Campeonato Carioca

Confira como foi o Campeonato Carioca em 2022

Um balanço para você que acompanhou todos os jogos ao vivo e com exclusividade, na tela da Claro tv.

Fluminense é o campeão de 2022

Se no ano passado deu Flamengo, agora foi a hora da revanche. O Fluminense é o campeão do Campeonato Carioca 2021! O grande herói tricolor é o argentino Germán Cano, que marcou todos os gols da final.

No primeiro jogo os times empataram em 1 a 1, mas na segunda partida o Fluminense venceu por 2 a 0. Esse é o 32ª título no estadual.

Abel Braga é tricampeão carioca pelo Fluminense

Abel Braga já mostrou diversas vezes que sente uma identificação muito grande com o Fluminense. E a torcida também ama o treinador, que ganhou em 2022 o seu tricampeonato carioca no comando do time. 
Antes Abel havia sido campeão em 2005 e 2012 e com exatamente uma década de diferença do último título voltou a vencer neste ano, após derrotar o grande rival Flamengo.
Vale lembrar que o "Abelão", como é conhecido pela torcida tricolor, também foi campeão brasileiro em 2012, na última taça levantada pelo Flu na disputa do campeonato nacional.

Confira os jogadores do Fluminense que decidiram o Cariocão 2022

A última conquista carioca do Flu tinha sido em 2012, dez anos atrás.

Germán Cano

Artilheiro tricolor

O atacante argentino Germán Cano brilhou na final do Cariocão, marcando 3 gols nas partidas contra o Flamengo. Ele já tinha sido decisivo na semifinal contra o Botafogo, então caiu de vez nas graças da torcida tricolor. Cano também foi o 3º colocado na artilharia do Cariocão 2022, com sete gols marcados.

Ganso

Esperança para 2022

Paulo Henrique Ganso estreou em 2008 com a camisa do Santos e rapidamente virou um dos grandes nomes do futebol nacional. Teve seguidos problemas de lesão e chegou ao Fluminense em 2019, um pouco desacreditado da torcida tricolor. Mas a atuação contra o Flamengo na final o colocou em destaque novamente e a esperança agora é que o meio-campista volte aos gramados de vez.

Conheça os jogadores eleitos para a seleção do Cariocão 2022

Em todas as edições o time "ideal" é escolhido, através de votação.

Marcos Felipe

Marcos Felipe venceu como melhor goleiro do Cariocão. Ele sofreu apenas dois gols em oito jogos disputados no campeonato carioca, além de fazer defesas difíceis e importantes. Na Libertadores ele é reserva de Fábio, mas com as atuações recentes é possível que esquente ainda mais a disputa pela titularidade.

Manoel

Manoel está vivendo a melhor fase de sua carreira. O zagueiro faz parte da seleção do campeonato carioca e a defesa do tricolor toma menos gols com ele em campo. Manoel chegou ao clube em abril de 2022, vindo do Cruzeiro.

Felipe Melo

Felipe Melo foi eleito um dos melhores volantes do Cariocão 2022. Esse é o primeiro título do "Pitbull", como é conhecido pela torcida. Ele estreou no clube das Laranjeiras depois que saiu do Palmeiras, em dezembro de 2021.

Calegari

Lucas Calegari é lateral direito e entrou para a seleção do Cariocão 2022. Ele é criado nas categorias de base do clube e veste a camisa tricolor há sete anos. Disputa posição com Samuel Xavier e costuma agradar a torcida em suas atuações.

Germán Cano

O argentino Germán Cano definitivamente está nos braços da torcida. Ele marcou três gols nas finais do Cariocão 2022 e ainda ficou em terceiro lugar da artilharia do campeonato. Não podia ficar de fora da seleção, né?

Cris Silva

Cristiano Silva foi eleito o melhor lateral-esquerdo do Campeonato Carioca. O atleta chegou ao clube das Laranjeiras em janeiro desse ano, sendo o último reforço contratado para a temporada 2022. Cris foi comprado do Sheriff, da Moldávia e chamou atenção nas partidas da Champions League.

Jhon Arias

Jhon Arias é um meio-campista colombiano, que chegou ao Fluminense em agosto de 2021. Ele jogava no Santa Fé e enfrentou o tricolor em duas partidas da fase de grupo da Libertadores. As atuações chamaram a atenção da diretoria do Flu, que correu para contratar o atleta.

Fabrício Bruno

O zagueiro do Flamengo está na seleção do Campeonato Carioca 2022. Fabrício Bruno foi revelado pelo Cruzeiro e fez excelente passagem pelo Red Bull Bragantino no ano passado. Ele tem contrato com o clube até 2025.

João Gomes

O volante João Gomes também está representando o Mengão na seleção do Cariocão. Com atuações consistentes, ele é um dos volantes que mais desarmam no país e já desperta grande interesse de clubes europeus.

De Arrascaeta

Arrascaeta é o craque do Cariocão 2022. O meio-campo do Flamengo mostrou mais uma vez porque é tão querido pela torcida. Mesmo não ganhando o título, o uruguaio fez excelentes atuações e ajudou o Mengão a chegar na final.

Erison

Aos 23 anos o atacante Erison, do Botafogo, foi eleito a grande revelação do Cariocão 2022. "El Toro", como é conhecido pela torcida, também ficou na vice-artilharia do campeonato, com oito gols marcados.

Abel Braga

Abel Braga não só conquistou mais um título carioca para sua carreira, como faturou também o troféu de melhor treinador do Campeonato Carioca 2022. Ele se despediu do Flu em abril deste ano e declarou que não pretende voltar a comandar times brasileiros.

Conheça os atacantes do Campeonato Carioca 2022

9 gols

Gabigol | Flamengo

8 gols

Erison | Botafogo

7 gols

Germán Cano | Fluminense

5 gols

Nenê | Vasco

Veja os artilheiros das últimas edições

Os craques que mais marcaram gols no Cariocão.

2020 – Gabriel (Flamengo)

8 gols

2019 – Bruno Henrique (Flamengo)

8 gols

2018 – Pedro (Fluminense)

7 gols

2017 – Paolo Guerrero (Flamengo)

10 gols

Últimos campeões do Campeonato Carioca

Relembre quem levantou a taça nos últimos anos.

2022 – Fluminense

2019, 2020 e 2021 - Flamengo

2018 – Botafogo

2017 – Flamengo

2016 – Vasco

Técnico vencedor da competição mais vezes

O recorde de títulos do Campeonato Carioca vai para Flávio Costa, que conquistou a taça por nove vezes. No comando do Flamengo ele venceu em 1939, 1942, 1943, 1944 e 1963 e pelo Vasco da Gama (1947, 1949, 1950 e 1952). Logo na sequência, temos Joel Santana, com sete conquistas. São duas pelo Vasco (1992 e 1993), uma pelo Fluminense (1995), duas pelo Flamengo (1996 e 2008) e duas pelo Botafogo (1997 e 2010).

Baixe o app da Claro tv+

Aproveite o melhor do esporte com muitos conteúdos ao vivo, dentro e fora de casa. Campeonatos de futebol, basquete, tênis e muito mais. Seus canais de esporte favoritos estão na Claro tv+, junto com séries e lançamentos do cinema, para você assistir onde e quando quiser.

Você pode se interessar