

Copa do Brasil 2022

Oitavas de final: confira as partidas
 
30.06 (Quinta-feira)
América-MG x Botafogo - 19h
Independência


12.07 (Terça-feira)
Athletico-PR x Bahia - 20h30
Arena da Baixada 
 
Cruzeiro x Fluminense - 21h
Mineirão

13.07 (Quarta-feira)
Goiás x Atlético - GO - 19h
Hailé Pinheiro (Serrinha)
 
Ceará x Fortaleza - 20h
Castelão

Flamengo x Atlético - MG - 21h30
Maracanã 

14.07 (Quinta-feira)
Palmeiras x São Paulo - 20h
Allianz Parque

Botafogo x América-MG - 21h
Nilton Santos (Engenhão)

Futebol é na Claro!

Assine um plano de TV da Claro para assistir aos jogos da Copa do Brasil nos canais SporTV.

O SporTV conta todas as belas histórias da Copa do Brasil! Garanta já esta e outras grandes competições do futebol brasileiro!

Copa do Brasil é a cara do nosso futebol

Esta eletrizante competição começou bem depois do Campeonato Brasileiro, mas pelo seu formato de disputa, logo caiu nas graças dos torcedores por aqui.

Imagem de um time do Grêmio reunido para foto.

História

A Copa do Brasil foi disputada pela primeira vez no ano de 1989. O objetivo da competição era voltar a dar espaço aos clubes das regiões periféricas do país. Algo que havia se perdido após a criação do Clube dos 13 e da Copa União, em 1987.
 
A ideia propagada de disputa mais democrática veio justamente daí: camisas importantes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste voltariam a sonhar com uma possível vaga na Taça Libertadores da América.
Imagem de uma disputa de bola pela Copa do Brasil.

Regulamento

As duas fases iniciais ocorrem em partidas únicas, com o clube visitante (melhor classificado no Ranking Nacional de Clubes) podendo jogar pelo empate para garantir a classificação nesta etapa. A segunda fase acontece em jogo único também, mas sem vantagem pelo empate para nenhum lado (confronto acaba nos pênaltis, se necessário).
 
Após iniciar-se a terceira fase, a Copa do Brasil passa a definir seus classificados a partir de dois duelos, ida e volta. Saldo de gols e pênaltis são os únicos fatores de desempate.
 
Classificados vindos da Taça Libertadores da América e os campeões da Série B, Copa Verde e Copa do Nordeste entram na terceira fase a partir de 2021.

Confira como foi o sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil 2022

Maiores Artilheiros

Imagem do ex-jogador Romário.

Romário

36 gols

Imagem do jogador Fred.

Fred

36 gols *em atividade ainda

Imagem do ex-jogador Viola.

Viola

29 gols

Imagem dos ex-jogadores Oséas e Paulo Nunes.

Oséas e Paulo Nunes

28 gols

Últimos Artilheiros

Hulk (Atlético-MG)

8 gols

Rodolfo (América-MG), Brenner (São Paulo), Léo Gamalho (CRB) e Nenê (Fluminense)

6 gols

Guerrero (Internacional), Pipico (Santa Cruz) e Luciano (Fluminense)

5 gols

Rômulo (Avaí), Neilton (Vitória) e Gabriel Barbosa (Santos)

4 gols

Últimos campeões

2021

Atlético-MG

O ano de 2021 foi mesmo especial para o Atlético-MG. Títulos do Campeonato Brasileiro depois de 50 anos e da Copa do Brasil, pela segunda vez em sua história. O experiente atacante Hulk veio ao Brasil e em sua primeira temporada pelo Galo alcançou a artilharia máxima tanto no Campeonato Brasileiro, como na Copa do Brasil. Foram muitos jogos decisivos e oito gols durante a competição de mata-mata para o camisa 7.

2020

Palmeiras

A caótica temporada de 2020 no futebol brasileiro foi finalizada somente em 2021, e a decisão da Copa do Brasil foi o evento derradeiro. O Palmeiras, que já havia faturado o Campeonato Paulista e a Taça Libertadores da América, ficou com mais esse título.

2019

Athletico-PR

O Furacão de Tiago Nunes primeiro frustrou muitos que esperavam um Gre-Nal na final da Copa do Brasil. E posteriormente ainda foi mais longe ao bater o Internacional e levantar esta inédita conquista para o clube.

2018

Cruzeiro

Aos trancos e barrancos, o Corinthians chegou à final de 2018 para duelar contra o Cruzeiro, atual campeão da Copa do Brasil na época. O uruguaio Arrascaeta anotou uma pintura no jogo final em Itaquera e pôs fim ao sonho da Fiel naquele ano.

2017

Cruzeiro

Dois empates levaram Cruzeiro e Flamengo para os pênaltis na final da edição de 2017 da Copa do Brasil. Melhor para os mineiros que conquistaram o 5º título bem diante de sua torcida e frente à maior torcida do Brasil.

Perguntas frequentes

Onde assistir a Copa do Brasil?
A Copa do Brasil tem a luta pela classificação de forma constante como marca registrada. Os confrontos decisivos da competição você acompanha no Premiere Clubes (Canal 721) e também no SporTV (Canal 539)!  os planos disponíveis da Claro TV e garanta já o canal!
Como funcionam os sorteios da Copa do Brasil?
1ª e 3ª fases dependem de um sorteio prévio da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para sua realização. 2ª fase é baseada no chaveamento vindo do sorteio da 1ª fase.
 
Importante ressaltar que 4ª e 5ª fases serão disputadas a partir de novos sorteios a serem realizados pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). 6ª e 7ª seguem o chaveamento definido a partir do sorteio da 5ª fase.
 
A cobertura da Copa do Brasil é feita pelo Premiere Clubes (Canal 721) e SporTV (Canal 539).  da Claro TV e confira qual é o seu plano!
Os times que participam da Copa Libertadores da América entram em qual fase da Copa do Brasil 2022?
Em 2022, estes times entram na 3ª fase.
 
Os melhores jogos e a definição dos confrontos que levam ao título da Copa do Brasil estão no Premiere Clubes (Canal 721) e na transmissão campeã do SporTV!  o canal no seu pacote da Claro TV!
Qual time é o maior campeão da Copa do Brasil?
É o Cruzeiro, com seis títulos.
 
Vem pra Claro TV curtir os jogos e as atrações do Premiere Clubes (Canal 721) e SporTV (Canal 539). 
Quais times participam da Copa do Brasil 2022?
Os clubes classificados para a Taça Libertadores da América de 2022, campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e do Campeonato Brasileiro da Série B de 2020. Também os participantes do Campeonato Brasileiro da Série A de 2021.
 
Fecham o grupo de participantes da Copa do Brasil agremiações classificadas nas competições estaduais de 2021 e mais 10 vagas para os clubes classificados via o RNC (Ranking Nacional de Clubes) de 2022.
 
*A inclusão de um time dentro de apenas um destes parâmetros, o exclui dos seguintes, abrindo vaga para um próximo time.
 
Quer saber mais sobre a competição mais democrática do futebol brasileiro?  o Premiere Clubes (Canal 721) e o SporTV (Canal 539) através do catálogo de canais da Claro TV!
Qual o valor da premiação da Copa do Brasil 2022 para o campeão?
Por volta de R$56 milhões leva o campeão da Copa do Brasil. Este e outros detalhes da Copa do Brasil, você confere no Premiere Clubes (Canal 721) e SporTV (Canal 539)!  no site da Claro TV!
Qual o regulamento da final da Copa do Brasil 2022?
Dois jogos, ida e volta. Saldo de gols e pênaltis definem o campeão, havendo necessidade. Já o mando de campo é definido através de sorteio.
 
 os pacotes disponíveis na Claro TV e comece agora mesmo a curtir o Premiere Clubes (Canal 721) e o SporTV (Canal 539)!