NFL

Esporte em clima de cinema, esta é a National Football League

Jogos extremamente técnicos, repletos de aspectos táticos, e claro, muito emocionantes.

História

A história da NFL (National Football League) pode ser considerada iniciada antes mesmo do primeiro Super Bowl, e até mesmo do surgimento desse nome. Anteriormente à formação da liga, os jogos de futebol americano que faziam bastante sucesso eram os universitários.
Adultos jogavam somente em pequenos times de empresas, e muitas vezes, em confrontos marcados somente aos finais de semana. Em 1920, esses times de trabalhadores fundaram a American Professional Football Association (APFA), que mudaria de nome em 1922 para NFL.
Já no início dos anos 1960, devido aos bons resultados que a liga conseguiu em termos de interesse do público, surgiu a vontade de ricos empresários em comprar times que participavam da APFA. A dificuldade em concretizar esse objetivo, fez com que surgisse também a American Football League (AFL), sob comando de Lamar Hunt.
Um acordo entre as ligas deu fim a uma briga por atenção e passou a permitir que uma grande final fosse disputada todos os anos para definir o campeão definitivo. O ano era 1967 e o Super Bowl começava ali sua rica história. De lá para cá, a premiação só aumentou para as franquias, assim como o retorno em audiência para quem transmite a NFL.

Regulamento

Tudo começa na temporada regular, quando 32 franquias acabam divididas em duas conferências: American Football Conference (AFC) e National Football Conference (NFC). Os times ainda sofrem com outra subdivisão, as divisões, baseadas em critérios geográficos. Elas são quatro por conferência e compostas por quatro times cada.
Após 16 jogos disputados para cada franquia, a temporada regular estará finalizada. Os primeiros colocados de cada divisão garantem automaticamente classificação para os playoffs. Os dois melhores de cada conferência (que não terminaram em primeiro em suas divisões) ainda enfrentam os piores dois primeiros colocados das divisões para a chamada repescagem (Wild Card). Os vencedores, definidos em jogo único na casa dos vencedores de divisão, também avançam aos playoffs. Os sobreviventes da repescagem duelam então com os melhores times da conferência no mesmo formato de confronto do Wild Card.
Quem passar, segue para a final da conferência. E posteriormente, as duas franquias que restarem, disputam o Super Bowl em duelo único e em campo neutro.

Confira os últimos MVPs de Temporada

2022/23

Patrick Mahomes (Kansas City Chiefs)

2020/21

Aaron Rodgers (Green Bay Packers)

2019/2020

Lamar Jackson (Baltimore Ravens)

2018/19

Patrick Mahomes (Kansas City Chiefs)

Veja os últimos campeões do Super Bowl

Super Bowl LVII (12 de fevereiro de 2023)

Kansas City Chiefs

Patrick Mahomes ficou com o prêmio de MVP do Super Bowl LVII, o segundo de sua carreira. O Kansas City Chiefs derrotou o Philaldephia Eagles por 38 a 35 no State Farm Stadium, no Arizona. O time conquistou o terceiro título do torneio.
Los Angeles Rams

Super Bowl LVI (13 de fevereiro de 2022)

Los Angeles Rams

O jogo aconteceu no Sofi Stadium, na Califórnia, estádio dos Rams. A franquia detém a marca de 1 título e 3 vice-campeonatos no Super Bowl antes deste jogo, tendo vencido o Super Bowl em 1999.
O Rams venceu por 23×20 contra o Cincinnati Bengals em um jogo intenso.

Super Bowl LV (7 de fevereiro de 2021)

Tampa Bay Buccaneers

Tom Brady, agora de casa nova, liderou o elenco do Tampa Bay Buccaneers rumo ao título do Super Bowl LV. Para tal, a franquia precisou desbancar o Kansas City Chiefs em jogo realizado no Raymond James Stadium, em Tampa, na Flórida. O placar foi 31 a 9, e o MVP da grande decisão foi exatamente o quarterback, ex-New England Patriots.

Super Bowl LIV (2 de fevereiro de 2020)

Kansas City Chiefs

Patrick Mahomes ficou com o prêmio de MVP do Super Bowl LIV. E foi, de fato, muito merecido. Um touchdown terrestre, dois lançados e o total de 286 jardas passadas deram ao camisa 15 um destaque óbvio após o final do confronto decisivo. Assim sendo, o placar marcava 31 a 20 para o Kansas City Chiefs diante do San Francisco 49ers em pleno Hard Rock Stadium, em Miami, ao término do Super Bowl LIV.

Tabela de jogos

O título do Super Bowl LVI ficou em Los Angeles!

Em duelo realizado no SoFi Stadium (Inglewood), casa do Los Angeles Rams, os donos da casa viraram o jogo final diante do Cincinnati Bengals e faturaram o título do Super Bowl LVI. O placar final foi de 23 a 20 para os Rams.
 

A Claro TV leva até você tudo relacionado a NFL! Não fique de fora dessa!

Confira as perguntas frequentes

  • Os jogos da temporada regular, playoffs e o Super Bowl têm transmissão exclusiva dos canais ESPN e Fox Sports. Para acompanhar o melhor dos esportes americanos, esses canais no seu pacote da Claro TV.
  • Pittsburgh Steelers e New England Patriots têm seis títulos de Super Bowl cada, e são as franquias mais vezes vencedoras na história.
    Futebol Americano, ao vivo, é na Claro TV.  para mais informações!
  • A temporada começou em 9 de setembro de 2021 e tem previsão de encerramento em 13 de fevereiro de 2022. Não perca nada de mais uma emocionante temporada da NFL, !
  • A 56ª edição do Super Bowl vai acontecer no SoFi Stadium, Inglewood, Califórnia. A data prevista é domingo, 13 de fevereiro de 2022.
    A ESPN transmite com exclusividade o Super Bowl LVI.  a ESPN na sua grade de canais da Claro TV.
  • Seleção de jogadores universitários por parte das 32 franquias da NFL. O critério de colocação segue valendo. Assim, os últimos colocados vão escolher antes dos melhores posicionados na temporada anterior.
    Informações e muita análise, além dos jogos emocionantes da NFL. A leva o futebol americano até você!
  • São uma forma de dividir as franquias em duas tabelas diferentes, cada uma com 16 equipes. O caminho rumo ao Super Bowl é eletrizante. Curta todas as etapas da temporada da NFL com a .
  • São subdivisões dentro das conferências, definidas por condições geográficas.
    A NFL é sucesso global e o Brasil não poderia ficar de fora. Assine a para acompanhar ao vivo as partidas de NFL.